Papagaio Apático - Pós-trauma

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
luisfdgon
Membro
Mensagens: 177
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

sexta jun 11, 2010 8:30 am

Bom dia a todos,

O Boo agora já com 10 meses, pregou-nos um susto de morte há 2 dias atrás. Enquanto brincava nos estores da cozinha, que ele adorava, enrolou-se nos mesmos e ficou com laçadas à volta do pescoço e das asas. Como estávamos atentos, antes de ele tentar sair fomos tentar tirá-lo, mas já não conseguimos evitar o pior: ele sentiu-se todo preso e começou a tentar fugir.

Muitas bicadas depois (temos várias feridas nas mãos), toalhas à mistura e gritos do menino lá conseguimos tirar as cordas.

Ontem e hoje o Boo praticamente não voou (mas os pequenos voos que fez não tinha qualquer problema), não fala (e ele falava muito) e não brinca. Está demasiado calmo e não se mexe praticamente o dia todo. Felizmente tem comido, quer da nossa mão, quer na gaiola e no poleiro e bebido água. As fezes também estão normais.

Quando tentamos interagir com ele baixa a cabeça como quem pede festas e nós fazemos. Se está em cima da minha cabeça ou num sítio de que não quer sair bica quando pomos a mão.

Ele sempre foi muito reguila e destruidor, pelo que não é normal este tipo de comportamentos. Voava pela casa toda e era um papagaio muito vivo.

Posto isto, deveremos ir com ele ao veterinário (o que eu acho que será ainda mais traumatizante)? Que tipo de comportamentos devemos adoptar? Temos tentado o mais possível manter as rotinas e fazer o que ele quer para que se sinta bem.

Devemos ficar preocupados ou depois do que aconteceu isto é normal e eventualmente voltará a ser como era?
Condessa
Membro Veterano
Mensagens: 639
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm
Localização: Aves e Cães.

sexta jun 11, 2010 10:21 am

Eu sinceramente não sei o que sugerir. O mais correcto seria levá-lo ao Vet, mas estou tão apavorada com o que se passou com a nossa Lolita que já nem sei o que pensar.

Ele poderá estar com dores, ou ter alguma pequena lesão interna. Se ele come e bebe, já é um bom sinal. Observe-o e se vir que ele não volta ao normal, é melhor ir ao Vet. Mas tenha muito cuidado na escolha do Vet e questione sempre tudo que este for fazer, especialmente se sugerir anestesiar a ave.

Felicidades para o seu menino.
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
luisfdgon
Membro
Mensagens: 177
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

sexta jun 11, 2010 10:31 am

Obrigada pela resposta Condessa, imagino o que vocês estão a passar com a perda da vossa menina (acompanhava frequentemente os vossos posts e sabia a estima que lhe tinham, tal como nós aqui em casa).

Estou um pouco reticente em levá-lo porque sei que se vai sentir ainda mais stressado e é o que menos desejamos agora, mas por outro lado estou com medo de alguma lesão interna (apesar de ele se mexer bem).

Infelizmente aqui no Algarve, Faro, só conhecemos um veterinário especialista em exóticos e não temos alternativa. Estou a ponderar passar lá hoje para dar uma palavrinha para ver o que eles aconselham e se ele poderá estar assim só do stresse ou não.

Coloquei aqui o post com esperança que alguém já tenha tido alguma experiência semelhante e poder perceber se é normal, mesmo não havendo lesões, este estado de apatia.
ROYT
Membro
Mensagens: 156
Registado: terça dez 16, 2008 3:46 pm

sexta jun 11, 2010 5:25 pm

É normal ele estar como está depois do truma que ele passou, se ele come e bebe normalmente, e as fezes estão normais, o mais provavel é que não haja lesões internas, mas continue a vigiar principalmente as fezes, e faça uma inspeção completa au corpo dele, para ver se há hematomas na pele, se houver então o melhor é levalo au veterinario.
luisfdgon
Membro
Mensagens: 177
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

sexta jun 11, 2010 9:00 pm

Eu já falei com o veterinário e estamos a ver se com a medicação ele espevita (a de seringa não lhe conseguimos dar k ele bica e com ele sensível acabamos por não querer insistir)... O problema é que eu acho que ele está mais apático do que ontem, mas talvez sejam dores ou ainda do stresse. Em relação ao corpo aparentemente ele não ficou com lesões externas. Não mexi muito nas penas das asas porque ele fica muito desconfortável. Mas na zona do pescoço (onde a corda fez mais força) e peito não tem nada. Não há sangue e apenas uma pena partida na zona da asa.

Agora já está prontinho para dormir e tem o papo composto (não muito cheio, mas também não está vazio). Amanhã de manhã é ver a fezes e se ele continua a comer, caso contrário teremos mesmo que levá-lo ao veterinário.

