Caro Galendil:
Pelo que percebi, os seus mandarins estão prestes a "emancipar-se", certo?
O comportamento do pequeno mandarim que fala, embora possa ser normal (como o é em muitos casos) não deixa de levantar algumas preocupações. Disse que os esteve a "espiar" e que o seu comportamento era normal e que era o que mais comida pedia aos pais. Reparou, por acaso, se ele já se alimenta sozinho? É que esse tipo de comportamentos (postura) costuma surgir quando os pais começam a reduzir a quantidade de comida que dão às crias, preparando-se para deixar de as alimentar. Muitas vezes, as crias não aprenderam a comer e o único sustento é o que os pais lhe continuam a fornecer. Apesar de parecerem bem fisicamente carecem de alimento, já que não podemos esquecer que estão em crescimento e se preparam para a primeira muda de penas, o que exige grandes perdas de energia.
Certifique-se de que espalha comida no fundo da gaiola/viveiro para que as pequenas crias as possam encontrar facilmente e assim aprenderem a comer por si mesmas.
No início da criação de mandarins tive casos semelhantes a estes, com aves que acabaram por morrer. Na maioria das vezes não conseguiam descascar as sementes, apesar de as apanharem. Para ultrapassar essa situação passei a "esmagar" algumas sementes e a colocá-las em pequenos recipientes no fundo da gaiola. Como estavam esmagadas torva-se mais fácil para as aves retirar a "casca", até aprenderem completamente a descascar as sementes. A partir de então nunca mais perdi uma cria devido a esta situação.
Espero ter ajudado
Piscas
