[Ajuda] Canários

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Eman33
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári

sexta fev 18, 2011 11:34 pm

Acho que se deve mexer nos ovos (quer tenha 50 anos de experiencia ou 1 dia) se necessário, e especialmente ver e mexer nos pequenotes. Se não mexer, nunca vai aprender.
Acho também que uma fêmea "mansa" que abandona o ninho por se mexer no mesmo, não é uma boa ave de criação.
Budgerigar
Membro Veterano
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

sexta fev 18, 2011 11:59 pm

Eman33 Escreveu: Acho também que uma fêmea "mansa" que abandona o ninho por se mexer no mesmo, não é uma boa ave de criação.
Isto é realmente muito importante.

Preocupamo-nos com o porte, a cor e uma variedade de caracteristicas fisicas e deixamos para trás este aspecto que é importantissimo.

Uma ave que apresente este tipo de comportamento, não é uma boa ave para criação.

Por vezes, e eu não sou excepção, deixamos passar em branco estas situações e damos continuidade a comportamentos indesejáveis na criação.

A titulo de exemplo:

Tive uma fêmea que, quando as crias estavam quase emplumadas, acabava por as matar.

No entanto, era uma fêmea que tirava crias fantásticas e por isso, optava por lhe tirar os ovos e passá-los para outra fêmea, descurando o facto de que, mais que uma simples mania, esta situação se poderia transmitir geneticamente.

Certo é que, duas das suas filhas, tiveram comportamentos idênticos.

Por tudo isto, criar é muito mais que juntar duas aves e ver nascer uma meia dúzia de passaritos. Criar é sobretudo seleccionar os melhores em todos os aspecto, sendo necessário em alguns casos, "sacrificar"determinadas características em prole de outras até obtermos um plantel equilibrado a todos os níveis.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
suran
Membro
Registado: sexta fev 18, 2011 6:57 pm

sábado fev 19, 2011 2:26 pm

Nao sei se é o topic certo mas o tema é canários.
Tenho um casal de canários novos.
Ela ja tirou uma ninhada, pos 4 ovos nasçeram 3 e um deles morreu hoje, foi o ultimo a nasçer.

Como eles nao saiam do ninho ela foi pondo-os fora do mesmo e sem nos apercebermo-nos ontem tinha lá 2 ovos, mas o ninho tava sujo da criaçao anterior.

Entao como a gaiola era algo pequena resolvemos mudar tudo de gaiola.
Ela trata dos filhos, que ja comem mas por vezes tem preguiça mas como o ninho tava sujo retiramos o "pasto" do ninho para ela fazer novamente.

So que agora nao quer fazer, ja pos um ovo no chao da gaiola.
Que se faz? Os 2 ovos retirados no ninho estao guardados para nao se partirem.
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

sábado fev 19, 2011 3:38 pm

Por isso é sempre segura ter um segundo ninho.

Quando as crias ficam já grandinhas, costumo por um outro ninho para que se houver vontade da parte da fêmea ter outra postura não estragar o ninho anterior.
"A compaix&atilde;o para com os animais &eacute; das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
Responder

Voltar para “Aves”