A minha caturra meteu um ovo, o que faço agora?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

quinta abr 22, 2010 1:43 pm

Esta manhã fui dar com um ovo partido na gaiola da caturra, ela tem cerca de 4 anos e esta foi a primeira vez que meteu um ovo, está sozinha na gaiola, nunca esteve junta com um macho nem nunca mostrou sinais de querer chocar, o que faço agora? É normal isto acontecer?
IGSG
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 1:18 pm

quinta abr 22, 2010 8:10 pm

Boa noite,
Isso é relativamente normal acontecer.
As aves adultos(que é o caso da sua) entram no cio e mesmo não tendo parceiro podem colocar ovos em qualquer sitio, obviamente não são galados e a fêmea pode nem querer saber deles para nada.
Caso queira fazer reprodução, adquira um macho(adulto), junte-os, deixe-os habituarem-se um ao outro(podem não se dar, e aí terá que adquirir outro macho). Passado o periodo de habituação, coloque-lhes um ninho próprio para caturras e depois é deixar a natureza trabalhar! :)
Tenha em atenção as dimensões da gaiola e ninho!
Caso não queira fazer reprodução, então não terá mais nada a fazer... sempre que aparecer um ovo retire-o... não vale a pena mantê-lo lá.
Boa sorte
PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

quinta abr 22, 2010 10:25 pm

Pois, eu não pretendo de todo fazer criação, o que precisava mesmo de saber era se esta situação era normal, pensei que as pássaras não metessem ovos a não ser que estivessem acompanhadas por um macho na gaiola ou se fossem galadas. Assim fico mais descansado. Esta postura é normal demorar quanto tempo?
IGSG
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 1:18 pm

sexta abr 23, 2010 11:16 am

Bom dia,
A postura das fêmeas em casal é de 4 a 6 ovos feita em dias alternados(portanto entre 8 a 12 dias, mais ou menos).
No caso da sua, como está sozinha, pode ter apenas gerado o ovo devido ao cio, pode pôr mais ou pode apenas pôr um... O mais provavel é que coloque apenas um e meia volta(lá de longe em longe) pode pôr um. Mas não é certo...
Boa sorte
Responder

Voltar para “Aves”