Esclarecimento com ovos de rossiecolis.

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Abrantes10
Membro
Registado: segunda ago 16, 2010 8:09 am

quinta out 14, 2010 6:23 am

Boas, tenho dois casais de rossiecolis um deles tem 3 ovos faz hoje 23 dias. Li que vai de 21 a 22 dias, como os meu tem já 23 dias é algum motivo de alarme ou é normal que possa passar mais alguns dias? Cumprimentos
Eman33
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári

quinta out 14, 2010 10:18 am

Geralmente conta a partir do primeiro dia em que a fêmea está no choco, não do primeiro que é posto.
Um ovo galado/ com passarinho é totalmente escuro, um ovo "vazio" é de cor amarelado e ovo com passarinhos mortos tem um misto dos dois, branco e escuro (não preto).
23 do primeiro dia de choco é quase certo que o ovo já não presta. Normalmente entre os 19 e 21 dias de incubação.
Abrantes10
Membro

quinta out 14, 2010 10:59 am

Olá, a ave ainda esta no choco, o que devo fazer então?
gomes20
Membro Veterano
Registado: quarta mai 20, 2009 2:29 pm

quinta out 14, 2010 11:18 am

ola .. eu tb tenho um casal , fischeris , e eles poem ovos mas os nc ficam galados , o que sera ?
Eman33
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári

quinta out 14, 2010 2:05 pm

gomes20 Escreveu:ola .. eu tb tenho um casal , fischeris , e eles poem ovos mas os nc ficam galados , o que sera ?
Será mesmo casal? Caso seja exprimente a dar o pau de cabinda dos pássaros :D , AD3E, fertivit entre outros produtos de mercado, que ajudam as aves a apaixonar-se intensamente mesmo contra vontade e a galarem os ovos.

Abrantes, espere por mais opiniões, mas pelo que a mim me diz respeito esperava mais 2/3 dias para ter a certeza e depois tirava os ovos.
Abrantes10
Membro

quinta out 14, 2010 2:13 pm

boas,
os ovos são se cor branca( 3 ovos), e a ave continua no choco, tive a ver agora. São pássaros novos e é a 1 vez que fazem criação. como eu é a 1 vez que tenho as aves a criar por isso tenho estas duvidas todas.
grato pela vossa atenção.
cumprimentos
Tupinambis
Membro
Registado: quarta set 22, 2010 8:57 pm

quinta out 14, 2010 2:42 pm

A primeira postura do meu casal de Roseicollis resultou em 4 ovos não galados.
Logo depois, a segunda postura resultou em 6 ovos...sendo 5 galados e somente 1 não galado.
<p><strong>zack:</strong>iguana macho 4 anos. <strong>keeto&Keeta:</strong>roseicollis&nbsp;casal 1 ano. </p>
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

quinta out 14, 2010 6:44 pm

Abrantes10 Escreveu:boas,
os ovos são se cor branca( 3 ovos), e a ave continua no choco, tive a ver agora. São pássaros novos e é a 1 vez que fazem criação. como eu é a 1 vez que tenho as aves a criar por isso tenho estas duvidas todas.
grato pela vossa atenção.
cumprimentos
Claro que é branco... O que o forista Eman33 se referia era à cor do ovo quando exposto contra luz. Novamente, o choco conta a partir do momento que a fêmea começa a chocar, o que não quer dizer que seja a partir da postura do primeiro ovo.

Veja se os ovos têm bebés ou espere mais uns dias.
Abrantes10
Membro

domingo out 17, 2010 9:22 am

Bom Dia,
hoje tive a ver os três ovos da minha ave (rossiecoli) e parece ser escuros e estão pesados ( eu digo parece porque sou novato e ainda tenho pouca experiência para afirmar) mas ela mas a ave já leva 26 dia a chocar e ainda nada.
podem dar-me mais algumas dicas?
Grato pela atenção.
Cumprimentos
Agarus
Registado: quinta dez 04, 2008 9:41 am

domingo out 17, 2010 10:19 am

Após 7 dias de choco já dá para ver se estão galados ou não, basta pôr o ovo de encontro à luz, se estiver claro (amarelo esbranquiçado) está vazio, se estiver escuro (alaranjado escuro) está cheio.

Os pintos podem nascer entre 21 e 23 dias de choco, conta sempre desde a data em que os ovos começaram a ficar quentes permanentemente. É importantíssimo ver os ovos todos os dias.

Se eles estiverem cheios e não nascerem até ao 23º dia, abra o ovo com cuidado. Se o pinto estiver vivo, quando encosta o ovo ao ouvido ouve uns estalinhos. Quando não nascem por si, geralmente a causa é a falta de humidade no ninho ou a data de choco não está correcta. Ou ainda, salmonelas que causam a mal formação do pinto e como consequencia, não nasce porque não está formado.

Quando não tem certeza sobre a data de choco não abra o ovo, pode ter uma surpresa desagradável ao constatar que o pinto está vivo mas ainda não está pronto para nascer, ou seja, embora vivo não vai sobreviver não tendo a maturação completa, morre em minutos :(

Sobre os ovos não estarem galados, há imensas causas, compatibilidade, fertilidade, por isso se costuma dar Ade3c+k antes de iniciar a criação e até eles porem ovos (cheios). Outro truque é cortar ou arrancar as penas junto ao rabo, é um costume antigo mas que dá resultados.
gomes20
Membro Veterano

segunda out 18, 2010 11:00 am

É possivel duas aves (fischeris) serem do mesmo sexo terem ovos ? Se sim , como é isso possivel ?
gomes20
Membro Veterano

segunda out 18, 2010 11:01 am

É possivel duas aves (fischeris) serem do mesmo sexo terem ovos ? Se sim , como é isso possivel ?
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda out 18, 2010 11:03 am

gomes20 Escreveu:É possivel duas aves (fischeris) serem do mesmo sexo terem ovos ? Se sim , como é isso possivel ?
Pela mesma razão de que uma fêmea sozinha também coloca por vezes ovos. As Fêmeas não têm necessariamente de ter um macho para colocar ovos. Obviamente que são ovos goros, ou seja não estão galados.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
gomes20
Membro Veterano

segunda out 18, 2010 11:28 am

neste caso entao retiro o ninho ?
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda out 18, 2010 12:23 pm

gomes20 Escreveu:neste caso entao retiro o ninho ?
Se não quiser ovos é o melhor que tem a fazer. De qualquer das formas. mesmo retirando o ninho não há garantias a 100% de que não lhe possam aparecer ovos no chão ou em comedouros.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Aves”