Papagaio Cinzento (Congo) Dicas

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
IceWolF
Registado: quarta mar 02, 2005 6:00 pm

sábado dez 18, 2010 9:49 pm

Boas noites...

Foi-me oferecido um papagaio cinzento do Congo, vindo directamente de um criador, mas este por sua vez não foi criado a mão, mas sim pelos progenitores....

Tem uma gaiola bem grande, daquelas maiores, com muito espaço e 4 recepientes para comida/agua.

Ele é muito novo mesmo, pela informação que tenho está desquitado a 3 meses a comer por ele....

Começando, com as minhas duvidas...

Como era de prever, ele poderia ferir-se ao ir para um espaço novo, e o mesmo aconteceu, tem um ligeiro ferimento acima do bico, do lado esquerdo, entre o bico e a narina.... sangrou na hora, mas ja estancou, mas ainda assim deu para sujar varios locais na Gaiola....

Até aí tudo bem.... ao inicio do dia ele assustava-se com a presença das pessoas, e tentava voar e fazia muito barulho... era a defender-se julgo... o que acabou por acalmar, e já não faz, apenas rosna e não deixa tocar nele, embora ja tenha conseguido fazer-lhe alguns mimos, mas por norma não deixa... limita-se a ficar no poleiro superior da gaiola, e sempre atento, mas na zona mais afastada de nos, no fundo do poleiro...

Na comida é que estou com um pouco de medo... ele estava habituado a comer biscoitos, sementes, etc, tudo o que é essencial para o papagaio... onde eu mesmo comprei 1kg de mistura e 1kg de biscoitos, coloquei água em 2 recipientes laterais, e comida noutros 2.... mas ele hoje ainda não meteu o bico em nenhum deles, o que me está a assustar um pouco, inclusive ja tentei dar um biscoito a mão, e pegou no primeiro, comeu-o lentamente, segurando nele com a pata e roendo, até que comeu todo, mas depois já não agarrou mais nenhum, deixando-os cair no fundo da gaiola... as sementes de girassol fez o mesmo...

Será que ele pega agora durante a noite, pois quando apageui a luz a pouco, comecei a ouvir barulhos na gaiola....
Embora ja 2 criadores me tenham dito que é normal no primeiro dia nao pegarem na comida, nem aceitarem interacção com nós humanos, pois primeiro eles vão-se habituar ao espaço... o que é certo é que deixou de tentar voar e atirar-se contra as grades...

Preciso de dicas.... é o primeiro papagaio na familia.
Última edição por IceWolF em quinta dez 23, 2010 10:19 pm, editado 1 vez no total.
IGSG
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 1:18 pm

domingo dez 19, 2010 12:26 am

Bem, vai ter que ter muita paciência!
Primeiro tente saber ao certo que tipo de comida é que ele estava habituado a comer e dê-lhe o mesmo tipo, se não for a alimentação adequada, vá alterando aos poucos até atingir uma alimentação equilibrada. Há alguns tópicos neste fórum de alimentação de papagaios.
É normal nos primeiros dias não comer ou comer muito pouco! Daí o melhor é ter o mesmo tipo de comida de que vinha habituado, mas quando a fome apertar, ele vai procurar a comida e principalmente quando não estiverem pessoas por perto. De noite ele não vai comer. A não ser que tenha alguma luz que faça com que ele consiga ver.
Nos primeiros tempos convém deixá-lo o mais à vontade possível, deixá-lo "estabilizar". Depois então comece a tentar perceber algumas guloseimas que ele goste mais, por exemplo amendoins, banana, girassol e vá dando-lhe à mão até ele ganhar confiança para vir buscar. Quando ele já estiver adaptado e a comer normalmente, aí convem coloca-lo num local de acesso, permanencia ou passagem de pessoas, de modo a que ele nao se sinta ameaçado, mas vá vendo constantemente pessoas, com o tempo o rosnar acabará por passar.
IceWolF

domingo dez 19, 2010 10:43 am

bem

hoje parece-me que esta mais bem disposto...

Já deixa fazer alguns mimos, não rosna, ou rosna muito pouco quando ve algo novo....

Aproveitei, e estive a mudar a água, comida, limpar o fundo da gaiola, e limpei a maior parte do sangue que ele espalhou com o bico (pelas grades)...

Algo que reparei, é que ele gosta de estar no ponto mais alto da gaiola, mas hoje ja se desloca para o meio e as vezes para o lado das pessoas, onde ontem ficava quase que escondido no fundo da mesma....

Tenho aqui um baloiço/poleiro, nem sei se eide colocar ou esperar mais uns tempos para o colocar na Gaiola, visto que ele está em fase de adaptação...

