Caturra a morrer

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
JMSousa
Registado: quinta mai 27, 2010 9:38 pm

quinta mar 17, 2011 1:06 pm

Bom dia foristas,

Eu tenho um casal de caturras (suponho), com dois anos, que estão numa gaiola enorme de papagaio. Deixo-as sair, elas passeiam dentro de casa, vêm para o nosso ombro e são muito sociáveis e afáveis. Adoram a nossa companhia.

A semana passada, a caturra que eu suponho que seja a fêmea, magoou-se na gaiola e fez um corte debaixo da asa. Para agravar a situação, o animal ao limpar as penas mexia na ferida e aumentou-a substancialmente.
Fomos com ela ao veterinário e este mandou por um produto (Aurizon) que no papel diz que é para otites de cães. Questionei o veterinário acerca disso e ele disse que não havia problema pois o tratamento era o mesmo, e ainda acrescentou ao produto "umas gotas de um outro produto" para a aliviar da comichão, evitando assim que ela andasse lá com o bico. Não resultou pois ela cotinuava a coçar e a piorar cada vez mais a ferida. Voltei a ir ao veterinário e este mandou por um "chapéu" daqueles que se põe aos cães.
Assim o fiz. Realmente o produto fez com que a ferida ganhasse crosta, mas aí surgiu outro problema: a caturra ficou triste e deixou de se alimentar com tanta frequência, além de começar a fazer diarreia (umas vezes tipo água e outras vezes parecendo leite aguado).

Ontem de manhã, começou a notar-se fraqueza e tirei-lhe o "chapéu" para ver se ela comia mais, e até ficou mais feliz e comeu um pouco mais, estando no entanto fraquinha e combaleante. Fiquei com esperança que recuperasse uma vez que além de comer um pouco mais deixou também de mexer na ferida. Hoje ela ficou muito pior. Deixou completamente de comer, ficou muito cambaleante, muito fraquinha e levezinha, deixou também de piar. Está sempre a dormir e tornou-se muito muito pouco activa.

Alguém me pode ajudar e dizer o que devo fazer para que ela volte, pelo menos a comer? :cry:

Nós todos gostamos muito dela e ficamos muito tristes quando a vimos assim... :cry:

Obrigado
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quinta mar 17, 2011 1:09 pm

JMSousa Escreveu:Bom dia foristas,

Eu tenho um casal de caturras (suponho), com dois anos, que estão numa gaiola enorme de papagaio. Deixo-as sair, elas passeiam dentro de casa, vêm para o nosso ombro e são muito sociáveis e afáveis. Adoram a nossa companhia.

A semana passada, a caturra que eu suponho que seja a fêmea, magoou-se na gaiola e fez um corte debaixo da asa. Para agravar a situação, o animal ao limpar as penas mexia na ferida e aumentou-a substancialmente.
Fomos com ela ao veterinário e este mandou por um produto (Aurizon) que no papel diz que é para otites de cães. Questionei o veterinário acerca disso e ele disse que não havia problema pois o tratamento era o mesmo, e ainda acrescentou ao produto "umas gotas de um outro produto" para a aliviar da comichão, evitando assim que ela andasse lá com o bico. Não resultou pois ela cotinuava a coçar e a piorar cada vez mais a ferida. Voltei a ir ao veterinário e este mandou por um "chapéu" daqueles que se põe aos cães.
Assim o fiz. Realmente o produto fez com que a ferida ganhasse crosta, mas aí surgiu outro problema: a caturra ficou triste e deixou de se alimentar com tanta frequência, além de começar a fazer diarreia (umas vezes tipo água e outras vezes parecendo leite aguado).

Ontem de manhã, começou a notar-se fraqueza e tirei-lhe o "chapéu" para ver se ela comia mais, e até ficou mais feliz e comeu um pouco mais, estando no entanto fraquinha e combaleante. Fiquei com esperança que recuperasse uma vez que além de comer um pouco mais deixou também de mexer na ferida. Hoje ela ficou muito pior. Deixou completamente de comer, ficou muito cambaleante, muito fraquinha e levezinha, deixou também de piar. Está sempre a dormir e tornou-se muito muito pouco activa.

Alguém me pode ajudar e dizer o que devo fazer para que ela volte, pelo menos a comer? :cry:

Nós todos gostamos muito dela e ficamos muito tristes quando a vimos assim... :cry:

Obrigado
O veterinário em questão era "especializado" em aves? É que a maioria dos veterinários não tem experiência nesta àrea e a ajuda é pouca.

Boa sorte
JMSousa

quinta mar 17, 2011 1:17 pm

N era especializado... Disse que já não trabalhava há algum tempo com aves...

Obrigado
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

quinta mar 17, 2011 1:45 pm

e que tal ir a um veterinário que perceba de aves? conforme a sua localiação, posso recomendar lhe um por pm!
JMSousa

quinta mar 17, 2011 2:07 pm

Sou do Porto, da zona das Antas...
Se puder, eu agradeço bastante...
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

quinta mar 17, 2011 7:31 pm

mesmo que nao haja expert em aves eu sempre mudava de veterinario
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

sexta mar 18, 2011 4:49 am

Tente alimentar a ave com uma seringa (sem a agulha claro). Há umas papas para criação que se junta água. Tente dar-lhe directamente no bico. Pode ser que ela assim coma. Se ela aceitar o alimento dê-lhe pequenas quantidades várias vezes ao dia. Mantenha-a num lugar aquecido e tranquilo e tente encontrar um veterinário especializado em aves.

Já agora, permita-me um à parte. Se fosse comigo, tentava obter uma segunda opinião de um veterinário especializado em aves. Caso se verifique que o tratamento sugerido pelo primeiro veterinário não era o indicado (podendo mesmo conduzir à morte da ave quer porque o tratamento piorou o estado de saúde ou porque, não sendo eficaz, perdeu tempo com um tratamento enquanto poderia estar a fazer outro mais indicado), eu faria uma reclamação por escrito. As más práticas médicas não são só nos hospitais do bicho homem e os maus profissionais têm que ser responsabilizados. Se a sua ave morrer (espero sinceramente que não seja esse o caso) uma reclamação em nada vai ajudar o animal. Mas talvez venha a prevenir que um mau profissional volte a prejudicar outros animais.
JMSousa

sexta mar 18, 2011 3:38 pm

Muito obrigado pelas ajudas, mas infelizmente a caturra morreu mesmo hoje de manhã... :cry:
Talvez faça mesmo uma reclamação embora não conseguisse ter 2as opiniões.
Mas mais uma vez muito obrigado.

Jorge Sousa
:(
Responder

Voltar para “Aves”