lmgcardoso Escreveu:
O mito criado aqui no forum de que as sementes de girassol fazem mal, que é como veneno para o pobre animal, todos até à data não foram fundamentados.
Esta coisa da semente de girassol, assim de repente, fez-me lembrar o problema das salmonelas.
Tal como hoje as salmonelas são as culpadas de quase todos os males das aves, as sementes de girassol têm estado a ser diabolizadas e retiradas completamente da alimentação de papagaios e outras aves, tudo em prol de uma alimentação dita equilibrada (vá-se lá perceber onde está o equilibrio)
É verdade que a semente de girassol é uma semente gorda, mas... onde é que está mesmo o mal disso ?
Será a semente de girassol composta únicamente por gordura ?
Será que alguém dá unicamente semente de girassol ?
Pessoalmente, sou adepto de dar pouco girassol, mas pouco, não significa, nenhum.
Em detrimento do girassol, prefiro o cártamo, que sendo uma semente mais gorda que o girassol, não é tão apetecivel e por isso, não tão consumida.
Seja como for, o importante é o equilibrio, e a semente de girassol, faz parte desse equilibrio, especialmente, se estamos a falar de papagaios.
Quando criei Forpus, eliminei quase por completo o girassol da sua dieta. Mas forpus são forpus e papagaios são papagaios.
Quanto aos alimentos que hoje existem no mercado, como é o caso dos extrusionados:
Sem dúvida são uma excelente opção, muito especialmente, para quem tem um papagaio como animal de estimação.
Para quem cria papagaios, aí a história é outra. E se alguém que crie aves e se preocupe verdadeiramente com a questão da alimentação, faça a experiência e depois perceberá onde estão as falhas.
Uma alimentação à base de semente se devidamente equilibrada, trás, na minha opinião, ainda outra mais valia.
Um papagaio que se alimente a sementes, vai comendo diversas vezes durante o dia e enquanto come, está distraido, brinca muitas vezes com as cascas, no fundo, está entretido.
Um papagaio que se alimente unicamente de ração, come, encheu a barriga e passa o resto do dia a... "inventar"
Sinceramente, esta questão das semente versus ração, é quase sempre uma discussão inócua e pouco conclusiva.... há opiniões e opiniões.
Pessoalmente não tenho qualquer dúvida, uma mistura de sementes equilibrada é sempre mais vantajosa do que qualquer outro tipo de alimentação.
E para quem acha que os extrusionados são bons porque são caros, é bom saibam que uma boa mistura de sementes é tão ou mais cara do que a melhor ração no mercado