Saudações
Adquiri recentemente uma canária que passa imenso tempo a dormir, não acorda com nenhum barulho em torno da gaiola e mesmo quando estou a assobiar-lhe ela simplesmente "entufa" as penas e adormece...
Desde que a tenho que observo que passa pouco tempo acordada, embora nesse tempo seja um animal normal, pia, saltita e come como se não houvesse amanhã.
Uma vez que é muito jovem e está a passar por uma muda de penas será alguma forma de cansaço? É que em comparação com os outros canários que tenho (os quais dormitam algumas horas por dia) este canário dorme quase o dia todo.
Estarei a preocupar-me à toa?
Fêmea de canário sonolenta
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
- Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári
Não se está a preocupar a toa.
Penso que isso possa ser da muda da pena, que diz que ela está a fazer. Compre um "medicamento" próprio para ajudar as aves a passar essa fase... Pode ser que ela assim melhore.
Boa sorte
Penso que isso possa ser da muda da pena, que diz que ela está a fazer. Compre um "medicamento" próprio para ajudar as aves a passar essa fase... Pode ser que ela assim melhore.
Boa sorte
Essa não é de todo uma situação normal.
Tente perceber o que o animal tem e faça um tratamento em conformidade. Para já, e estando o animal certamente debilitado, dar-lhe um complexo multivitamínico pode ajudar, mas pode não resolver o problema de fundo.
Tente perceber o que o animal tem e faça um tratamento em conformidade. Para já, e estando o animal certamente debilitado, dar-lhe um complexo multivitamínico pode ajudar, mas pode não resolver o problema de fundo.
Atenção, quando digo que não é uma situação normal, é no sentido de responder à sua pergunta e dizer que sim, faz sentido que se preocupe. Infelizmente até é “Normal” que as aves jovens fiquem debilitadas durante a muda da pena, e algumas até morrem. Eu que o diga, que este ano na muda dos canários de Moçambique novos já me morreram dois ou 3 (mesmo com um batalhão de vitaminas e alimentação ‘reforçada’).
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta fev 24, 2006 10:45 pm
Obrigada pelas dicas! Vou comprar um complexo vitamínico e falar com o veterinário. Por enquanto já se vê penitas novas, parece mais um ouriço que um canário, no entanto o sono continua...ao menos a fome já está mais saciada, a pobrezinha não devia comer na loja onde a adquiri.
-
- Membro Júnior
Voltei hoje do veterinário com o diagnóstico pior que esperava ouvir.
A canária está mais activa, tem as penas com melhor aspecto mas a voracidade continua. Fui com ela à clinica e o veterinário disse-me que a devolvesse pois está extremamente doente e vai morrer. O diagnóstico foi a doença da faca, neste momento estou a dar a medicação prescrita e mesmo que morra...ao menos tentei.
Sou incapaz de a devolver...chamem-me idiota, o que quiserem...mas aqueles olhitos tristes merecem que eu tente pelo menos mais uma vez. Eu nunca desisto e sou muito persistente...espero que a Natureza ajude!
A canária está mais activa, tem as penas com melhor aspecto mas a voracidade continua. Fui com ela à clinica e o veterinário disse-me que a devolvesse pois está extremamente doente e vai morrer. O diagnóstico foi a doença da faca, neste momento estou a dar a medicação prescrita e mesmo que morra...ao menos tentei.
Sou incapaz de a devolver...chamem-me idiota, o que quiserem...mas aqueles olhitos tristes merecem que eu tente pelo menos mais uma vez. Eu nunca desisto e sou muito persistente...espero que a Natureza ajude!
-
- Registado: sexta jun 04, 2010 7:17 pm
Boa sorte com a canária. Entretanto pode ir à loja onde a comprou dar uns bons tabefes em quem lha vendeu.
-
- Membro Júnior
Obrigada! Tabefes é pouco...quer saber o que é mais ridiculo é que a loja tem um veterinário, ou faz de conta, como é possível as pessoas serem tão crueis!
Olá,
Se o veterinário diagnosticou 'doença da faca' aproveite para dar também uns "tabefes" ao veterinário, porque isso é doença que não existe. Tal como poderá constatar, se fizer uma pesquisa por aqui, o que se chama vulgarmente como 'doença da faca' não é mais do que uma má condição do animal que determina extrema magreza, fazendo sobressair os ossos do peito. Essa má condição pode ser provocada por um sem número de doenças e era QUAL dessas doenças o animal tem que interessava saber por forma a combatê-la eficazmente. Ir a um veterinário para vir de lá com um diagnóstico de "doença da faca" não vale a pena, para um tal 'diagnóstico' poderia ter ido perguntar à net ou a um qualquer criador da treta que ele dizia-lhe
Já agora, e por mera curiosidade, o que é que o veterinário receitou?
