Diferenças entre coturnix japonica e coturnix coturnix?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
GoldPanther
Membro
Registado: quinta mai 05, 2011 12:04 am

sexta mai 06, 2011 12:15 am

Boas!
Um dia destes andava a pesquisar sobre codornizes pois iniciei á pouco tempo uma criação das mesmas e depareime com uma situação muito curiosa, da qual não fazia a menor ideia, as codornizes "bravas" e as codornizes "mansas" são raças diferentes e não apenas a domesticação das primeiras! Coisa que não fazia ideia, e já vou á caça da codorniz á algum tempo, e o meu avô fazia criação de codornizes, e elas pareciam-me identicas! mas afinal aquelas que compramos são oriundas da ásia (daí o nome codorniz japonesa) e as que há por aí são aves migratorias oriundas de africa, mas fisiologicamente são identicas até o tamanho (se bem que grande parte dos vendedores de codornizes só dispoem de codornizes japonicas um pouco maior que o normal, mas eu ja tenho as de tamanho "normal"), e já existe mesmo cruzamentos entre as duas (sim porque elas podem cruzar), devido ás soltas de codornizes no campo para treinar os caes e para dar uns tirinhos. No entanto a minha duvida permanece, qual a diferença entre as duas, sim porque para serem raças diferentes tem que ter diferenças por muito poucas que sejam. Quem souber agradecia que "postassem" ai as vossas resposatas, e já agora corrijam-me se alguma informação que eu escrevi estiver errada.
OBrigado ;)

PS:(desculpem o testamento)
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

sexta mai 06, 2011 3:08 pm

Creio que encontra aqui a sua resposta:
http://www.slideshare.net/joao1959/origem-das-codornas

Parece-me essencialmente que a diferença é quase apenas o peso em adultas.
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

sexta mai 06, 2011 3:42 pm

São de espécies diferentes.

Fisicamente não são muito diferentes, mas maioritariamente as bravas são mais pequenas(nem sempre, há domésticas de vários tamanhos) e nervosas.

A "japonica" foi desenvolvida para pôr e "para carne", põem ovos maiores e continuamente. Não chocam(nem sequer têm o instinto de pôr em ninho).

Mais parecida em comportamento com a Coturnix coturnix será a Excalfactoria chinensis(codorniz-anã-da-china), embora esta forme casais. Chocam e cuidam dos filhos. Tendem também a ser menos mansas e voam surpreendentemente bem :o

P.S.- Alguém já teve codornizes(domésticas) que pusessem os ovos em ninho? Já as tive num "espaço maiorzito" e mesmo assim nunca as vi tentar fazer um ninho e/ou pôr no mesmo sítio...
(Acho estranho não terem sequer o instinto de pôr em ninho como as galinhas :? )
GoldPanther
Membro
Registado: quinta mai 05, 2011 12:04 am

sexta mai 06, 2011 8:04 pm

eu estou a tentar arranjar um casal de codornizes anas da china mas nunca encontro nenhumas á venda.
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

sexta mai 06, 2011 9:22 pm

muitas das codornizes japonesas são de origem de aviarios e o que acontece e está provado é que quando muitas gerações saõ criadas artificialmente as femeas tendem a perder o instinto maternal
Orlando13
Membro Júnior
Registado: quarta mar 16, 2011 1:50 am

sábado mai 07, 2011 6:08 am

Os ovos das codornizes são chocados em chocadeiras elétricas por isso que elas não chocam mais. Mudaram de comportamento.
Responder

Voltar para “Aves”