A femea que era macho =|

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
javo
Membro Júnior
Registado: terça set 02, 2003 1:59 pm

terça dez 09, 2003 4:05 pm

Olá a todos.
Há algum tempo comprei um Fisher macho. Como me recomendaram que estas aves não deviam ficar mto tempo sós, optei por comprar logo a seguir uma femea.
Pedi uma femea, o vendedor tirou uma ave da gaiola de exposição, observou-a, pediu que o seu ajudante confirmasse que se tratava de uma femea, ele confirmou... tudo bem.

São aves magnificas.
Este fim de semana reservei algum tempo para observar as aves e fiquei chocado. Puseram-se a lutar e a quererem galar-se um ao outro.
A conclusão mais óbvia é que se tratam afinal de 2 machos.
É um bom motivo para carimbar os vendedores de incompetentes,neh?

:evil:
noite
Membro
Registado: quinta mar 27, 2003 4:17 pm

terça dez 09, 2003 4:39 pm

Olá Javo.

Essa é a historia mais comum de se ouvir sobre Fichers. Ainda à minutos atrás estava a escrever sobre esse assunto.

É muito difícil distinguir o sexo destas aves, a única certeza é a distancia entres dois ossitos que eles tem cá atrás ao pé do rabo. Não sei se viste como o Sr da loja fez, mas tens agarrar as aves vira-los de costa e com o dedo ires lá ver a distancia entre esse ossitos. Se a distancia entre esse dois ossinhos for a do dedo indicador deitado é fêmea, agora se for macho o espaço deve ser do dedo indicador ao alto.
Agora quando se trata de aves jovens que nunca puseram um ovo e que ainda não desenvolveram por completo o seu aparelho reprodutor, a diferença de distancias é mínima ou nenhuma. Outra das causas de erro é que muitas vezes a fêmeas ao ser agarrada, comprime-se e fecha esses ossinhos.
Não é nada fácil ter certezas quanto ao sexo destas aves.

Quanto ao seu comportamento, podem ser até duas fêmeas.
Outro factor que torna ainda mais difícil de distinguidos é o seu comportamento, pois visto serem aves muito afectuosas entre si, é normal terem um comportamento de casal quando não o são. E quanto galarem, também não quer dizer muito, pois é frequente nestas situações de ambos os pássaros do mesmo sexo, um deles assumir o papel do outro sexo.

Pode muito bem ter duas fêmeas, ou um casal em que a fêmea ainda não esteja com vontade de copular.

É difícil dizer qual das situações os seus se encontram.

Cumprimentos, Nuno.
noite
Membro

terça dez 09, 2003 4:43 pm

olá.

Quando á bocado disse que a única certeza era a distância entre os ossinhos, mentira, já existem exames ao sangue em que é possível concluir o sexo das aves.

Cumprimento, Nuno.
DoLL
Membro Veterano
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

terça dez 09, 2003 6:09 pm

noite Escreveu: olá.

Quando á bocado disse que a única certeza era a distância entre os ossinhos, mentira, já existem exames ao sangue em que é possível concluir o sexo das aves.

Cumprimento, Nuno.
isso e a sexagem nao é?
noite
Membro

terça dez 09, 2003 6:11 pm

yep, sim.
DoLL
Membro Veterano
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

terça dez 09, 2003 6:24 pm

ah bem me parecia:)eu ia dizer que se fazia a sexagem pois ao meu ringneck foi feito a sexagem:) o criador antes de nos trazer o animal confirmou nos o sexo com a sexagem:) agora so espero que lhe apareça o colar de macho:)ainda e novito:)

beijinhos ;)
treta
Membro
Registado: quarta jul 09, 2003 7:53 pm

sexta dez 12, 2003 1:45 pm

Javo como eu te entendo :roll:

Tenho um casal de personatas :?: que estou a ficar desconfiada se não serão duas femeas.

Escrevi aqui há tempos um ropico sobre os meus personatas que tinham começado a fazer o ninho.

Depois de estar feito brigavam por ele. Uma ave é maior do que a outra... é claro que a maior ganhou e apoderou-se do ninho.
A outra tenta lá entrar e vai bicadas de meia noite :roll: , claro é expulsa.
Hoje fui dar com dois ovos no ninho e a femea a chocá-los.

Mas tenho a certeza que não estão galados :? pois já vi a femea a querer ser galada e a outra ave impavida e serena a olhar :evil:

Estou mesmo desconfiada que tenho duas femeas.

Haverá alguem interessado em trocar uma destas por um macho?
Responder

Voltar para “Aves”