Olá!
Apareceu hoje no meu quintal uma avezinha que me pareceu um perdigoto dourado. Falei com o meu pai, que me disse que pela descrição deveria ser uma codorniz.
Pelas minhas pesquisas na net, deverá ser uma codorniz da china ou japonesa, fêmea, uma vez que não tem riscas na cabeça.
Coloquei-a numa caixa em forma de ninho, dei-lhe miolo de pão esfarelado e arroz, que ela comeu. Pensei que estivesse ferida por estar muito sossegadinha no quintal, mas parece que não. Deixou-se apanhar facilmente.
Comecei a pensar que não a poderia deixar no quintal, pq poderia vir algum gato ou coruja e come-la e coloquei-a numa cesta de verga na cozinha, com comida (ao pão e arroz, juntei brocolos) e água.
Agora não sei como a hei-de tratar, uma vez que nunca tive aves e tenho pena de a colocar numa gaiola...
Devo colocá-la numa gaiola grande ou comprar uma caixa de madeira onde ela se esconda em caso de perigo e deixá-la no quintal (que tem uma área de cerca de 50 m2, com relva e uma zona abrigada com alguns vasos)?
Obrigada
Codorniz - ajuda urgente!!
Dúvido MUITO que seja uma coturnix coturnix(codorniz-brava, e que é muito semelhante à coturnix japonica(doméstica)), se o fosse, muito dificilmente a veria... então apanhar...

O mais provável é que se trate mesmo de uma codorniz-doméstica(c japonica) que fugiu a alguém, estas aves apesar de serem maioritariamente muito mansas, o que leva a que por vezes algumas pessoas subestimem a sua capacidade de fuga... ou sei do que estou a falar, num instante podem estar muito mansinhas a esgravetar... como por qualquer pequeno susto se aninham, começam a correr(bem depressa!) e levantam voo subitamente

Se for essa a ave, a comida que normalmente lhes é dada é ração para pintos, misturas de trigo, milho partido, leguminosas,etc. Mas se quiser ficar com ela para animal de estimação, dê-lhe mistura de piriquitos, elas adoram

Se a soltar vai acabar mesmo na barriga de algum gato, ave de rapina,... ou vizinho