só me aparecem rolas bebés. ajudem-me!!!
olá à um mês atrás encontrei uma rola pequena num relvado de um jardim, um senhor disse-me que a mãe andava a dar-lhe de comer mas como andam por ali gatos (isto muito resumidamente) decidi traze-la comigo. Ela ainda não sabe levantar voo do chão. e voa muito mal se a lançarmos. A meio do mês fomos a esse tal jardim pensando que ela ja voava e ao a ajudarmos sucessivamente, ponhamos-la na nossa mão e davamos balanço para ela so ter de voar pra uma árvore, ela acabou por ficar a coxear e não se desenrascava no voo. Trouxe-a para casa de novo e cá está, ainda coxa e hoje piorou. Tentou voar da minha cama para a secretaria (2 metros e pouco de comprimento) e embateu na secretaria e cai de costas, assas abertas e ta tava a perder as forças, pensei que ia morrer. Mas lá a levantei e ficou bem. Mas hoje à tardinha reparei que ela está muito pior da perna, tanto é que ao andar ela ampara-se com as assas abertas no chão e está toda encolhida cheia de frio. Alguem ja teve uma ave que passou por algo parecido? Ontem andava na feira do livro e reparei que dentro de uma barraquinha de livros... estava outra rola ainda mais pequena que a primeira. Já voa mas tambem ainda nao sabe dar balanço. Dou-lhe as sementes pelo papo abaixo porque parece-me que ainda nao come sozinha, está sempre a piar (coisa que a outra não fazia) e tem sempre um papo grande debaixo do bico. Por o andar que a outra levou esta vai acabar por não aprender a voar. Eu não percebo nada de aves, na net não encontro nada sobre rolas bravas, aqui no forum é raro respostas, aqui na minha cidade (viana) nao ha veterinario de aves e ninguem ajuda! Ninguem quer responsabilidades. As minhas pergfuntas sao:-alguem sabe de algum site sobre rolas bravas? -alguem sabe de algum veterinario aqui para o minho? - o que faço quanto à patinha da rola? O que faço quanto a esta rola ainda novinha que esta sempre a querer ir lá para fora?(bica a janela) pf ajudem-me
As rolas bravas, são aves que vivem na natureza, quando estão no chão, provavelmente os pais cuidam e se aparecer um gato, voam com o susto e acabam por aterrar num local melhor, as que não conseguirem fugir, cumprem o ciclo natural, em que o mais fraco acaba por sucumbir, mas isso é a lei natural do equilibrio da natureza.
Mas agora que já as tem em casa, deve tratar delas até as poder devolver à liberdade.
1º existe um veterinário de aves no porto, se procurar aqui no forum, há um tópico que se chama lista de veterinários, está lá o contacto de alguns da sua zona +/-
2º as rolas devem estar num espaço onde hajam locais bons para elas pousarem caso tentem voar
3º as janelas devem estar com as cortinas ou estores fechados, pois elas não vêem o vidro e ao esbarrar com ele, podem magoar-se.
4º em relação à rola que se magoou na pata, se ela está com esses sintomas que fala, deve dar-lhe um suplemento vitaminico varias vezes por dia até a levar ao veterinário, que melhor a saberá tratar.
5º Evite apanhar as aves da rua, porque lhe parece que serão presa fácil para os predadores que andam pelas redondezas, as coisas acontecem naturalmente....
Mas agora que já as tem em casa, deve tratar delas até as poder devolver à liberdade.
1º existe um veterinário de aves no porto, se procurar aqui no forum, há um tópico que se chama lista de veterinários, está lá o contacto de alguns da sua zona +/-
2º as rolas devem estar num espaço onde hajam locais bons para elas pousarem caso tentem voar
3º as janelas devem estar com as cortinas ou estores fechados, pois elas não vêem o vidro e ao esbarrar com ele, podem magoar-se.
4º em relação à rola que se magoou na pata, se ela está com esses sintomas que fala, deve dar-lhe um suplemento vitaminico varias vezes por dia até a levar ao veterinário, que melhor a saberá tratar.
5º Evite apanhar as aves da rua, porque lhe parece que serão presa fácil para os predadores que andam pelas redondezas, as coisas acontecem naturalmente....