Inseparavel de Angola - necessita de ajuda

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Sgomes
Membro Veterano
Mensagens: 607
Registado: quarta ago 06, 2003 9:04 am

sexta nov 21, 2003 5:20 pm

Olá a todos,

Em agosto o meu marido ofereceu-me dois inseparaveis de Angola, mais conhecidos por rosicolers( acho que é assim que se escreve). É um casal, ele é o Baltazar e é um reguila, qd o solto só faz asneira lá em casa. Ela é a lady( não sai da gaiola, excepto se eu a tirar, não se mexe mto, e voar tb não é com ela - vai contra tudo).

O que se passa é que qd os comprei não reparei que ela tinha um defeito no bico e parece-me que está mto curvado ( disseram-me que é sinal de velhice), só reparei dois dias depois de a ter em casa, no entanto com pena, não quis ir troca-la até pq acabaria por lá ficar e morrer por lá.

Gostaria de saber se conhecem algum especialista em passaros, para poder ir lá com ela, pois o bico esta mto feio e tenho medo que deixe de comer e acabe por morrer. :(

Mesmo que seja velhota, gostaria de lhe dar o minimo de qualidade de vida. Ela é mto mimada pelo Baltazar que está sempre a limpar as penas dela e a dar-lhe beijinhos e por mim, que tenho imenso prazer em a ter ao colo e dar-lhe mtos beijinhos na cabeça( era impensavel fazer isto a ele).

Alguem me pode ajudar???

Já agora, se ela me morrer, sei que terei de comprar outra para fazer companhia ao macho, mas não corro o risco de ele não aceitar a nova inquilina(espero que seja daqui a mto tempo)???

Muito Obrigada

Sgomes
noite
Membro
Mensagens: 179
Registado: quinta mar 27, 2003 4:17 pm

sexta nov 21, 2003 6:42 pm

olá,

Quanto a um especialista em aves, também eu gostava de ter alguém que pude-se anunciar para todos sem ficar com problemas de consciência.

Agora quanto ao problema do bico da sua Lady, dê-lhe um osso de choco para ela roer, já tive um que tinha a parte debaixo do bico um pouco torto e então a parte de cima desse lado crescia imenso. O bico deles está sempre em crescimento, e pelo que pareceu-me por a sua descrição é que a parte de cima do bico esta a crescer muito e começa a encaracolar( tipo aquelas unhas enormes das bruxas dos filmes).:D

Quanto à sua falta de vitalidade...., não posso afirmar mas quando diz que ela vai contra tudo parece-me mais de uma ave jovem, sem experiência de voo. Uma ave velha tem plena consciência das suas limitações, e sabe manobrar em voo. Na minha opinam as aves velhas dão voos curtos mas precisos.

Agora ela já está em sua casa quatro meses, já era altura de se ambientar. Por vezes as aves são muito mal tratadas desde que saiam do criador até chegarem a nossa casa. A minha última compra parecia um pássaro muito mansinho, não fugia, deixava-se agarrar, quando picava mal apertava, parecia que estava a mordiscar a nossa mão, mas passadas duas semanas.....mete lá a mão, mete.


Quanto à reacção perante a morte de um companheiro, neste pássaros é difícil prever as consequências. Já tive de tudo, desde a aceitarem, a isolarem-se.

Só me resta desejar longos e bons anos para todos.

Cumprimentos, Nuno.
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

sexta nov 21, 2003 7:22 pm

Ninguém conhece um criador destas aves ?
Pela minha experiência os criadores são quem mais sabe sobre as raças de aves (da sua, pelo menos).
Se suspeita de doença aconselho a Vetoeiras que tem um vet especialista em aves.
Mas, sinceramente, o melhor era contactar um criador.

Também pode procurar na internet - em inglês chamam-lhes "Lovebirds".
drlpfae
Membro Veterano
Mensagens: 330
Registado: sábado set 07, 2002 12:28 pm
Localização: papagaia

sexta nov 21, 2003 7:26 pm

eu conheço uma veterinária que a pode ajudar ela trabalha no hosp vet do porto, ela é que tratou da minha papagaia quando ela esteve doente e considero-a muito boa profissional.

aqui este o site do hospital:
http://www.hospvetporto.pt
bitex
Membro
Mensagens: 159
Registado: quarta abr 16, 2003 5:12 pm
Localização: uma cadela bichon maltês um rafeiro galinhas 3 canários 1 periquito 5 mandarins

sexta nov 21, 2003 8:18 pm

aisd penso que a (o) noite é criadora e ja disse a opinião dela pelo menos foi o que me pareceu quando precisei de ajuda para estas aves
noite
Membro
Mensagens: 179
Registado: quinta mar 27, 2003 4:17 pm

sábado nov 22, 2003 10:53 am

Olá

Eu sou um mero curioso, é verdade que crio rosicollis, mas tudo o que sei aprendi em pesquisas na net e em fóruns como este. Sobre doenças, tenho consciência que não sei nada, muito menos para andar por aqui a dar conselhos veterinários.

