Papagaio com parasitas?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Charlotte
Membro
Mensagens: 200
Registado: sexta jan 17, 2003 1:16 pm
Localização: Pinscher miniatura, Canário, Papagaio da Amazónia

quarta nov 19, 2003 6:24 pm

Olá.

Obtive recentemente um Papagaio da Amazónia e já procurei em muitos lugares informações sobre eles mas sinto sempre que não sei o suficiente.

Ele faz muito barulho de vez em quando (parece o barulho de afiar facas), mas isso eu penso que deve ser ainda de ele não estar muito confortável porque chegou há pouco.
Acontece que agora deu em coçar-se muito. Ainda pensei que fosse stress e estivesse a tentar arrancar penas, mas não tenho visto penas soltas. Deduzi que pudesse ser algum tipo de parasita... sabem alguma coisa sobre isso? Qual o melhor método para desparasitar?

Obrigada.

P.S.: Não acham que anda a faltar um fórum específico de papagaios? Este fórum de aves é muito mais generalista... fica a opinião :)
tang
Membro Veterano
Mensagens: 414
Registado: sexta mar 28, 2003 1:37 pm
Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois

quarta nov 19, 2003 11:56 pm

Ola
Qt ao barulho que ele faz esse é o barulho normal deles, portanto va-se habituando.
O coçar-se deve se da muda da pena pq o meu tb esta a mudar tb uma banhoca nele com um pulverisador seria bom eles adoram .
Megaran
Membro Veterano
Mensagens: 481
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm
Localização: 2 cadelas 2 papagaios, 1 cavalo, fishers e peixes

quinta nov 20, 2003 12:05 am

olá!

todos os papagaios devem ser desparasitados de 6 em 6 meses!

o desparasitante funciona para parasitas externos e internos e deve ser dado por um veterinário! Dependendo do método usado pode lhe ser administrada uma injecção ou uma pipeta na direcção da veia jugular (região do pescoço) os métodos variam de vet para vet!
Procura um vet "especializado" em psitacideos!

Se morares na regiao de lisboa ou arredores (incluindo margem su) conheço alguns nos quais tenho a maior confiança!
Normalmente os preços praticados variam entre os 5 e os 10 euros!

Boa sorte e acaba com a piolhada! ;)
Charlotte
Membro
Mensagens: 200
Registado: sexta jan 17, 2003 1:16 pm
Localização: Pinscher miniatura, Canário, Papagaio da Amazónia

quinta nov 20, 2003 10:41 pm

Os barulhos não me incomodam minimamente :) só tenho medo que os vizinhos se queixem, ou pior, que ele ele estivesse a gritar por outro motivo qualquer (stress, infelicidade, por exemplo).

Quanto ao banho, dei-lhe banho com borrifador há menos de uma semana e não adiantou. Reparei q mesmo assim há uma poeira branca nas penas... pode ser isso que o irrita, mas também não o posso encharcar até aos ossos.

Em relação ao Vet, é complicado. Eu sou de Gaia e aqui as coisas não são tão simples como em Lx. O único lugar que conheço com Vet especializado em psitacídeos é no HV do Porto. Mas fica um bocado longe e a viagem pode ser muito traumática para o animal, ainda para mais porque ele está comigo há pouco tempo e ainda não se deve sentir totalmente confiante.

Mesmo assim, obrigada pelas opiniões :D
Charlotte
Membro
Mensagens: 200
Registado: sexta jan 17, 2003 1:16 pm
Localização: Pinscher miniatura, Canário, Papagaio da Amazónia

quinta nov 20, 2003 10:45 pm

tang, estive a ver o teu Álbum da Arca. O teu Zé é mesmo a cara chapada do meu papagaio :) e a personalidade e tudo (tenho foto do meu no àlbum também). Só faz o que lhe apetece, só aceita mimos quando lhe dá na telha...