Se o veterinário diagnosticou 'doença da faca' aproveite para dar também uns "tabefes" ao veterinário, porque isso é doença que não existe. Tal como poderá constatar, se fizer uma pesquisa por aqui, o que se chama vulgarmente como 'doença da faca' não é mais do que uma má condição do animal que determina extrema magreza, fazendo sobressair os ossos do peito. Essa má condição pode ser provocada por um sem número de doenças e era QUAL dessas doenças o animal tem que interessava saber por forma a combatê-la eficazmente. Ir a um veterinário para vir de lá com um diagnóstico de "doença da faca" não vale a pena, para um tal 'diagnóstico' poderia ter ido perguntar à net ou a um qualquer criador da treta que ele dizia-lhe

Já agora, e por mera curiosidade, o que é que o veterinário receitou?
-
- Membro Veterano
- Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári
Boas,
Concordo Paulo.
E com 2 meses de doença, provavelmente já devia de ter morrido ou então melhorado. Com o suplemento ela não melhorou?
Sabe os veterinários pouco ou nada percebem de aves, salvo poucas excepções. É melhor perguntar a um criador do que a veterinários de cães e gatos!
Concordo Paulo.
E com 2 meses de doença, provavelmente já devia de ter morrido ou então melhorado. Com o suplemento ela não melhorou?
Sabe os veterinários pouco ou nada percebem de aves, salvo poucas excepções. É melhor perguntar a um criador do que a veterinários de cães e gatos!
-
- Membro Júnior
O facto de ela durar tanto tempo está a deixar-me muito intrigada, até mudou a pena...ora se um pássaro está a morrer de fome não me parece que mude de pena (se calhar é ignorância minha...). É esse facto que me levou a tentar o tratamento e ver no que dá.
Para já receitou-me 2 gotas de celestone duas vezes ao dia, e dois medicamentos para por na água: o lankestil e o florabactil. O tratamento será para 8 dias, depois o que faço? Espero que ela melhore senão vou ficar sem opções!
Ela tinha estado a melhorar lentamente, as penas ficaram mais bonitas, estava mais activa, saltitava e piava. Pensei que fosse apenas subnutrição...nos últimos 2 ou 3 dias comecei a notar que a canária tinha dificuldades em defecar, experimentei mudar a dieta colocando mais vegetais mas não valia a pena, pelo que decidi consultar o veterinário.
O tratamento que me deu seria para tratar o problema do emagrecimento mas apesar de eu salientar a questão da "prisão de ventre" o veterinário não me deu grande saída, disse que fazia tudo parte do mesmo problema.
Estou baralhada...nunca tive uma ave com este problema, já li todos os posts deste fórum e supostamente a minha canária já devia ter morrido
Para já receitou-me 2 gotas de celestone duas vezes ao dia, e dois medicamentos para por na água: o lankestil e o florabactil. O tratamento será para 8 dias, depois o que faço? Espero que ela melhore senão vou ficar sem opções!
Ela tinha estado a melhorar lentamente, as penas ficaram mais bonitas, estava mais activa, saltitava e piava. Pensei que fosse apenas subnutrição...nos últimos 2 ou 3 dias comecei a notar que a canária tinha dificuldades em defecar, experimentei mudar a dieta colocando mais vegetais mas não valia a pena, pelo que decidi consultar o veterinário.
O tratamento que me deu seria para tratar o problema do emagrecimento mas apesar de eu salientar a questão da "prisão de ventre" o veterinário não me deu grande saída, disse que fazia tudo parte do mesmo problema.
Estou baralhada...nunca tive uma ave com este problema, já li todos os posts deste fórum e supostamente a minha canária já devia ter morrido

-
- Membro Veterano
Ja viu se ela tem ácaros (piolho dos pássaros)? Causa os sintomas que descreveu! Geralmente tem as penas com uns pontinhos castanhos.
E pode se ter mantido todo este tempo com as vitaminas.
E pode se ter mantido todo este tempo com as vitaminas.
-
- Membro Júnior
Mesmo que ela tivesse ácaros era difícil de ver...a canária tinha a plumagem castanha. Infelizmente já não há nada que possa fazer, a canária morreu esta noite, resta-me agradecer a todos pela ajuda que me tentaram dar.