Apenas tento ajudar na melhor maneira que sei, recorrendo-me dos episódios que já vivi na companhia destas aves maravilhosas.

Agora se querem um criador a serio falem com Sr Pedro Agapito, ele sim tem mais de 100 casais de Agapornis, fora outras Espécies, e como o mail dele já foi dado aqui mesmo.

Cá está o link para o fórum onde deixarão o endereço de mail dele.

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=9688

Já quase no final da pagina.
Experimente, sei por experiência que é uma pessoa disposta a ajudar os outros, especialmente quando se trata da sua paixão.

Cumprimentos, Nuno.
bitex
Membro
Mensagens: 159
Registado: quarta abr 16, 2003 5:12 pm
Localização: uma cadela bichon maltês um rafeiro galinhas 3 canários 1 periquito 5 mandarins

sábado nov 22, 2003 11:10 pm

ah peço desculpa por me ter referido a si (ti) no feminino mas como noite é feminino deduzi que fosse uma ela... :oops: :oops:
Megaran
Membro Veterano
Mensagens: 481
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm
Localização: 2 cadelas 2 papagaios, 1 cavalo, fishers e peixes

domingo nov 23, 2003 2:44 pm

olá!!

Eu sempre tive muitas aves da familia dos psitacideos e tal nunca me aconteceu!

Realmente a melhor maneira de isso ser tratado é a bichinha poder gastar o bico de uma forma natural... que tal como já foi dito pelo noite o osso de choco é uma opção.

Outra maneira é a alimentação dela.. se estes passaros apenas comerem sementes (tipo as de girassol) estas nunca lhe gastam o bico! Aconselho a passar numa loja de animais e procurar uma ração (tipo aquela que se dá aos cães) mas para agapornis. Normalmente isso obriga-os a trabalhar mais o bico.

Podia aconselhar a fazer outras coisas mas não sei que expriencia tem em tratar animais... por isso não vou arriscar.

Se o bico não se for gastando com estas coisas, pode dirigir-se com ela a um veterinário que saiba tratar psitacideos para que o bico possa ser cortado. Não sei onde mora, isso talvez ajudasse para lhe dizer onde encontrar alguns que sei trabalharem bastante bem nessa área.

Boa sorte!
noite
Membro
Mensagens: 179
Registado: quinta mar 27, 2003 4:17 pm

segunda nov 24, 2003 11:14 am

olá

Megaran, quanto aos veterinários, eu sou de Lisboa, e gostava de saber se conhece alguém que lhe inspire confiança aqui por estas bandas. Mesmo que seja na margem sul ou.....por aqui. O melhor que conhecer.

Como disse já tive que recorrer a esses serviços mas nenhum me convenceu, e gostava de ter um sítio que quando tiver um problema, não tenha que pensar duas vezes ou perder tempo á procura.

Quanto à alimentação que fala, trata-se de alimentos estrudidos, são de facto melhores que as misturas de sementes. No seu processo de fabrico as mistura são submetidas a altas temperaturas que efeminam todos os possíveis bactérias, e à quem diga que também reduz a % de gordura, o que é uma grade vantagem. Mas o problema reside no seu alto preço, devido ao processo de fabrico, e ao facto de ser difícil a habituação dos pássaros a este tipo de alimento. Isto porque os nosso pássaros estão habituados a descascar a comida, e os estrudidos não tem casca, o que leva os pássaros a roer e roer, e aproveitarem muito pouco. Isto pelo que tenho ouvido, pois nunca experimentei, se alguém já e tem uma opinam diferente, gostava de ouvir. Talvez ainda arrisque.

Quanto as outras opções para eles gastarem o bico, ponha poleiros de madeira ou pedaços de madeira para eles roerem. Já existe muita variedade nas casas da especialidade, ou se não inspire-se e faça você mesmo. Vai ser para eles darem cabo mesmo. :lol:

Cumprimentos, Nuno.
Sgomes
Membro Veterano
Mensagens: 607
Registado: quarta ago 06, 2003 9:04 am

segunda nov 24, 2003 1:16 pm

Olá a todos,

Peço desculpa de só agora responder, mas só consigo aceder a este site no meu trabalho.

