Duvida de como criar filhotes de periquitos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
drizinha
Mensagens: 3
Registado: segunda jun 03, 2002 8:48 pm

quarta jun 05, 2002 4:26 pm

Olá ,

Meu nome é Adriana , moro em campinas , e gostaria muito que alguem pudesse me ajudar ...
Bom , a muito tempo tento criar periquito , mas confesso que não sei o que eu faço de errado , vou explicar :

Algumas pessoas que eu já me informei diz que qdo a femea esta com os filhotes que eu tenho que tirar os filhotes e limpa-los todos os dias , é verdade isso ?
bom o que acontece é que qdo faço isso a femea sempre acaba abandonando o ninho pois acredito eu , que ela se sente ameaçada , estou certa?
O que eu fico chateada é que as vezes nasce 4 filhotes e qdo eles estão ficando bonito , por eu tirar eles para limpar ... , a femea deixa de alimenta-los , ai morre um de cada vez ...
Na ultima tentativa nasceram 4 , eu sempre olhava para ver se estavam bem , um dia qdo fui olhar percebi que tinha um embaixo da femea numa posição estranha , acabei abrindo o ninho para ver, ele tava morto e grudado no ninho , por causa da propria "sujeirinhas" deles , a femea deitava em cima dele para aquecer , e ele acabou ficando grudando e por isso morreu ...
Depois disso comecei a limpar o ninho dia sim e não ... ai a femea parou de alimentar os filhotes e morreu um por um ...
Não sei o que fazer ... o viveiro é gaiola grande ... tem espaço para eles ...
Agora estou com três casais ... e uma já deu sinal que vai começar a botar os ovinhos , não quero perder os filhotes qdo nascerem , por isso peço a ajuda de alguem ... o que eu faço ?
como devo proceder se o ninho estiver sujo?
o que devo dar para ela comer , para que as fezes dos filhotes não sejam tão liquidas ? (acredito eu por isso o ninho acaba ficando mais sujinho e umido )
devo realmente mexer no ninho para limpa-lo?

enfim gostaria muito que alguem me orienta-se para que não ocorra o que já ocorreu ...

agradeço muito a atenção,
e aguardo um retorno o mais breve ...

Adriana :?:
Avilandia
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Aves - Mandarins, Exóticos africanos, Agapornis roseicollies
Contacto:

quinta jun 06, 2002 3:26 pm

Bem, vamos por partes, se até aqui tem limpo as crias (nunca tinha ouvido falar disso senão em periquitos ingleses...) e a mãe os abandona talvez deixar de mexer seja o mais logico!!
Segundo, mesmo que morra uma cria (o que é normal pela diferença de idades e tamanho qdo não se acertam os ovos...) será melhor que se safem as outras do que morrerem todas!

Sugestão:
Conforme a fêmea vai pondo os ovos substituia-os por ovos de plastico que encontra em qq loja de animais, quando ela puser o ultimo volte a colocar os ovos verdadeiros, assim as crias nascem todas as mesmo tempo e melhora as hipoteses. Depois não interfira e deixa as crias serem criadas, se a femea for boa mae nao terá problemas, podemos verificar o ninho sem medo MAS EVITAMOS MEXER NAS CRIAS e LIMPAR o ninho.
Uma boa papa de criação tb ajudava a fêmea!

Boa sorte!

Ricardo M.
drizinha
Mensagens: 3
Registado: segunda jun 03, 2002 8:48 pm

quinta jun 06, 2002 7:10 pm

olá ,

Agradeço a sugestão , vou tentar fazer o que vc falou ...
se tiver sucesso prometo que escrevo para vc dizendo ok!?

[]´s

Adriana
everblue
Membro Veterano
Mensagens: 523
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães Catarina e Jack; Gatos Loki, Ema e Lara; Peixes

quinta jun 13, 2002 4:25 pm

Olá!
Espero que por esta altura já tenha periquitos e que estejam muito saudáveis.
Eu também crio periquitos, mas não costumo mexer-lhes, pelo menos enquanto são muito pequenos. Já aconteceu por duas ou três vezes ter que lhes limpar as patinhas porque estavam com verdadeiros montes de porcaria agarrada e eles nem se conseguiam manter de pé, mas já eram bem crescidos e tirei um por um, acho que a fêmea nem deu pela diferença, porque já não passava muito tempo no ninho com eles.
Tente não lhes mexer, a não ser que seja mesmo necessário. As periquitas são normalmente boas mães e dão conta do recado.
Também nunca substitui os ovos por ovos de plástico, as crias nascem de dois em dois dias e até agora nunca morreu nenhum, e as ninhadas são quase sempre de 4 ou 5 aves.
As papas para criação que se vendem nas lojas de animais são uma grande ajuda, assim como manter água sempre limpa e comedouros cheios.
Li em qualquer lado que há criadores que lhes dão sementes húmidas. Isto é, deixam-nas de molho durante a noite e dão de manhã, por exemplo. Estas sementes começam a germinar, o que permite aos pássaros comerem a semente e a própria planta que desponta... experimentei fazer isso porque me pareceram lógicos os benefícios, mas os meus pássaros nem ligaram muito a essa comida, portanto não cheguei a saber se era bom ou mau...

Boa sorte!
<p>Elsa Oliveira
Gatos Loki, Ema e Lara
Cães Catarina e Jack
Saudades do Ticker, do Kami e da Leya...</p>
drizinha
Mensagens: 3
Registado: segunda jun 03, 2002 8:48 pm

segunda jul 08, 2002 2:11 pm

Olá Elsa ,

Tudo bem com vc?

Agradeço a sua dica , no momento tenho duas femeas no ninho , estou muito feliz com isso e um pouco na duvida , como as outras vezes foram frustrantes , prefiro não armar muitas espectativas para não sofrer a mesma decepção .
Vou seguir direitinho as dicas que recebi aqui e quem sabe dessa vez tenho sorte .

Se der tudo certo , te escrevo contando , Ok?!

mais uma vez agradeço a sua atenção,

Adriana :D
Responder

Voltar para “Aves”