Este debate de ideias pode ter muito interesse ou interesse nenhum, dependerá da forma como o quisermos encarar e abordar.
Para mim terá sempre muito interesse, se for encarado de forma inteligente, sabendo ler aquilo que por vezes não é dito claramente, até porque, estando num fórum, ou escreverei testamentos ou ficará sempre algo por dizer e/ou explicar.
Face a isto, quero apenas esclarecer algumas dúvidas:
Quando falo de aves pequenas, falo de Periquitos Ingleses e não de Periquitos normais um bocadito maiores.
Não vou discutir assuntos sobre higiene e alimentação neste contexto, porque, se me estou a referir a criadores, é assunto que nem se coloca... quem não alimenta ou não mantêm condições de higiene, não é criador, é passarinheiro.
Adiante...
CH2O2 Escreveu:Uma ave pode perder pontos por ter "defeitos" em relação às várias caracteristicas do standart. Mas é desqualificada se não tiver o tamanho mínimo exigido. Em minha opinião se não tem o tamanho mínimo, não é periquito inglês. É apenas um periquito normal grande. É isso que vemos em muitas lojas de animais em portugal.Budgerigar Escreveu: Efectivamente é assim, mas no seu todo, isto seria aquilo que a WBO designa como o Periquito Ideal e esse muito raramente surge.
O facto de uma ave apresentar uma determinada caracteristica pouco desejada em relação ao standard, não invalidada que, num todo, seja uma exclente ave e que venha a ganhar muitos campeonatos.
Pode existir esse mito mas não foi isso que eu disse. Muito pelo contrário. O que eu disse foi que os criadores vendem para as lojas de animais os periquitos ingleses de má qualidade e ficam com os exemplares de boa qualidade. Se fosse ao contrário não seriam grandes criadores.Budgerigar Escreveu: Eu acho que se criou o mito de que o criador ou os grandes criadores, não vendem a lojas, o que não é , de todo, verdade.
Os grandes criadores têm, por motivos obvios, uma maior facilidade em escoar as aves remanescentes, mas muitas outras acabam por ver vendidas a importadores que por sua vez os espalham pelas lojas desse mundo fora.
Obviamente não se pode dizer que nas lojas se encontrarão com facilidade Periquitos de boa qualidade.
No entanto há que distinguir duas situações.... aves nacionais e aves importadas.
Nas aves Nacionais e face ao nível de qualidade que temos, que infelizmente e salvo honrosas excepções, ainda é algo baixa, não é fácil encontrar aves de grande qualidade, já que, os criadores guardam para eles os melhores, o que tem toda a lógica.
Quando falamos de aves importadas a situação é ligeiramente diferente, sobretudo face à qualidade existente em Países como a Bélgica, Holanda ou Alemanha, em que, em boa parte dos casos, o que eles têm de mau, não está muito longe daquilo que nós temos de bom.
Por outro lado, também nesses Países e face à qualidade existente, a evolução é também mais rápida, daí que, temos criadores a desfazerem-se de aves que são muito boas, porque entretanto fizeram melhorias significativas na qualidade do plantel e desfasem-se de aves que, para nós e para o nosso nível, são um bom patamar para se começar (ou até para melhorar plantel), sobretudo se pensarmos na parte monetária.
CH2O2 Escreveu:Porquê?Budgerigar Escreveu: Também é necessário compreender que, no que ao Periquito Inglês diz respeito, existem algumas regras mal ditadas.
Quem achar que para criar deverá ter aves grandes, poderá estar a começar da pior forma.
Simples
Quanto maior for a ave, mais apática é, maior dificuldade tem em criar... há machos que nem galar conseguem.
Há pessoal que se mete a comprar "avestruzes" e depressa desanimam por não conseguirem os resultados esperados.
O resultado está à vista.... temos 2 ou 3 criadores de topo, uma mão cheia de pessoal que começa a fazer um excelente trabalho, e um mundo de desistentes.
Quando há mais de 20 atrás me iniciei na criação de Periquitos Ingleses, em Portugal existiam uns 5 ou 6.
Actualmente, desses 5 ou 6, mantêm-se 1 ou 2 activos e o resto....
Destes 1 ou 2, temos, o Rui Teixeira, que tem aves de topo, resultados de topo e uma vontade e persistência imensa para continuar.
É mais fácil começar com aves de menor porte, mais activas e com maior aptidão para criarem.... se não se ganhar na qualidade, ganha-se na experiência.
É importante referir que, a selecção que tem sido alvo o Periquito Inglês, centrou-se sobretudo no seu porte, em detrimento de outras características que hoje em dia, alguns criadores querem reverter e a par do porte, pretendem fixar essas capacidades perdidas.
Não é em vão que o Periquito normal cria que nem um rato, já o Inglês....
CH2O2 Escreveu:Não entendi o que quis dizer com esta afirmação. Obviamente o genética é importante mas não mais importante nos ingleses do que noutra ave qualquer. Além disso também uma boa alimentação e higiene são importantes.Budgerigar Escreveu: A "força" do Periquito de Standard Inglês está na sua genética e esta deve ser a base para se iniciar uma criação de sucesso.
Sim, é um facto que se aplica a todas as aves, mas estamos a falar de Periquitos Ingleses e sobretudo, estamos a falar de uma ave fruto de uma selecção e que regride com imensa facilidade, daí que a genética tenha um importância especial por forma a manter e melhorar determinadas características.
Quanto à questão da higiene e alimentação, está respondido no inicio do post
Budgerigar Escreveu:CH2O2 Escreveu: Não acredito que um periquito "inglês" comprado numa loja de animais em Portugal chegasse a ser qualificado para competir num dos países que referiu.
Nem eu acredito nisso, até porque, as aves em exposição têm de ter anilha do próprio criador, portanto nunca poderia expor com uma comprada.
O que eu não tenho dúvidas é que as possibilidades da prole desta ave chegarem a qualquer campeonato com boa classificação, não é nenhuma hipótese remota.
CH2O2 Escreveu:Não concordo. Se começar com aves pequenas vai ter muita dificuldade em chegar ao tamanho mínimo exigido pelo startnda.
Tal como referi no inicio, há que ter a capacidade de perceber o que não está escrito, sendo que, quando falo em aves pequenas, não estou a falar de pseudo periquitos ingleses nem coisa parecida.
Um Periquitos Inglês pode até ser mais pequeno do que aquilo que o standard determina, mas ter outras características que importam preservar ou fixar noutra ave.
Um macho com um bom tamanho pode necessitar de uma boa marcação ou de maior profundidade na mascara.
Uma fêmea ligeiramente mais pequena, pode ter tudo isso, faltando-lhe apenas o tamanho.
Este casal, pode ser o ponto de partida para aves com um tamanho dentro do standard, aliando outras características essenciais
Uma nota final em relação às exposições e à avaliação das aves.
Como em tudo, a avaliação feita vale o que vale.
Recordo-me de em finais de 2004 ter ido a Rio Meão a uma expo e de ter visto um excelente Periquito do Rui Teixeira, classificado com 86 ou 87 ponto, muito mau, especialmente tendo em conta a qualidade da ave.
Na altura liguei ao Rui por não perceber como tal teria sido possível e o Rui estava tão admirado quanto eu, já que a qualidade da ave era por demais evidente, tão evidente que, pouco tempo depois, já em 2005 essa mesma ave foi classificada com 92 pontos no Campeonato Mundial na Alemanha, junto aos grandes senhores dos Periquitos, e tivemos o orgulho de ter o primeiro periquito Inglês criado em Portugal como Vice-Campeão do Mundo
