Papagaio nao acostuma com ração

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
fabiosoares
Registado: terça mar 02, 2010 4:47 pm

terça mar 02, 2010 4:55 pm

Olá,

Li em vários lugares que é recomendado alimentar os papagios com ração balanceada, então comprei um pacote para o meu papagaio.

No entanto ele não se acostuma com a ração, não é aquela de sementes selecionadas, é aquela parecida com ração de cachorro, são grãos preparados com tudo que o papagaio precisa.

Já faz um mês e até agora ele nem deu bola pra ração, qd coloco perto do bico dele, ele pega e solta, ja amassei e tentei dar tb, nada.... junto com alguma fruta e não funciona.

Tentei deixar ele com fome durante o dia todo e nada dele se interessar pela ração. No final acabo ficando com dó e coloco girassol na gaiola.

Ele tem uns 10 anos e sempre comeu girassol e frutas diversas. Será q é tarde demais pra fazer ele se acostumar com a ração?
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

terça mar 02, 2010 6:53 pm

Nunca é tarde demais para mudar para uma alimentação correcta. Claro que quanto mais velho o papagaio, mais "manhoso" ele é e mais dificil ele torna esta alteração, porque não queremos deixar o papagaio sem comer o dia todo, nem causar-lhe algum problema de subnutrição.
Deve colocar comida diariamente e pela manhã, da seguinte forma, colocar meia dúzia de pedaços de ração numa taça separada da mistura de sementes e colocar um pouco menos de sementes do que aquelas que ele comerá durante todo o dia. Ao final do dia, ele já comeu todas as sementes e está com apetite novamente, é hora de tentar ir dando a ração, partindo-a em pedaços e tentar dar pela mão, fingindo que também está a comer (eles gostam de espalhafato, humm, que bom,etc).
Antes de ir dormir, dê a restante dose diária de sementes pela mão, tentando intervalar com pedacinhos de ração.
Vá repetindo este processo dia após dia, até que ele comece a comer uns pedacinhos de ração, no inicio pode até "barrar" um pedacinho de ração com algo que ele goste (esfregar em queijo, molhar em óleo de palma, etc) e dar-lhe pela mão.
Quando ele começar a comer a ração, por pouca que seja, comece a reduzir a quantidade de sementes que coloca à disposição, até que se tornem apenas petiscos que vai dando ocasionalmente(pela mão) quando está em casa, em troca de algum comportamento que lhe agrade ou como mimo quando passa pela gaiola.
Mentalize-se que este processo pode demorar desde 3 dias a 3 meses, mas se ao fim de 3 meses conseguir que ele passe a ter como base da alimentação a ração, seguramente valeu o esforço, ele viverá os seguintes anos mais saudável.
Nesta fase de troca das sementes por ração, deve colocar mais fruta e mais verduras à disposição dele, para que ele compense as sementes que não come.
Uma alimentação baseada em girassol, é uma alimentação baseada em óleo, como de certeza percebe, isso para o fígado, coração e circulação sanguínea é péssimo.
Corte o mais possível nas sementes, esforce-se para que ele coma a ração, e aumente a quantidade de frutas e verduras nesta fase, para que se ele não comer a ração, não passe fome. Um bocadinho, tem de ter, para aceitar trocar chocolates por sopa...
Faça esta troca com muita calma e persistência, demore o tempo que for necessário, quanto mais tempo demorar, melhor para o organismo do papagaio, que está habituado a assimilar uma coisa e agora vai ter muito mais para assimilar.
Controle a taça da ração, para ver se ele come ou não.
Boa sorte, qualquer duvida que surja, coloque, espero ter sido explicito nesta explicação.

www.papagaiosinteligentes.com
tang
Membro Veterano
Registado: sexta mar 28, 2003 1:37 pm
Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois

quarta mar 03, 2010 12:33 am

eu tenho varios papagaios e araras. Alguns comem ração mas os meus cinzentos recusam-se a comer de qq maneira. Experimentei uma marca americana que se chama Pretty bird. E então não é que os cinzentos comem essa marca
Joaoejoca
Membro Veterano

quarta mar 03, 2010 12:07 pm

é verdade, tenho um amigo que também tem um conzento que só começou a comer ração com essa da pretty bird, hoje em dia come-as todas mas no inicio teve de usar essa... E essa continua a ser a favorita dele.
Tente comprar desta ração, talvez seja por aí...
fabiosoares

quarta mar 03, 2010 2:41 pm

acho q vai ser um pouco dificil achar essa ração por aqui onde moro viu, mas vou dar uma procurada.

obrigado pelas dicas!!!
Joaoejoca
Membro Veterano

quarta mar 03, 2010 11:40 pm

Tente comprar através da net, sempre se encontra alguma empresa que faz entregas com menos custos...
Boa sorte
tang
Membro Veterano
Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois

quinta mar 04, 2010 12:53 am

Pois essa ração é dificil de encontrar mas eu costumo comprar atravez de uma loja espanhola que envia em contrareenbolso.Ja comprei varias vezes e qd encontrei a pretty bird a venda aqui era mais caro e eles nao combram despesas em compras acima dos 50 euros. A Loja chama-se Loro tienda.
Aqui vai o link
www.lorotienda.com
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quinta mar 04, 2010 12:41 pm