Obrigada pelas respostas e logo posto a continuação da história para quem quiser saber o desfecho.
eduardo_msc_gomes
Membro
Mensagens: 127
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado jun 12, 2010 9:37 am

Bom dia.

Realmente. penso que ter levado a ave ao Veterinário terá sido uma atitude sensata.

Podem, efectivamente, exisitr traumas não observáveis a olho nú e que apenas pessoas mais experientes (veterinários) conseguem detectar.

O facto de ter ocorrido um agravar dos sintomas é também, só por si, um factor importante para a visita ao vet.

Como está a evoluir o Boo?
<p>EG</p>
<p><strong>Temos Penas</strong> - espa&ccedil;o dedicado &agrave; divulga&ccedil;&atilde;o e troca de informa&ccedil;&atilde;o sobre ornitologia e avicultura ornamental, direccionado para o criador e para quem v&ecirc; na ave um fant&aacute;stico companheiro</p>
<p><a href="http://temos-penas.blospot.com">http://temos-penas.blogspot.com</a></p>
luisfdgon
Membro
Mensagens: 177
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

domingo jun 13, 2010 9:40 am

Eu não o levei ao veterinário, fui lá sem ele. Ele é muito esquivo com estranhos e nunca saiu de casa e o veterinário também concordou que devíamos tentar que ele recuperasse em casa e só mesmo se os sintomas piorarem é que o devíamos internar. Caso contrário o stresse de sair do seu ambiente + afastar-se dos donos + conviver com estranhos poderia ser fatal.

Ontem ao final da tarde quando lhe fui dar comida quis sair da gaiola (o veterinário disse-me para lhe passar o maior tempo possível lá, mas se ele quisesse sair para lhe fazer a vontade), então lá veio até à cozinha comer uns miminhos: amendoins, pevides e banana.
As fezes continuam bem, mas a medicação que é para tomar via oral é que nem pensar. Já misturei no anima strath que ele adora mas assim que provou deitou logo a colher fora.
Comeu um pouquinho de tudo e o problema foi que não queria voltar para a gaiola. Bicou-me na cara, algo que ele nunca tinha feito, e os dedos todos que conseguiu apanhar e levei mais de 30minutos para o conseguir por sem ser à força (ele não podia mesmo ficar cá fora porque temos uma gata).

Quando fui espreitar depois estava no poleiro mais alto e fiquei toda feliz. Parece que o nosso menino está a espevitar, vamos lá ver...
luisfdgon
Membro
Mensagens: 177
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

domingo jun 13, 2010 7:40 pm

O Boo foi internado hoje, como não víamos melhoras e ele estava a comer menos e a ficar fraco achamos que seria o mais sensato.


Esperemos que melhore
eduardo_msc_gomes
Membro
Mensagens: 127
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo jun 13, 2010 8:32 pm

Foi detectado pelo veterinário algo concreto?

Vá dando novidades...
<p>EG</p>
<p><strong>Temos Penas</strong> - espa&ccedil;o dedicado &agrave; divulga&ccedil;&atilde;o e troca de informa&ccedil;&atilde;o sobre ornitologia e avicultura ornamental, direccionado para o criador e para quem v&ecirc; na ave um fant&aacute;stico companheiro</p>
<p><a href="http://temos-penas.blospot.com">http://temos-penas.blogspot.com</a></p>
lmgcardoso
Membro Veterano
Mensagens: 483
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

domingo jun 13, 2010 9:21 pm

Caro forista

Levar o papagaio ao veterinário é sempre bom e deve fazer uma vez ao ano, pelo menos, para análises de rotina.

Na fase enquanto são novos. Altura do "desmame", é normal eles perderem peso e temos de ficar atentos com isso.

Agora que já está medicado, pelo vet, acho que não vai precisar, mas deixo aqui um pequenito conselho para quem encontra-se com aves em época de "desmame".
Ajude com um multivitaminico misturado na papa (PROTOVIT N) em gotas 3 gotas ao dia. Isso vai ajudar ao seu papagaio repor energias e ajuda a abrir o apetite o que por sua vez fará com que ele vá comer mais de cada vez que você der comida à boca.

boa sorte
lmgcardoso
luisfdgon
Membro
Mensagens: 177
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

domingo jun 13, 2010 9:37 pm

O Veterinário diz que as fezes estão bem e que ele está com boa aparência e que é óptimo não regorgitar. Disse que com o stresse o sistema imunitário deve estar em baixo e que ele deixou de comer, o que ainda baixa mais as defesas. Então vai ficar lá para ser alimentado com sonda, soro e antibióticos por aerosol.

Fiquei satisfeita por não ter que levar anestesia e ele pareceu "engraçar" com a veterinária.

Vamos esperar pelos próximos dias.
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda jun 14, 2010 11:20 am

Que corra tudo bem com ele.

Um abraço
Paulo C.
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

terça jun 15, 2010 7:52 pm

Então, há notícias do Boo??
Responder

Voltar para “Aves”