Primeiramente, gostaria de agradecer a vossa ajuda.

Pois, pelos vistos terei de comprar a pedra milagrosa. Vai ser o meu proximo passo.
Qt ao bico, penso não me ter exprimido bem. O bico esta a crescer na parte de baixo, embora o de cima, sim se assemelhe a uma unha de bruxa. Mas o que me esta a preocupar é a parte de baixo do bico dela. A melhor descrição que me fizeram dela, qd a viram, foi que se parecia ao Al capone ( vejam lá). :oops:

Eu penso, que ela é velhota, pelo comportamento dela. Ele não se deixa pegar, ela como fica sem fologo, consigo apanha-la facilmente. Este fim-de-semana, ao limpar a gaiola, coloquei uma luva e após uma distração do macho agarrei-o com jeitinho, mas depressa o coloquei na gaiola, o rapaz é o diabo e tem um bico afiado. :oops: :D

Depois, de ter limpo a gaiola, abri a porta, coisa que já faço a algum tempo. Ele sai logo, adora andar a voar e brinca com tudo o que apanha. Ela nunca tinha saido, coisa que fez desta vez, mas assim que saiu, ficou pendorada nos meus estores ( deixei á vontade), qd tentou sair dali, caiu redonda no chão. Fui apanha-la para ver se estava magoada, aparentemente não estava, mas que estava assustava estava.

Eu trabalho em oeiras, vou tentar me informar se o tal verterinário daqui é mesmo um especialista, doutra forma, vou tentar entrar em contacto com algum criador.

Um facto importante, eu pedi a vossa ajuda, pq antes fui até à loja onde os comprei e o conselho que me deram foi: lime o bico. Estão a ver eu a fazer isso.....pois não estão.

Para a próxima, acho que vou tentar comprar directamente a um criador, para ver se não me volta a acontecer a mesma coisa.

Obrigada a todos

Sgomes
Megaran
Membro Veterano
Mensagens: 481
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm
Localização: 2 cadelas 2 papagaios, 1 cavalo, fishers e peixes

quinta nov 27, 2003 8:09 pm

Bem já que são vários os pedidos de um veterinário de qualidade que saiba tratar psitacideos eu pela expriencia que tenho posso dizer que em lisboa onde eu levo os meus bicudinhos é á clinica veterinária de telheiras fica nos prédios cor de rosa por detrás do carrefour. Perto do clube faia!

Os meus 2 papagaios já necessitaram de tratamentos muito complicados e foi a eles que recorri e sempre fui bastante bem recebida.

Não tenho comissão :lol: mas devia ter!!
noite
Membro
Mensagens: 179
Registado: quinta mar 27, 2003 4:17 pm

sexta nov 28, 2003 10:28 am

Obrigado, Megaran.

Para a próxima vez que precisar, já sei.
Até fica bem perto :lol: :lol:

Cumprimentos, Nuno.
Sgomes
Membro Veterano
Mensagens: 607
Registado: quarta ago 06, 2003 9:04 am

sexta nov 28, 2003 12:47 pm

Txs....mesmo mto obrigada.

Já agora, fica aqui tb registado que me foi dado um contacto de vet que vai a casa, pois não tem consultório. Falei com ele, expliquei o problema e ele disse-me que iria lá a casa ver a situação e que se podesse ajudava.

É de salientar que a parte de cima do bico, tb partiu esta semana, já não está tão curcundo, mas está um bico mto inserto.

Este veterinário, disse-me que não se considera um expecialista em aves, mas que é mto um curioso, pois gosta imenso deste tipo de bichos, já tem feito alguns trabalhos e que só faz alguma coisa se souber o que esta a fazer ( não vou sair de lá, para ver se o minha pequena esta a ser bem tratada).

Espero que ele lá va esta semana que vem. Depois digo-vos qq coisa. Espero que ele consiga solucionar o meu problema.

Ela é linda, ainda ontem peguei nela e já não ofereceu quase resistencia nenhuma, e dei-lhe mto miminhos, parece-me que estava a gostar. Ele é o diabo, assim que meto a mão foge e se tento morde( nada melhor para me retirar eu). Mas adora andar pela casa a explorar, é claro que fecho tudo e não lhe dou acesso a toda a casa.

Muito obrigada mais uma vez

Bjs

SGomes
Responder

Voltar para “Aves”