novo mandarim

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
bitex
Membro
Registado: quarta abr 16, 2003 5:12 pm
Localização: uma cadela bichon maltês um rafeiro galinhas 3 canários 1 periquito 5 mandarins

sábado nov 22, 2003 11:16 pm

comprei hoje um mandarim e gostava de saber se ha sites de mandarins quais as goloseimas que eles mais gostam, o que se deve dar para alem do normal das otras especies, etc. se alguem me poder dar umas dicas agradecia. :D
Piscas
Membro
Registado: quinta dez 26, 2002 12:26 pm
Localização: 2 cães, 4 gatos, aves (mandarins, bengalins, capuchinhos, canários, periquitos, degolados e dominós)

segunda nov 24, 2003 12:21 pm

Caro Bitex:
Em primeiro lugar, quero felicitá-lo pela escolha. Verá que os mandarins são animais excepcionais e por certo não se arrependerá da sua nova aquisição.

Deixo-lhe um endereço em português onde poderá encontrar muita e útil informação sobre os diamantes mandarins.
http://passaros.no.sapo.pt

Cumprimentos
Piscas ;) ;) ;)
BocaJrs1
Membro
Registado: terça nov 18, 2003 1:02 pm

segunda nov 24, 2003 12:35 pm

www.criadourodovero.hpg.ig.com.br

[size=24][color=blue]I'm Back[/color][/size]
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

segunda nov 24, 2003 1:44 pm

Como diz o Piscas, também tenho de o felicitar pela escolha do Mandarim, de certeza que não se irá arrepender.

Eles não dão muito trabalho. Dê-lhe sementes para exóticos, grit, osso de choco ou cálcio. Experimente verduras (com especial cuidado com a alface, não lhe dê em demasia) e frutas. Com o tempo vai vendo o que ele aprecia.
kool
Membro
Registado: domingo mar 23, 2003 6:09 pm

segunda nov 24, 2003 1:59 pm

Olá Piscas!

Gostava de saber se das a mistura de sementes de exoticos aos teus mandarins? Tenho evitado essa mistura pois os meus não comem a maioria das sementes. Neste momento, estou a seguir um conselho que vi na arca no local dedicado aos mandarins, 1/4 alpista e 3/4 painço.

Cumprimentos,
kool
ticoforpus
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2003 11:28 am

segunda nov 24, 2003 3:46 pm

Ois
Podes dar-lhe painço ainda na espiga, vais ver que delira
aproveita algumas das sementes que estão na mistura e semeias num vasito em casa, depois aproveitas as espigas,
ou então podes compra-as em casas da especialidade.

PJ
Piscas
Membro
Localização: 2 cães, 4 gatos, aves (mandarins, bengalins, capuchinhos, canários, periquitos, degolados e dominós)

segunda nov 24, 2003 4:52 pm

Caro Kool:
A base da dieta dos meus mandarins é a tradicional mistura para exóticos e nunca me apercebi de que eles a regeitassem. Ao mesmo tempo forneço-lhe também de forma regular, embora não constantemente, uma grande variedade de frutas e legumes. Apreciam bastante os bróculos, o pepino e a cenoura ralada. Um pouco menos a maçã e estranhamente ainda menos a alface, muito embora sempre deem umas bicadas.
De tempos em tempos forneço-lhe um pouco de papa de ovo (não exageramente para não ficarem obesos). Mais regularmente dou-lhes também casca de ovo moida (depois de cozidos os ovos) que, a par do grit e osso de choco, são importantes fontes de cálcio.
Outra coisa que eles adoram (mas que só lhes dou esporadicamente) são figos secos. Deliciam-se com eles.
É claro que cada criador deverá fornecer a dieta que acha mais adequada às suas aves e aquilo que vê que elas melhor comem. A tua opção pelo painço e pela alpista não deixará de ser válida, mas tem em atenção para eles não terem carências alimentares que prejudiquem a sua boa saúde.
Aconselho também a que, de tempos em tempos, adiciones um pouco de complexo B na água, que é uma forma de corrigir algumas carências alimentares.

