[Duvidas] Caturra

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
hfmg
Membro Júnior
Registado: terça jul 28, 2009 8:56 am

terça jun 15, 2010 10:15 am

Boas,

Daqui a uns dias vão-me dar uma caturra. :)

Já pesquisei sobre o assunto e penso que lhe vou conseguir dar as condições necessárias para ficar feliz.

Vou comprar uma gaiola de metal com (90 cm (altura) X 50cm(comprimento) X 40cm (largura), com 3 poleiros, 2 comedouros e 1 bedouro automático, é suficiente esta gaiola?

Pesquisei também que é necessário ter sempre grit à disposição para facilitar a digestão.

Vi em alguns sites que se deverá dar alimentos (frutas, legumes...) mas quais é que devo dar? é que nuns sites vi que se podia dar em outros já não. :roll:

Também vi que deverá por umas gotas na água de um produto para o stress? Qual o nome e qual a melhor marca?

e li que também se deverá borrifar com água, que elas adoram.

Foram estas as informações que consegui na net. Se me puderem ajudar em mais alguma coisa agradeço. :D

Cumps
Catih
Membro Veterano
Registado: terça mai 13, 2008 8:30 pm
Localização: Duas caturras, um bico-de-lacre e um coelhinho anão! :)

terça jun 15, 2010 12:31 pm

Olá, parabéns pela caturra, elas são umas queridas quando "amestradas", espero que tenha sorte com ela ;)
Pelo que diz, a gaiola parece excelente! E o grit SEMPRE à disposição, elas adoram e faz-lhes muito, muito bem :)
As minhas nao ligam nada às frutas, mas pode dar maçã (sem sementes), laranja (sem sementes e sem casca-muito ocasionalmente), morangos, banana, pêra, cenoura (ralada), couve, espinafres, pão integral duro. Uma vez por semana uma das frutas e outro dia um dos legumes, alternando semanalmente.
Aconselho dar-lhe osso de choco ou bloco mineral porque é um suplemento que só enriquece a saude da ave.
Nunca dar: abacate, chocolate, café, leite, chá, tomate, alimentos com sal, feijão, sementes de fruta (principalmente de maçã). :)
Sobre esse produto para o stresse nunca ouvi falar, por isso nao lhes ponho, mas elas sao aves muito susceptiveis a problemas cardiacos, por isso... nao sei... vamos esperar mais respostas :D
Sobre as borrifadelas, só no Verão e não é preciso se lhes puser uma banheira com água, elas adoram :D

Boa sorte e conte-nos depois as novidades!
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
Pensamento positivo :)
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Boa Sorte! :D
hfmg
Membro Júnior

sexta jun 18, 2010 9:32 am

Olá,

Obrigado pelos esclarecimentos. :)

Vou buscar a minha caturra amanha. Vai ser um macho e tem 1 aninho.

É necessário comprar algum desinfectante mesmo que a ave não tenha qualquer tipo de parasitas?

Já descobri o nome daquele produto que falava.

é o AVIZOON AMINOVIT L

"Bioestimulante completo. Suplemento alimentar que contém completa gama de vitaminas e aminoácidos essenciais, indispensáveis para um correto funcionamento do organismo

Informações Detalhadas:
A sua apresentação sob a forma líquida, tem a vantagem de anular os incovenientes provocados pela dificuldade de dispersão dos produtos pulverulentos na água de bebida. As vitaminas do Promotor L encontram-se solubilizadas, tal como os aminoácidos, que se apresentam na sua forma química (L) e em estado livre na sua quase totalidade, permitindo assim uma disponibilidade completa do produto, grande rapidez de assimilação e, por conseguinte, os resultados desejados são rapidamente alcançados.

Em virtude de sua composição, o Promotor L é considerado um Bioestimulante completo de indiscutível utilidade nas mais diversas situações de desiquilíbrio orgânico, verificada nas diferentes espécies de animais sujeitas a uma alimentação incompleta e desequilibrada.

Indicações:
1. Desiquilíbrios e deficiências nutritivas;
2. Muda de Pena, perda de canto;
3. Durante a postura;
4. Na prevenção das recaídas;
5. Fases consecutivas aos períodos de stress;
6. Nos estados de dapauperação e convalescença;
7. Para melhorar o rendimento e o índice de conversão.

Modo de utilização:
O produto deve ser preparado todos os dias. Deve-se utilizar 3 a 4gotas por litro d'água, durante 4 a 5 dias por mês."
Catih
Membro Veterano

domingo jun 20, 2010 12:24 pm

Ah, esse eu tenho e nao me lembrava que dava para isso, é verdade! Quando ele vier, dê-lhe esse que (como eu digo) é bom para quase tudo, porque quando ele vier 5. Fases consecutivas aos períodos de stress :) Mal nao faz ^-^

Boa sorte!
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
hfmg
Membro Júnior

terça jun 22, 2010 12:55 pm

Boas,

Tenho boas e más noticias... :) :(

Vou começar por as más...

A pessoa afinal tinha apenas 2 caturras (um casal) que viviam em um mau ambiente. As caturras ficavam todo o dia fechadas numa gaiola pequena ( +/- uns 40cmX40cmX30cm), toda suja das fezes deles e a água para beberem via-se que não era trocada há muito tempo pois estava completamente suja. :( :x e a zona onde estava a gaiol era completamente fechada sem janelas, ou seja eram mantidas completamente às escuras sem ver um bocadinho de sol. :x

O macho encontrava-se bem mas a fêmea tinha um género de um tumor na barriga pelo que quis trazer as duas para ver se a conseguia curar. Mas o impensável aconteceu, a fêmea não sobreviveu e no dia a seguir que a trouxe (domingo) de manha estava morta no fundo da gaiola. O trauma devia ser tanto que não aguentou a mudança. :cry:

Fiquei muito triste não estava à espera que tal acontecesse. :cry:

Fiquei só com o macho, mas é muito arisco e tem muito medo principalmente quando meto a mão dentro da gaiola para dar de comer ou trocar a água. Mas isso eu compreendo porque do trauma que veio é normal que esteja nervoso. Mas com o tempo vou tentar conquistar a confiança dele.

Este sabado é que vou buscar uma fêmea a um criador para fazer companhia ao macho porque sinto que ele se sente um pouco só. Porque quando estou perto da gaiola ele fica caladinho, limpa-se assobia para mim e eu para ele, mas quando saio do campo de visão dele começa a piar alto. :)

Por agora é tudo. Depois posto umas fotos.

Cumps
Catih
Membro Veterano

terça jun 22, 2010 2:28 pm

Lamento a notícia, detesto quando passarinhos morrem inocentemente e por culpa de pessoas sem coração que não os tratam bem :cry: :cry: :cry: Que ódio...
Bem, boa sorte com o macho e com a femea que ai vem, fez bem em comprar mais uma porque eles sentem-se muito sozinhos e inclusive entram em stress (começam-se a depenar). Se ele já é arisco, então com esta femea acho que vai ficar mais porque ja nao vai ligar ao humano e sim à caturra (mas é isso que tem que acontecer, só que eu tenho saudades da minha femea ser mimalha comigo xD, pois agora so liga ao macho e é mt mais arisca do que era).
Boa sorte, felicidades e tudo de bom! :D
<p>
<p>
<p>
Responder

Voltar para “Aves”