Mesmo assim são uns queridos, não são? ;)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta nov 20, 2003 10:46 pm

Charlotte Escreveu:
. O único lugar que conheço com Vet especializado em psitacídeos é no HV do Porto.
O que vale é que não existe ninguém formado por um colégio da especialidade aqui ou lá fora mas há quem os chame especialistas.

:o

Desculpem o desabafo...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Megaran
Membro Veterano
Mensagens: 481
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm
Localização: 2 cadelas 2 papagaios, 1 cavalo, fishers e peixes

quinta nov 20, 2003 11:25 pm

CasadeAnaval Escreveu:

O que vale é que não existe ninguém formado por um colégio da especialidade aqui ou lá fora mas há quem os chame especialistas.

:o

Desculpem o desabafo...
vasco!

eu já pus o especializado entre aspas por causa da nossa pequena e saudável discussão sobre o assunto!
Agora também lhe pergunto que outra palavra será adequada para utilizar em vez de especializado ou especialista???? é que esta palavra e uma palavra de massas ( ou seja toda a gente sabe o que se quer dizer com isto), se me der uma sugestão prometo que não volto a referir nenhum vetrinário como especializado sem este ter tirado a Especialização, ok? ;)

Agora pense nisso e dê.me uma resposta!
Charlotte
Membro
Mensagens: 200
Registado: sexta jan 17, 2003 1:16 pm
Localização: Pinscher miniatura, Canário, Papagaio da Amazónia

sexta nov 21, 2003 12:29 am

Se têm um papel todo bonito a dizer "especialista" ou não, isso não sei. A verdade é que ainda nem há um mês assisti a uma conferência acerca de clínica veterinária em animais exóticos (na qual incluíram aves), que foi proferida por uma Vet do HV do Porto e na qual disseram que existia possibilidade de especialização no estrangeiro, nomeadamente até em Espanha e que no referido hospital havia pessoas habilitadas a tratar esse tipo de animais (desde iguanas a gerbos ou papagaios, etc.).

Mas o termo "especialista" que eu usei não tinha nenhum segundo significado, se é que julgou assim. Apenas me referia a um Vet que, quando me visse entrar no consultório com o meu papagaio, não fizesse a mínima ideia do que aquilo era. Ainda assim, acho que há alguns que não percebem absolutamente nada de aves exóticas e outros que percebem alguma coisa (os que fizeram especialização no estrangeiro, neste caso) - era exactamente a esses que me estava a referir, independentemente de terem ou não um comprovativo de especialização ou não.

Resumindo: se não há especistas de verdade, temos que nos amanhar com o que há e não reclamar muito. Pois é preferível que um animal seja tratado por alguém que até sabe lidar com ele mas não tem comprovativo, do que não ser tratado de todo e ainda sofrer mais com isso.
exotico
Membro
Mensagens: 68
Registado: terça dez 11, 2001 9:25 pm
Localização: Répteis e Peixes

sexta nov 21, 2003 2:34 am

Cara Charlotte,

Concordo com o que disse e com a forma simples com que colocou, e muito bem, a questão. Em relação a colégios de especilalidade em exóticos, apenas existe o Colégio europeu de medicina de aves, onde quem for aprovado, é considerado especialista pelo colégio europeu. Em inglaterra o Royal college atribui títulos ( certificado e diplomado ), que obedecem a regras diferentes do colégio europeu e provavelmente são válidos em inglaterra ( aí existem de animais de zoo, de aves e de exóticos). Nos EUA existem outros títulos de especialidade também nas diversas áreas como em Inglaterra mas seguindo regras mais rígidas como as do Colégio europeu. Em Inglaterra e nos EUA também existem veterinários excelentes neste tipo de medicina veterinária sem serem "board certified" e não é por isso que não se lhes chama especialistas.

Agora apenas um apontamento. Esta questão surge muitas vezes ligada aos veterinários de exóticos, que são chamados de especialistas por se dedicarem mais a esta área, mas até agora ninguém levantou qualquer comentário ao nome da APMVEAC, ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS ESPECIALISTAS EM ANIMAIS DE COMPANHIA. O que é que isto significa? Onde tiraram a especialização? A que Colégio pertencem? Aceitam-se comentários....

