É a primeira vez que escrevo nas aves, apesar de seguir o fórum. Venho contar-vos uma "história" e pedir-vos algumas opiniões (visto que não sou muito entendida em animais de tão "pequeno" porte

À cerca de 8 semanas sensivelmente, ainda estávamos nós em pleno Inverno, um gato de uma colónia aqui da zona que alimento, apareceu com uma ave na boca. Fui logo a correr tirar a pequena criatura da boca do mesmo com a ajuda do meu pai, o qual me disse que era uma pomba ainda muito jovem (talvez apenas com uma semana de vida).
Estava ensanguentada, mas ainda assim viva. Quando verificamos melhor, vimos que tinha uma perna partida e sangrava da mesma. Tinha também um buraco no papo, que fazia sair a comida.

Não lhe demos muita esperança de vida, pelas condições em que se encontrava, mas mesmo assim tratei dela. Coloquei umas pequenas talas na perninha e imobilizei a mesma com adesivo. Limpei muito bem a ferida do papo com soro, tratei do mesmo e tapei muito bem.
Nesse dia alimentou-se muito bem e estava bem "arrebitada", mas o meu pai continuou a dizer para não ter muita esperança. Aquecia-a, alimentava-a e fazia-lhe os curativos todos os dias. Cada vez melhorava mais

Dormiu sempre comigo durante as duas semanas seguintes. E continuava a melhorar. Já se debatia para comer, piava alto e bom som

Pouco tempo depois, já estava completamente curada do ferimento no papo e quando começou a erguer-se, notamos que a patinha tinha cicatrizado muito bem e andava sem qualquer problema

8 semanas passadas, é um pombo completamente normal (já tentou cortejar uma galinha

Mas agora a minha questão: a intenção sempre foi a de devolver-lo à Natureza mal estivesse curado e pronto a voar. De tal forma que nunca esteve preso em gaiolas, andou sempre livre a voar pela casa e agora fica no galinheiro ao ar livre (entra à noite para dormir com as galinhas).
Mas o "malandro" não abdica da nossa companhia. Mal nos vê pela manhã, voa sempre atrás de nós e não nos larga, literalmente

Sobe para os nossos ombros, cabeça, costas, voa atrás de nós... Parece ter-se afeiçoado muito.
Será que algum dia ele vai "abalar" e levar uma vida normal de pombo? A nossa intenção nunca foi a de ficar com ele

Agradeço algumas dicas / opiniões e desculpem o testamento

Descubram as diferenças
O bebé no primeiro dia aqui em casa:

Uploaded with ImageShack.us
O malandro nos dias de hoje:

Uploaded with ImageShack.us