Tenho um papagaio cinzento ja faz 12 anos. Nos ultimos 4 anos por ter de tomar conta de um familiar que estava doente e que ja faleceu o papagaio ressentiu-se e começou a arrancar as penas, não tem penas no peito nem pertoda cauda mas estão a crecer debaixo das asas.Isto ja dura faz 3 anos.
Apos o falecimento do meu familiar ja consegui dedicar mais atenção ao papagaio.teve uma boa recuperação mas voltou ao mesmo.
Sinto que ele faz chantagem comigo com as penas pois ás vezes ameaça que arranca e só quando me aproximo é que fica mais calmo.
A razão alem de psicologica, pode ser dos piolhos, do calcio ou da alimentação?
Agradecia alguma ajuda ou informação a nivel de alimentação,desparatisação,vitaminas calcio, e dos cuidados mais primarios.
Ja agora como se corta as unhas aos papagaios ?
De noite cubro a gaiola com um cobertor faço bem?
Agora que as temperaturas estão muita baixas deve- se borrifar os papagaios.( eu tenho medo que fique doente por isso não borrrifo quando está frio a casa é um pouco fria).
Agradeço a ajuda pois o papagaio faz parte da minha familia e não suportava mais uma perda.
Estimados cumprimentos
SOS Papagaio cinzento a arrancar as penas e um pouco magro.
-
- Membro
- Registado: segunda nov 08, 2010 12:02 pm
Embora possa receber aqui algum aconselhamento válido, penso que no seu caso o melhor mesmo é uma ida com o Papagaio a um veterinário 'especializado' para fazer um check up à ave. O vet lhe poderá dar, em face da observação da ave, o aconselhamento relativamente a desparasitações e suplementação que terá de efectuar.
Boa sorte
Boa sorte
Sem dúvida, urgente para o vet. Problemas de arrancar penas podem ser de origem muito variada mas o mais vulgar é a falta de atenção, que pelo que descreve deve ser o caso. Comece a passar mais tempo com o seu papagaio e se ele o deixar, comece a arranjar-lhe as penas, mexendo ao de leve nos canudos, ajudando assim as penas novas a sair dos canudos.
Pode comprar um ou dois brinquedos (ou fazer) e colocar um diferente todos os dias, alternando entre os dois, mude a localização da comida que deve ser 80% ração e os restantes 20% entre sementes germinadas, fruta e vegetais.
Mude a gaiola dele, eles gostam de novidades (ao contrário do que muito se diz por aí). Mude os poleiros de local, dificulte o acesso à comida, enfim, torne a vida do seu papagaio mais motivante, com maior interesse. A monotonia e a solidão são as mais vulgares origens de stress, por isso anime-o e peça ao veterinário que trate dele, talvez que o suplemente e quem sabe lhe receite algum tipo de produto para evitar o arrancar de penas.
Posso adiantar que a colocação de osso de choco, assim como a administração de vitaminas como (animastrat, não e bem assim que se escreve mas se ler assim na farmácia sabem o que quer) podem dar uma boa ajuda. O osso de choco pelo cálcio e as vitaminas como reforço do bem estar geral...
Espero que em breve nos esteja a contar que tem um papagaio completamente recuperado, cheio de vida e penas bonitas.
Boa sorte
www.papagaiosinteligentes.com
www.papagaiosinteligentes.blogspot.com
.
Pode comprar um ou dois brinquedos (ou fazer) e colocar um diferente todos os dias, alternando entre os dois, mude a localização da comida que deve ser 80% ração e os restantes 20% entre sementes germinadas, fruta e vegetais.
Mude a gaiola dele, eles gostam de novidades (ao contrário do que muito se diz por aí). Mude os poleiros de local, dificulte o acesso à comida, enfim, torne a vida do seu papagaio mais motivante, com maior interesse. A monotonia e a solidão são as mais vulgares origens de stress, por isso anime-o e peça ao veterinário que trate dele, talvez que o suplemente e quem sabe lhe receite algum tipo de produto para evitar o arrancar de penas.
Posso adiantar que a colocação de osso de choco, assim como a administração de vitaminas como (animastrat, não e bem assim que se escreve mas se ler assim na farmácia sabem o que quer) podem dar uma boa ajuda. O osso de choco pelo cálcio e as vitaminas como reforço do bem estar geral...
Espero que em breve nos esteja a contar que tem um papagaio completamente recuperado, cheio de vida e penas bonitas.
Boa sorte
www.papagaiosinteligentes.com
www.papagaiosinteligentes.blogspot.com
.
VIP Eventos - <a href="http://www.aluguerdetendas.net">Aluguer de Tendas</a>