Por acaso creio que o limite para não pagar portes é actualmente de 100 Euros, mas nada como ver no site ;)
Eu, por acaso, também acho que o meu papagaio não vai muito à bola com a ração que lhe comprei da Psittacus. O que ainda come melhor, mas ainda assim escolhe só os grãos de algumas cores, é uma da Zuprem.
Por isso acho que vou experimentar encomendar uns 2 saquitos dessa ração a ver o que ele acha (não posso pedir mais sem saber se ele gosta que ainda tenho lá muita da Psittacus ;)).
tang
Membro Veterano

sexta mar 05, 2010 1:29 am

eu esta semana recebi uma encomenda deles e paguei uns 60 e tal euros e nao paguei portes. So paguei mais 5 euros por ser contrareembolso
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta mar 05, 2010 8:04 am

tang Escreveu:eu esta semana recebi uma encomenda deles e paguei uns 60 e tal euros e nao paguei portes. So paguei mais 5 euros por ser contrareembolso
tem razao, estive a ver o site e agora sao 50 euros. Mas aqui há uns 2 meses fiz lá duas encomendas, inclusive a gaiola do meu papagaio, e na altura o minimo eram 100 euros. Tenho a certeza porqu na segunda encomenda queriam cobrar-me portes e eu tive de refilar e enviei um print do que dizia no site.
Mas agora efectivamente diz:
Gastos de envío

- Los gastos de envío para Península y Baleares son GRATUITOS para pedidos superiores a 50 € (IVA no incluido).
Para pedidos de inferior cuantía se cobrarán 5.95 € en concepto de gastos de manipulación, embalaje y envío:
jmv33
Membro
Registado: domingo jan 17, 2010 3:04 am
Localização: Papagaio cinzento africano, Betta, Peixes vermelhos

sexta mar 05, 2010 11:22 pm

Como o assunto é identico, penso que a minha dúvida pode ser esclarecida aqui neste tópico.

O meu papagaio cinzento tem 4 meses e desde que chegou sempre se alimentou com a ração para base e de vez em quando a mistura de sementes e a fruta e legumes diários. Sempre comeu bem a ração, mas agora acabou e tive de comprar outro saco mas já não havia da mesma (era uma com granulos pequenos, normalmente para caturra) por isso comprei da mesma marca mas é indicada para papagaios especialmente, pelo que o granulado é maior. Pelos vistos a composição é a mesma, apenas a antiga era aconselhada pelo criador por ser mais pequena para não haver tanto desperdicio.

O problema é que agora ele nem toca na nova ração. Cheguei a casa e a minha mãe já a tinha colocado, e como ele nem lhe tocou, tirei e misturei com sementes, para ficar mais ao menos 50% de cada. Mas o "gajo" comeu as sementes todas e agora nada, e também não o quero pôr a passar fome até ao desespero de comer finalmente o granulado.

Devo seguir os conselhos do JoaoeJoca ou existe algo em especial que deva fazer?
jmv33
Membro
Registado: domingo jan 17, 2010 3:04 am
Localização: Papagaio cinzento africano, Betta, Peixes vermelhos

sábado mar 06, 2010 11:18 pm

Já consegui, tive de fazer um pouco de sumo de maça e humedecer o granulado com o tal sumo e agora devora aquilo. Amanhã já vou por sem o sumo e vamos lá ver como se porta.
fabiosoares

quarta mar 17, 2010 2:42 pm

bom, eu tentei procurar a pretty bird aqui no brasil e não achei.

em um petshop online eu encontrei as seguintes marcas:
alcon
zooteckna
nutral bird
megazoo
trill
tori
nutrópica (a q eu comprei e meu papagaio nao comeu)

alguém conhece e pode me dizer a mais indicada?

obrigado!!
joaopicarra
Registado: domingo mar 14, 2010 10:53 am

quinta mar 18, 2010 10:14 am

A Harrison power threats é a que costuma funcionar melhor para os papagaios cinzentos que comiam sementes. Depois vem sem duvida a pretty bird e às vezes a zupreem.
Das marcas que referes não conheço nenhuma, mas pede a que seja mais oleosa (tenha mais óleo de palma).
A psittuacus tinha uma linha com mais óleo (chama-se ómega, acho) que é indicada para os que comem sementes.
A harrison pode tambem encomendar-se da internet mas deve ficar caro...

Sigam os conselhos do joaoejoca e nao deixem que eles se habituem as sementes, dá um pouco de trabalho mas sem duvida que vale a pena. Pode demorar mais ou menos tempo mas no final eles comem as sementes. O importante é manter a calma sempre e demore o que demorar, vai la.
tang
Membro Veterano

sexta mar 19, 2010 1:44 am

em relação ao oleo de palma sempre se pode comprar no supermercado. Eu adiciono um pouco de oleo de palma á comida dos meus cinzentos e ás araras
Responder

Voltar para “Aves”