Saudações exóticas

Rui Patrício
Charlotte
Membro
Mensagens: 200
Registado: sexta jan 17, 2003 1:16 pm
Localização: Pinscher miniatura, Canário, Papagaio da Amazónia

sexta nov 21, 2003 6:01 pm

Eu pessoalmente tenho algum conhecimento na área da Veterinária, mas nunca tinha ouvido falar nessa tal de APMVEAC... :P
A formação de base que é dada nas faculdades portuguesas é muitíssimo pobre no que respeita aos animais considerados "exóticos". O principal realce é dado a cães, gatos e algumas espécies pecuárias, nomeadamente ruminantes, equinos e suínos. Há ainda uma parte mais reduzida acerca de aves. Falo mais concretamente do plano curricular que é leccionado no Porto, porque é o que conheço melhor.

Concluindo: quando acabam o curso, o seu conhecimento acerca de animais exóticos reduz-me apenas às (poucas) semelhanças que estes possam ter com os animais que estudaram. O que significa, em certos casos (como os répteis, por exemplo) igual a zero. :|

Desta forma, todo e qualquer Vet formado desta maneira só se poderia intitular como verdadeiro "especialista" se tiver feito uma especialização, tenha ela mais ou menos valor por ser feita no Colégio Europeu de Medicina de Aves ou noutro sítio menos conceituado, mas ainda assim qualificante.

A falta de atenção dada a este ramo da Veterinária nas faculdades ainda é um bocado o reflexo também da pouca predisposição de muitos donos em levar os seus exóticos ao consultório. Mas eu pessoalmente penso que isso está em mudança e certamente acabará por ser incluída nos planos curriculares uma parte dedicada a este tipo de animais (e a espécies selvagens também).

É esta a minha opinião... ;)
zooexotico
Membro Veterano
Mensagens: 392
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Localização: Tudo o que se possa imaginar...
Contacto:

sexta nov 21, 2003 6:23 pm

...
exotico
Membro
Mensagens: 68
Registado: terça dez 11, 2001 9:25 pm
Localização: Répteis e Peixes

sexta nov 21, 2003 6:34 pm

Cara Charlotte,

As unicas especializações qualificantes são as que referi. Agora poderá haver estágios práticos, mestrados, cursos em vários locais, mais ou menos prolongados, com mais ou menos qualidade que em conjunto com alguma dedicação levam um veterinário a saber tratar destes animais.

saudações exóticas

Rui Patrício
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta nov 21, 2003 8:17 pm

Concordo com o Rui Patrício sobre a APMVEAC, o nome é infeliz.

Mas penso que não percebeu, eu não me refiro a veterinarios com interesse a exóticos em particular, mas à grande clique de "especialstas" veterinários em dermatologia, pneumologia, cardiologia que aparece por aí. Alguns deles com uns cursitos e que decidem desautorizar professores da faculdade com muito mais conhecimentos e formação contínua, mas que têm cabeça e humildade.

Charlotte,Megaran, a palavra especialista é infelizmente ligada às especialidades de Medicina Humana. A maior parte dos leigos quando ouve falar em especialista pensa quase na sua totalidade no equivalente especialista humano, o que não é verdade. isto é a constatação de um facto. A melhor forma de evitar isto é sendo honesto.

Infelizmente estou a notar que cada vez mais gente gosta de ser conotada com especialista. A forma mais honesta de um veterinário que tem interesses numa determinada disciplina se denominar será dizendo que tem interesse específico numa determinada disciplina ou que se dedica mais a essa, mas nunca dizer que se especioalizou nessa àrea.

Infelizmente a OMV é assim mesmo, se se tratasse da OM, da OF, por exemplo esses srs já teriam sido sancionados...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Aves”