Aves verdes na Av. da Liberdade

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Lunette
Registado: quinta jan 07, 2010 9:08 pm

sexta ago 20, 2010 8:10 pm

Olá a todos :)

Recorro aos vossos préstimos para que me esclareçam uma dúvida, visto que são mais entendedores da matéria das aves do que eu.

Já há uns 2 anos ando a reparar nuns passarinhos verdes de cauda comprida que cantam muito bem, que ocupam em colónia imensas árvores tanto na avenida da Liberdade como também na zona do Lumiar e até na zona onde vivo, em Belas.

Gostaria que me dissessem, se souberem, que tipo de aves são, pois parecem-me ser demasiado "exóticas" para que sejam autocnes.

Obrigada
cdoroedor
Membro Veterano
Registado: segunda jul 19, 2010 7:36 pm

sexta ago 20, 2010 8:12 pm

ja ouvi falar tbm e devem ser rabos de junco(ring necks) mas os ring necks nao cantam grintam.mas como nascidos em liberdade ate podem aprender alguns cantos de outras aves de fauna europeia...
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta ago 20, 2010 8:21 pm

cdoroedor Escreveu:ja ouvi falar tbm e devem ser rabos de junco(ring necks) mas os ring necks nao cantam grintam.mas como nascidos em liberdade ate podem aprender alguns cantos de outras aves de fauna europeia...
Pois, eu também diria que são ring necks...essa de 'cantarem muito bem' é que me deixou confuso!!
Veja aqui:
http://www.avesdeportugal.info/psikra.html

Um pouco off-topic, mas ainda no tema das exóticas a nidificarem em Portugal, devo dizer que as Mainas de Crista estão a expandir-se a olhos visto na zona da Costa da Caparica!! De umas quantas aves ocasionais, que tenho avistado em anos anteriores, este ano tenho visto um bando que nem os conto!! :o
A continuar assim, ainda enchem o sitio mais rápido do que o fizeram as rolas!!
cdoroedor
Membro Veterano
Registado: segunda jul 19, 2010 7:36 pm

sexta ago 20, 2010 8:25 pm

Pois, eu também diria que são ring necks...essa de 'cantarem muito bem' é que me deixou confuso!![/quote]

sim eu acho que sao. mas sabes ,como sao criados em estado selvagem podem aprender os cantos de varias aves da fauna...

ninguem tem pocibilidade de tirar umas fotos para nos tiarar mos as teimas...

pois ja ouvi dizer que eram de um parque e que ouve alguem que o vandalizou e as aves fugiram todas e reproduziram se como em vida selvagem :wink:

que fixe:(aves de africa e amazonia fogem para lisboa)

ia dar um excelente motivo de converssa...
hihihi :wink: :lol:
PauloC1
Membro Veterano

sexta ago 20, 2010 8:28 pm

Eles em Portugal expandem-se da mesma forma em que se têm expandido no resto da Europa. Não acredito que tenham andado a «vandalizar» parques nesses países todos ;)
Existem grandes colónias em montes de países. Deram-se bem, não têm os inimigos que teriam no seu habitat natural, e é vê-los crescer :?
Lunette

sexta ago 20, 2010 8:31 pm

Lá que cantam, cantam. Adoro ouvi-los!! :D

São lindissimos e irrequietos. Raramente estão num galho mais que um minuto. Andam sempre aos 3 e 4. Dá-me ideia que eles nidificaram aqui numa quinta abandonada mm em frente à minha casa em Belas.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sexta ago 20, 2010 10:05 pm

Há cerca de 15 dias também os vi na zona de Picoas/Saldanha, achei estranho estarem no centro da cidade, com tanto movimento e eram de facto muito barulhentos por esse motivo é que olhei para cima e lá andavam eles em bando :D

A primeira vez que vi estes pássaros verdes, foi há uns 5 anos na zona do Lumiar, mais concretamente no Parque Monteiro-Mor, aquele entre o Museu do Traje e do Teatro, haviam lá uns quantos a viverem, lindíssimos :D
Sónia
Lunette

sexta ago 20, 2010 11:14 pm

Tal qual! São esses mesmos. Fico feliz de haver gente a reparar no que se passa em seu redor, menos no meio de uma cidade. :)

O que terá acontecido para já haver imensos passarinhos daqueles em Lisboa?
Terá fugido um casal e depois reproduziram-se?

Já agora, hão-de reparar no magnifico espectáculo que acontece no Campo das Cebolas em Lisboa, ao entardecer. Um enorme bando de passarinhos forma uma nuvem imensa e dança, dança e dança formando lindas coreografias no céu.
É tão bonito que já dei conta de pessoas a filmarem o espetáculo!

De repente a nuvem extingue-se e no todo das palmeiras ouve-se e vê-se uma confusão de cantos e passarinhos a voar, ao ponto de ser ensurdecedor.

É lindo :)

Alguém me sabe dizer que passarinhos são esses?

P.S. O mundo dos pássaros não me diz nada, quando os vejo em cativeiro, mas aprecio bastante a sua natureza em liberdade, apesar de não entender nada do assunto. :)
silartes
Membro Júnior
Registado: domingo jul 15, 2007 9:30 pm

terça ago 24, 2010 11:13 am

existem muitas dessas aves em liberdade no jardim do museu do traje no lumiar. e de vez em quando elas voam para outros sitios, eu ate já as vi a sobrevoar a minha casa. por isso é normal que se tenham reproduzido e agora andem muitas espalhadas por lisboa.
PauloC1
Membro Veterano

terça ago 24, 2010 10:23 pm

Lunette Escreveu: O que terá acontecido para já haver imensos passarinhos daqueles em Lisboa?
Terá fugido um casal e depois reproduziram-se?
entre aves que fugiram e aves libertadas deliberadamente em alguns jardins, eles encontram boas condições para se reproduzir e ausência de inimigos naturais e é um ver se te avias .
Não se conhecem ainda os impactos na fauna autoctone, apenas o facto de iniciarm a epoca reprodutiva mais cedo as leva a ocuparem as cavidades disponíveis mais cedo e as aves autoctones que as utilizavam têm mais dificuldades...mas até ver nao sao problema de maior. Em alguns países da europa contudo, já se fazem estudos mais aprofundados porque se estao a espalhar muito e receiam-se impactos maiores na fauna local.
Nem tudo tem apenas um lado bonito, e aqui há tempos falava-se em legislação para proibir o Rouxinol do Japão em cativeiro e para se proceder à captura para eutanasiar dos exemplares que existem em liberdade no nosso país. Em algumas regiões, como Sintra, já competem com a faua autoctone ao ponto de a fazerem perigar. Espero que os Ring neck não vão na mesma onda!
Responder

Voltar para “Aves”