Cumprimentos,
Piscas ;) ;) ;)
sac
Membro Veterano

segunda nov 24, 2003 5:17 pm

Piscas Escreveu: De tempos em tempos forneço-lhe um pouco de papa de ovo (não exageramente para não ficarem obesos)
Ups, essa é que eu não sabia :oops: :oops: :oops:
Eu dou-lhes papa amarela (não sei se é essa a q te referes) diáriamente...
Será que vou ter de os pôr em algum ginásio? :D :D
Não noto que eles estejam gordinhos...
bitex
Membro
Registado: quarta abr 16, 2003 5:12 pm
Localização: uma cadela bichon maltês um rafeiro galinhas 3 canários 1 periquito 5 mandarins

segunda nov 24, 2003 9:24 pm

obrigado pelas dicas
ticoforpus o problema é que não sei qual das sementes é o paínço... :lol:
hoje tive a primeira experiencia mais agradavel. eu pus um espelho com um sino na gaiola e qual nao é o meu espanto, quando estava a aprecia-lo, vi-o a cantar mais alto para o espelho :lol: :lol: nem se importou que eu estivesse ali. em vez de fazer aquele piar normal quando eu me chego á gaiola n, fazia mesmo uma pequena melodia para o espelho. :lol: estou mesmo encantado.....
ah obrigado pelos sites
ticoforpus
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2003 11:28 am

segunda nov 24, 2003 11:51 pm

olha as sementes são as brancas + pequenininhas
Piscas
Membro

terça nov 25, 2003 10:37 am

Olá Sac:
É como eu atrás tinha referido. A dieta das aves deve ser controlada e desenvolvida por cada criador. Ninguém melhor do que o criador para saber o que deve dar às suas aves e aquilo que elas mais gostam. A dieta deve, por isso, ser baseada nestes pressupostos, mantendo, como é óbvio, o essencial para a alimentação das aves.
Quanto à papa amarela a que se refere, e que eu entendo tratar-se de papa de criação, apenas a forneço às minhas aves na altura da criação e da muda de pena, isto porque no primeiro caso é um suplemento essencial para a alimentação das crias e no segundo trata-se de um suplemento alimentar para as próprias aves, numa altura em que são submetidas a um enorme desgaste. Fora este período não lhes costumo fornecer essa papa, por um lado por achar totalmente desnecessário, por outro por notar que as aves ganham rapidamente peso. Isto porque, como é lógico, como não estão a alimentar crias nem sujeitas a qualquer desgase adicional, acabm por ser elas a ingerir essa para e, como é óbvio, proteínas em excesso podem levar à obesidade. No caso dos mandarins isso não se nota tanto porque se trata de aves muito mexidas, que fazem muito exercício, até numa gaiola pequena, mantendo-se mais facilmente "em forma".
A papa de ovo a que me refiro e que de quando em vez dou às minhas aves (fora do período de criação e da muda de pena) é uma papa muito simples que eu próprio confecciono, que tem um grande valor proteínico e que as aves adoram. É uma mistura que preparo juntando gema de ovo cozido e biscoito raspado, à qual acrescento umas gotas de azeite para humedecer. Dado esta mistura azedar com facilidade, não a costumo preparar muitas vezes, uma vez que não pode ser guardada, mas sim servida de imediato às aves.
Este tipo de papa de ovo é muito utilizada por criadores de canários, à qual acrescentam ainda algumas sementes. É uma espécie de papa de criação de fabrico caseiro, que nem por isso é menos nutritivas do que as que são comercialmente preparadas.
Outra papa que costumo utilizar é a chamada papa de manutenção. Esta costuma ter um tom mais castanho/alaranjado e é mais utilizada com os canários, sobretudo na preparação das fêmeas para a época de criação. Muito raramente a utilizo com os exóticos (embora possa ser fornecida a todos os pássaros granívoros) , fornecendo-lha apenas de tempos a tempos, sobretudo para avaliar a sua aceitação face a esta papa.
Utilizo também a chamada papa para insectívoros, que forneço aos capuchinhos, dominós, degolados e bicos de chumbo. Os mandarins e os bengalins nunca aceitaram com agrado esta papa, pelo que desisti de "fazer experiências" e optei por não lha fornecer.

Os maiores cumprimentos,
Piscas ;) ;) ;)
kool
Membro
Registado: domingo mar 23, 2003 6:09 pm

terça nov 25, 2003 10:43 am

Obrigado pelas as vossas respostas.

kool
sac
Membro Veterano

terça nov 25, 2003 10:49 am

Piscas,

Obrigado pelas dicas, taditos dos meus piquenos, eles adoram a papa... deliram quando coloco papa nova ehehehehe.
Mas têm que fazer dieta :)
Vou ter mais atenção a isso que não quero passaritos gorduchos ;)
Responder

Voltar para “Aves”