Joaoejoca Escreveu:Não é fácil mas também não é impossível.
Pelas descrições que fez, percebe-se que não é uma dona muito intrusiva e isso é um bom começo para que eles aprendam mais rapidamente a confiar em si.
É dificil explicar por aqui sem escrever um testamento com mais de 3 folhas, mas aprenda acerca de reforço positivo e de linguagem corporal, entretanto quando as aves não estiverem em criação, pode usar a alimentação para os atrair mais a si, mas não é fazê-los passar fome, é condicionar o acesso de forma que eles tenham de se aproximar para comer. Por exemplo: dedicar vários momentos do dia a estar perto deles e só nessa hora colocar comida disponível, assim cada vez comem, a sua presença existe. Depois de eles comerem consigo por perto da gaiola, passam a comer consigo perto e com a mão na gaiola. (podem rejeitar a primeira refeição mas a segunda já não rejeitam)
Todo este processo tem de ser encarado como um trabalho diário de várias semanas até que eles venham comer na sua mão, e depois daí para a frente tudo o resto passa a ser simples.
Ou então, pode optar pelo método mais simples, que é criar um filhote deles à mão e domesticá-lo...
Boa sorte qualquer que seja a sua decisão.
www.papagaiosinteligentes.blogspot.com
Não sei se faço errado, mas eu costumo deixar a comida sempre à disposição deles enquanto estou fora, e dura aproximadamente dois dias. Quando me apercebo de que a taça está vazia, volto a enchê-la. Se optasse por fazer o que você disse, e alimentá-los quando estou por perto, devia fazê-lo quantas vezes ao dia?
E já agora, visto que parece ter muitos conhecimentos

, podia dar-me uma opinião?
é assim, como não sou eu que "mando" aqui em casa, o ninho foi retirado da gaiola para que não houvesse mais passarinhos bebés (sim, porque, ao contrário do que diziam, não foi assim TÃO difícil fazer com que eles fizessem bebés

). mas, admito, eu gostava mesmo muito de criar um passarinho à mão.
A fêmea de um dos casais que ofereci, segundo me informaram, deve estar prestes a pôr ovos, e os donos tencionam oferecer-me quantos passarinhos eu quiser. Mas a minha gaiola, embora seja a maior que vi na loja, não me parece assim tão grande para ter um monte de aves lá enfiadas, e também ouvi dizer que isso pode originar problemas. gostava de saber se eu adoptasse um único passarinho para criar à mão e o colocasse na gaiola, sendo "neto" dos que lá estão, se ia haver algum tipo de problema?
obrigado