Quanto a comia, vou tentar arranjar um pouco igual a que o criador usa, visto que ele toca nesta comida quando dou a mão, mas não pega nela, ficando indeciso, nota-se que tem medo... visto que ele prova com a lingua, e recua..... e o mais engraçado é que não morde/bica... deixa tocar no bico e na cabeça, mas não no resto do corpo....
IGSG
Membro Veterano

domingo dez 19, 2010 10:26 pm

Isso de lhe tocar vai levar bastante tempo. Tem que ganhar a confiança dele.
Uma coisa que convém ter em atenção é a altura a que tem a gaiola. Os cinzentos na natureza instalam-se por hierarquias, sendo que os do topo da hierarquia ficam nos ramos mais altos.
Nas gaiolas, passa-se a mesma coisa. Convém colocá-no não muito baixo, para não se sentir "inferior" e ameaçado, mas também não convém coloca-lo mais alto que as pessoas. A altura ideal é que ele esteja à altura do tronco, máximo cabeça das pessoas.
IceWolF

segunda dez 20, 2010 12:37 am

Pois, é a altura +- a que está... :D

Mas já estamos todos mais aliviados cá em casa...

Apanhamo-lo todo manhoso, e cheio de medo, mas sozinho la se dirigiu aos recipientes da comida, e começou a comer... depois de comer o primeiro biscoito, comeu mais sem preconceito, passado um pouco dirigiu-se ao outro lado da gaiola e experimentou a mistura, onde tem aquelas sementes todas, e fez o mesmo....

Sinto-o a evoluir muito rápido, o que nos está a agradar muito, pelo menos ja sabemos que a fome não morre... :D

Quanto ao tocar nele, ele deixa por exemplo no bico, ele mesmo dá o bico com calma, e deixa-nos "coçar" o bico, e não morde, mas se estiver a rosnar não podemos insistir, porque ele começa a mostrar sinais de agressividade, virando a cabeça para o outro lado e começa a levantar as penas do pescoço...

Quando ele se sentir mais a vontade, tiro umas fotos, e meto aqui.... quanto a comida não vou inventar muito, vou deixa-lo habituar-se melhor ao ambiente, e depois começar a tentar treina-lo aos poucos, porque mais tarde quero tira-lo da gaiola e passa-lo para um poleiro (daqueles maiores), ou muda-lo para uma Gaiola daquelas grandes, com poleiro exterior....

Para já encontra-se numa destas ( http://www.eurobaron.com/site/info_prod ... q=0&pai=14 ), que julgo ser suficiente para ele agora no inicio, pelo menos segundo o criador ele disse que chega, visto que é só 1 papagaio.

Mas está provisoriamente pousada em cima de um dos balcões da cozinha, o qual vou fazer agora durante a semana um movel para a mesma, +- da mesma altura do balcão, para o poder retirar de cima do balcão, por razões simples.... higiene, tanto nossa como do papagaio, visto que não me agrada te-lo sempre na cozinha, a apanhar com vapores de cozinhados entre outras coisas... assim como penugens, pó branco (de origem dele :D ) a esvoassar pela cozinha.... tendo o movel facilita a colocação dele no exterior (quando está sol, que ele gosta pelo que ja vi, até assubia e fica todo maluco as voltas na gaiola quando apanha sol, e sem ninguem por perto), assim como leva-lo para o corredor da casa... a cozinha infeslimente não é muito grande...

Os meus agradecimentos pelas dicas, e mais alguma coisa, estou aberto a opiniões.... já agora chama-se Chico... :P
IceWolF

quinta dez 23, 2010 12:04 am

Ora... mais umas perguntas...

1 - É normal eles largarem muita plumagem (daquelas pequenas pequenas brancas), ou eles proprio arrancarem alguma, como ja tenho visto o meu a fazer.... e isso é enquanto são novos, ou é normal durante toda a vida o papagaio?

2 - Apesar de ver que ele está a vontade com nos todos e com a casa, noto que é muito assustadisso, qualquer coisa nova, lá está ele a esvoaçar para o outro lado da gaiola, mas quando ve realmente o que é, volta a subir para o poleiro de cima, o problema é quando estou a tratar da limpeza da gaiola (2 em 2 dias), ao meter a mão dentro da gaiola, ele não para, e tem medo, julgo que seja o trauma de ter sido apanhado a mão no viveiro onde foi criado.... o que fazer para que ele passe a nao ter medo da mão, visto que a mão no exterior da gaiola não lhe mete medo, ele até vem com o bico para a gente coçar o bico e a cabeça...

3 - Eles precisam de escuridão total para dormirem durante a noite, ou conseguem mesmo com alguma luz, visto que ele está na cozinha, quando é para dormir, apaga-se a luz e fica as escuras, quero muda-lo para o corredor, mas a meio do correder existe uma pequena luz sempre acesa de noite...

