Canários não se entendem

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
JoaoPedroMartins
Membro
Registado: segunda abr 10, 2006 3:33 pm
Localização: Coelha, canários, pardal de Java, tartaruga, peixes de água fria e de água quente...

terça mar 02, 2010 10:21 am

Bom dia a todos,
Possuo um casal de canários já há algum tempo mas sempre estiveram separados pois não se entendiam um com o outro e brigavam, chegando mesmo a atirarem-se um ao outro!!
No mes passado decidi junta-los e coloquei tambem um ninho no qual a femea meteu 2 ovos e depois os comeu, porque sera??
Neste momento continuam juntos, mas de vez em quando há uns pequenos desentendimentos, mas nada se compara ao que faziam antes!!

Que se passa com os meus canários? Será que nunca se irão entender? Porque é que a femea come os ovos?

Quem souber o que se passa, me diga por favor...

Cumprimentos,
João Martins
Eman33
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári

terça mar 02, 2010 12:15 pm

Boas,

A canária comer os ovos não é normal pode indicar a falta de calcio.

Eles não se entenderem penso ser mais ou menos normal, tenho um casal e eles não se dão lá muito bem também (ainda na criaram), mas vi na net outro dia um rapaz a dizer que tinha 7 fêmeas e 4 machos! Perguntei-lhe porque, ele respondeu que os machos só serviam para dar os genes...
Portanto deduzo que não haja grande amor entre os canários, até porque ao contrário de grande parte das outras aves os canários são separados durante os meses frios de inverno...

Cps
werewolf
Membro Veterano
Registado: terça ago 11, 2009 10:30 am

terça mar 02, 2010 12:16 pm

podem ser 2 fêmeas... ja pensaste nisso??
cumprimentos werewolf_

visitem o meu blog: www.fariaaves.blogspot.com
JoaoPedroMartins
Membro
Localização: Coelha, canários, pardal de Java, tartaruga, peixes de água fria e de água quente...

terça mar 02, 2010 1:55 pm

Boa tarde,
Desde mais obrigado pelas respotas.

Membro Eman33, eles comem papa amarela, alpista para canarios, grit e uma papa colorida!! O que me falta mais?

Membro werewolf, eu penso que é mesmo casal, um deles e femea porque ja pos ovos e outro que eu digo que é macho, foi me vendido como macho mesmo, mostraram me as diferenças e tudo, e ele cantava muito bem. Por isso, penso ter um casal. Espero n tar enganado.

Cumprimentos[/b]
werewolf
Membro Veterano
Registado: terça ago 11, 2009 10:30 am

terça mar 02, 2010 2:08 pm

entao é um casal,

faça assim: logo que a femea puser ovos, separe-a do macho e deixe-a chocar e criar os ovos e as crias sozinha.

depois logo verá os resultados.
cumprimentos werewolf_

visitem o meu blog: www.fariaaves.blogspot.com
JoaoPedroMartins
Membro

terça mar 02, 2010 2:14 pm

Membro werewolf, eu nunca os vi acasalar, nem sei ela o deixa ou ele quer, porque nao se entendem la muito bem, por isso os ovos que ela for pondo, nao vai nascer nada!!

Ja começei a dar lhes aquelas vitaminas para ajudar na reproduçao!!

Cumprimentos
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

terça mar 02, 2010 3:26 pm

Que tal separar esse casal e tentar trocar a fêmea ou o macho por outro a ver se já se entendem?
Os canários são separados por uma questão de canto, pois os machos sozinhos cantam muito mais do que quando estão com as fêmeas (na natureza o "engate" tem como chave o canto e os machos têm de atrair as femeas entre outras coisas pelo canto)
Se estiverem juntos numa gaiola os dois, o macho não precisa cantar tanto, ela está ali ao lado, canta para a atrair mas é muito menos do que se estiverem separados.
Já tive das duas formas e criam igual, se estiverem separados o inverno ou não.
Se o macho não galar a fêmea de nada serve ela meter ovos, por isso o que eu faria era, retirava o ninho, separava-os com uma grade apenas de forma a que se vejam e esperava uma semana e ia observando a ver quando eles começam a dança da criação, e aí então, retirava a grade separadora e uns 3 dias depois recolocava o ninho. Não digo que dês vitamina Ad3E porque já estás a dar, continua.
Boa sorte
JoaoPedroMartins
Membro

terça mar 02, 2010 3:30 pm

Ola membro JoaoeJoca, eles estavam separados por uma dessas grades que fala desde Outubro, mas agora ha dias decidi tirar essa rede...mas nunca cheguei a ver a "dança do engate"! Ele nao canta para ela, nem costumam tar muitos juntos, nem os vi acasalar!!

Cumprimentos.
Eman33
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári

terça mar 02, 2010 4:32 pm

Olha osso de choco pode ser algo que falte, embora o grit tb ajude.
De-lhe as vitaminas e espere mais uns tempos, pode ser que eles se entendam, pois ainda na estamos na altura de pique da criação... Ainda na faz calor suficiente, digo eu, para as aves despertarem...

Já agora para quem percebe disto: á uns tempos ouvi dizer que os canários quando estão com as fêmeas não cantam, o meu por outro lado nunca o ouvi cantar tanto e tão bem( tá-se a esmerar), será que eles na estão encasalados por causa disso?
Já lhes dei fertivit, mas eles nem o ninho querem fazer, quanto mais ter bebés...
JoaoPedroMartins
Membro

terça mar 02, 2010 4:53 pm

Pois, o meu desde que a femea chegou nunca mais cantou, mesmo tanto separados...no que toca ao ninho ela ja começou a fazer o ninho...mas nao sei se eles ja acasalaram se nao...

Cumprimentos
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

terça mar 02, 2010 7:24 pm

Existem outras hipóteses, até mesmo serem duas fêmeas, já tive uma que cantava tanto ou mais que os machos mas era fêmea, teve várias crias e o outro é que era o macho de certeza, o espigão era enorme e era ela quem chocava os ovos.
O que eu faria era mesmo trocar o casal, não tens mais canários que possas trocar os casais? Esse casal parece não se querer entender...
Claro que se tornares a separar sem se verem, aumentares um pouco a dose das vitaminas Ad3E e daqui a duas semanas tornares a juntar, a vontade de criar vai ser maior que essa antipatia, mas o ideal era que conseguisses mudar o casal.
Também deves ver onde tens a gaiola, porque se apanharem frio, não querem criar. Ainda está muito frio, mais que o habitual para a época.
Dá-lhes serralhas todos os dias, pouco por dia mas todos os dias, vais ver que os estimula bastante também.
Responder

Voltar para “Aves”