sábado mar 20, 2010 11:45 pm
Atenção como conserva os ovos enquanto espera pela postura dos outros. Não se esqueça que tem de os rodar diariamente para os embriões não se colarem à casca e depois morrerem.
Deve deixar o macho com a fêmea e quando ela começar a querer ser galada novamente, aí por volta dos 15 dias das crias nascidas, pode colocar outro ninho e controlar quando a fêmea o começa a inspeccionar, coloque algumas palhas dentro desse ninho e tem de controlar para que a fêmea não construa em cima das crias, mas sim no novo ninho. Dessa forma, a fêmea constrói novo ninho e o macho acaba de criar as crias da primeira postura.
Não deixa é que lhes falte a abundância de alimento assim como a variedade, frutas, verduras, etc.
Há quem diga que não se devem deixar fazer mais de 3 posturas, na minha opinião, deve-se deixar que a natureza decida o que é melhor, pois tive vários casais e deixava fazerem as posturas que queriam, umas vezes faziam 5, outras vezes 4, mas as canárias faziam o que queriam e paravam quando achavam que deviam parar. Como tinha condições especiais (em questões de temperatura...) começavam a criar em janeiro e por vezes paravam em abril... outras vezes começavam só em fevereiro e acabavam em julho...
Importante é que tenham muita e boa comida, para que não lhes falte por darem às crias, muito menos faltar às crias que podem não se desenvolver como precisam para serem aves de bom porte e saudáveis.
Boas criações