Construir Viveiro Exterior

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
LuisaSerrano
Registado: quarta jan 21, 2009 2:38 pm

quarta mai 05, 2010 9:12 am

Bom dia a todos, em primeiro lugar, chamo-me Rui Praxedes, apesar do username, ja que a minha mulher está registada aproveitei.
Eu pretendo construir um grande viveiro de exterior, concretizando um sonho antigo.
Tenho muitas duvidas, quer sobre as especies compativeis, quer sobre a construção do mesmo.
Em relação á construção, estava a pensar colocar um abrigo comum a todos, possivelmente com aquecimento (lampada de aquecimento + termo estato), penso que será possivel. Na época de acasalamento, então coloco ninhos no exterior, e sempre em numero superior ao numero de casais, (duvida, tirando os ninhos depois da reprodução, eles voltam a recolher no abrigo comum????)
Em relação às especies, eu gostaria de ter, mandarins, pardais de java, diamante de gold, e bicos de lacre, gostaria de saber da compatibilidade das mesmas...
De referir, que o objectivo é ter um viveiro bonito, e que consiga "simular" o mais possivel o habitat das minhas aves, vou colocar arvores no interior, assim como diversas plantas, o objectivo é embelezar e nao economico.

Muito obrigado

Rui Praxedes
jmdcl
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 8:24 am

quarta mai 05, 2010 10:33 am

bom dia, tenho um viveiro exterior, embora no meu caso ja vinha construido, mas tem muito espaço para varios casais.
quanto as especies, posso dizer q em relacao a mim, tenho diamantes mandarins, bengalins, canarios, canarios yorkshire, diamantes goulds, bicos de lacre e rolas diamantes, sendo q com excepcao dos gouls e bicos de lacre todos os outros ja fizeram ninhos, e tenho filhotes, vivendo em harmonia.
Quanto aos pardais de java, quer aqui no forum quer em pessoas de confianca dizeram-me q nao sao boa ideia juntar
LuisaSerrano

quarta mai 05, 2010 10:43 am

jmdcl Escreveu:bom dia, tenho um viveiro exterior, embora no meu caso ja vinha construido, mas tem muito espa�o para varios casais.
quanto as especies, posso dizer q em relacao a mim, tenho diamantes mandarins, bengalins, canarios, canarios yorkshire, diamantes goulds, bicos de lacre e rolas diamantes, sendo q com excepcao dos gouls e bicos de lacre todos os outros ja fizeram ninhos, e tenho filhotes, vivendo em harmonia.
Quanto aos pardais de java, quer aqui no forum quer em pessoas de confianca dizeram-me q nao sao boa ideia juntar
eu tenho lido, que os pardais de java, são sociaveis, mas ok, obrigado pelo conselho, vou tê-lo em conta quando povoar o viveiro.
quanto aos diamantes de gould, não fazem criacao por algm motivo em especial??? ou ainda nao calhou, sao os meus preferidos.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta mai 05, 2010 11:03 am

Olá,
Em relação aos Diamante Gould, penso que o problema em viveiro exterior será o facto de que estas aves são de outro hemisfério e, consequentemente, a época de criação deles coincide com o nosso Outono/inverno. Percebe-se por isso porque não criam facilmente em viveiro exterior no nosso país. Além do mais, para criar estas aves e realmente ter algum sucesso, é frequente recorrer-se a ‘amas’ usando para o efeito Bengalins. Daí que um ambiente controlado, interior e com possibilidade de controlo de luz e temperatura seja o mail indicado para criar Goulds, e não os viveiros exteriores ;)
LuisaSerrano

quarta mai 05, 2010 11:09 am

PauloC1 Escreveu:Ol�,
Em rela��o aos Diamante Gould, penso que o problema em viveiro exterior ser� o facto de que estas aves s�o de outro hemisf�rio e, consequentemente, a �poca de cria��o deles coincide com o nosso Outono/inverno. Percebe-se por isso porque n�o criam facilmente em viveiro exterior no nosso pa�s. Al�m do mais, para criar estas aves e realmente ter algum sucesso, � frequente recorrer-se a �amas� usando para o efeito Bengalins. Da� que um ambiente controlado, interior e com possibilidade de controlo de luz e temperatura seja o mail indicado para criar Goulds, e n�o os viveiros exteriores ;)
e eles, nao se acostumam a acasalar durante o nosso verão????
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta mai 05, 2010 11:29 am

LuisaSerrano Escreveu:
PauloC1 Escreveu:Ol�,
Em rela��o aos Diamante Gould, penso que o problema em viveiro exterior ser� o facto de que estas aves s�o de outro hemisf�rio e, consequentemente, a �poca de cria��o deles coincide com o nosso Outono/inverno. Percebe-se por isso porque n�o criam facilmente em viveiro exterior no nosso pa�s. Al�m do mais, para criar estas aves e realmente ter algum sucesso, � frequente recorrer-se a �amas� usando para o efeito Bengalins. Da� que um ambiente controlado, interior e com possibilidade de controlo de luz e temperatura seja o mail indicado para criar Goulds, e n�o os viveiros exteriores ;)
e eles, nao se acostumam a acasalar durante o nosso verão????
Pelos motivos acima expostos, essa não será uma situação normal, visto que o relógio biológico daqueles animais ainda continua a considerar que a Primavera deles começa quando em Portugal se inicia o Outono.]
Eu crio canários de Moçambique, que vêm de um hemisfério equivalente, e a época de eles criarem inicia-se por volta de Outubro e termina em Fevereiro do ano seguinte. Para o efeito, tenho de mantê-los durante o nosso Outono e Inverno num ambiente controlado com cerca de 12 a 14 horas de Luz diárias e aquecimento na ordem dos vinte e poucos graus. Com os Gould, quem quiser criar mesmo, terá de fazer algo semelhante.
jmdcl
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 8:24 am

quarta mai 05, 2010 2:50 pm

pois, ja ouvi e a unica vez q eles fizeram uma postura foi mesmo no outono, embora agora por acaso exista um dos machos q anda atras das femeas, entre e saia dos ninhos, faça o ritual de querer galar.
quanto aos bicos de lacre, desconheco os indicios de estar a acasalar
Responder

Voltar para “Aves”