Para já é só... mas ainda vão aparecer mais, para já toda a gente em casa está a adora-lo, até o cão fica tipo estatua a olhar para ele... :P é um exibicionista e peras, anda sempre de patas para o ar, as cambalhotas na gaiola.... as vezes ainda diz "UHHHH", com tanta euforia... :D
IGSG
Membro Veterano

quinta dez 23, 2010 10:23 am

IceWolF Escreveu:1 - É normal eles largarem muita plumagem (daquelas pequenas pequenas brancas), ou eles proprio arrancarem alguma, como ja tenho visto o meu a fazer.... e isso é enquanto são novos, ou é normal durante toda a vida o papagaio?
Sim, isso é normal e vai continuar a vida toda. Pode haver épocas em que largue mais do que outras, mas isso é normal.
IceWolF Escreveu:2 - Apesar de ver que ele está a vontade com nos todos e com a casa, noto que é muito assustadisso, qualquer coisa nova, lá está ele a esvoaçar para o outro lado da gaiola, mas quando ve realmente o que é, volta a subir para o poleiro de cima, o problema é quando estou a tratar da limpeza da gaiola (2 em 2 dias), ao meter a mão dentro da gaiola, ele não para, e tem medo, julgo que seja o trauma de ter sido apanhado a mão no viveiro onde foi criado.... o que fazer para que ele passe a nao ter medo da mão, visto que a mão no exterior da gaiola não lhe mete medo, ele até vem com o bico para a gente coçar o bico e a cabeça...
Isso pode ser mesmo trauma... Tente fazer as limpezas de uma forma muito calma para que ele perceba que não precisa ter medo. Antes e depois das limpezas dê-lhe à mão coisas que ele gosta, um amendoim, um bocado de bolacha, etc. Assim ele começa a associar à mão coisas boas.
IceWolF Escreveu:3 - Eles precisam de escuridão total para dormirem durante a noite, ou conseguem mesmo com alguma luz, visto que ele está na cozinha, quando é para dormir, apaga-se a luz e fica as escuras, quero muda-lo para o corredor, mas a meio do correder existe uma pequena luz sempre acesa de noite...
Eles não precisam de escuridão total para dormir, no entanto se tiver luz suficiente para ver o minimo, vai passar a noite a fazer barulho e às cambalhotas, etc, o que de noite pode ser incomodativo! Se tiver tudo escuro não faz barulho nenhum.
IceWolF

quinta dez 23, 2010 10:19 pm

Dicas quanto a limpeza da gaiola... algo especial?

hoje aproveitei e fiz uma limpeza geral a gaiola (gosto de mante-la o mais limpa possivel)... mas acho que vou passar a limpar diariamente em vez de ser de 2 em 2 dias... visto que ele come que se farta, e defeca que se farta (mas nada de diarreias...)

A maior parte da plumagem, estava agarrada as grades da gaiola, e soltava-se quando ele andava as cambalhotas ou esticava as asas, reparei nisso hoje, e aproveitei e passei o aspirador pelas grades da gaiola (sempre por fora)... onde reparei que saiu quase tudo... ele não ficou nada assustado, alias até ficou curioso, e andava sempre atras do aspirador.. :D

Já reparei que é quase como as crianças, tem muita curiosidade e mexe em tudo, qualquer coisa nova agora que esteja perto da gaiola, la vai ele com o bico... pousei 2 folhas de jornal em cima da gaiola enquanto limpava os tabuleiros, e ele com a curiosidad começou a tentar morder o jornal, o que achei interessante, proque a maior parte dos passaros quando ve algo em cima da gaiola começam logo a tentar fugir...

Ele gosta de apanhar sol directamente, faço bem em coloca-lo no exterior ao sol, ele fica doido com isso, não se cala 1 segundo que seja, nem para 1 segundo que seja quieto... sempre a assubiar, a imitar sons (ou a tentar :D )...

Eperimentei a técnica da recompensa, e notei que ele está menos medroso da mão, embora ainda tenha receio, mas já não começa a tentar voar... ele veio busca a mão, com a mão dentro da gaiola, mas mal pegou nele fugiu para o outro canto do poleiro, o que me facilitou muito o trabalho de limpeza...
jchmp
Membro
Registado: quarta set 22, 2010 4:55 pm

sexta dez 24, 2010 4:02 pm

Boas. Neste tópico tem muita da informação que precisa. Eu sei que tem muito para ler mas... muitas das questões que coloca estão lá abordadas e penso que assim facilita o trabalho. Abraço e Feliz Natal.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=83473
Responder

Voltar para “Aves”