Criar roseicollis á mão

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
lucassilva
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:06 pm

quarta nov 10, 2010 7:10 pm

ajuda
PedroVDias
Membro Veterano
Registado: quarta mai 30, 2007 8:38 pm

sexta nov 12, 2010 4:17 am

Pessoal, só uma coisinha que falta falar e seria importante pois acho que nunca falam.
Como devemos fazer na transição da papa para a comida normal?
Seria importante referir esse aspecto, pois tenho essa duvida.
Obrigado.
IGSG
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 1:18 pm

sexta nov 12, 2010 11:33 am

Em relação à transição da papa para a comida normal, esta deve ser feita de uma forma gradual.
A partir de uma certa idade nota-se que as aves começam a pegar em graozitos que apanham (inclusivé dejectos - ter cuidado com a limpeza). Este "pegar" é um bocado por curiosidade e pela experimentação de sentir o bico "a trabalhar". Por essa altura é conveniente começar a colocar um recipiente com ou granulado ou sementes, ou fruta partida aos bocadinhos muito pequenos. Mantendo sempre as doses de papa(3 ou 4 vezes por dia). Quando eles já estiverem todos cobertos de penas e bem "arrebitados" e se se verificar que eles começam a brincar muito com a comida, começa-se a reduzir a papa. Dando-lhes por exemplo de manhã e à noite, depois vai-se verificando se eles já vão comendo, ou pela falta da comida ou mesmo pela apalpação do papo. Se forem já comendo, começa-se a dar papa apenas uma vez por dia(isto na fase em que eles praticamente já voam). Normalmente eles já voam para a pessoa para receber a papa. Nesta fase, eles com a fome vão comendo cada vez mais sozinhos. Depois pode-se dar papa uma vez por dia, dia sim dia não, apenas para não cortar radicalmente, durante alguns dias. Finalmente quando eles comerem normalmente desiste-se completamente de dar a papa.
O aspecto da ave também conta! Se a ave estiver já a voar, bem compostinha, vivaz, convém deixar o papo ficar mesmo vazio algum tempo. Até porque a fome os obriga a ter que comer.
PedroVDias
Membro Veterano
Registado: quarta mai 30, 2007 8:38 pm

sexta nov 12, 2010 2:29 pm

Obrigado...
Acho que essa informação é importante para mim e claro para os visitantes do fórum.
Boas criações.
Abraços.
Responder

Voltar para “Aves”