De quanto em quanto tempo as codornizes poem ovos? é que as minhas já não pem um ovo a um mes.
ja tinha postado esta duvida mas nnguem respondeu...
duvida postura codornizes
boa noite
qualquer das raças de codorniz desde que criadas em cativeiro em iniciando a postura poem um ovo por dia salvo quando começam por se velhas e ai vão espaçando a postura ate deixarem de por.
cumprs.
qualquer das raças de codorniz desde que criadas em cativeiro em iniciando a postura poem um ovo por dia salvo quando começam por se velhas e ai vão espaçando a postura ate deixarem de por.
cumprs.
<p>ola boa noite caros foristas</p>
<p>ja a alguns anos sou criaador de aves so que a 2 anos comecei com RedRumpds verde e as coisas correram bem. foientão que encontrei nuna loja da especialidade 1 casal ddessas aves mas opãlino e fique encantado o que quer dizer que comprei. fundo da questão dado que passou o tempo e nada de vestigios de encasalarem aborrecime com eles e coloqueia a elaQue ja tinha feito postura cá perto de um macho ja existente e que tinha a femea no choco e a verdade e que logo ao 1º encontro foi galada, mas a questão é outra a ave que era considerado o macho juntei a um kakaraky macho por falta de espaço e que estava viuvo e agora o kakaraky não faz outra coisa se não galar e este fica completamente submisso. pergunto eu o que me aconselham a fazer e que nem sei se na realidade é macho ou femea e o que pode dar</p>
<p> </p>
<p>ja a alguns anos sou criaador de aves so que a 2 anos comecei com RedRumpds verde e as coisas correram bem. foientão que encontrei nuna loja da especialidade 1 casal ddessas aves mas opãlino e fique encantado o que quer dizer que comprei. fundo da questão dado que passou o tempo e nada de vestigios de encasalarem aborrecime com eles e coloqueia a elaQue ja tinha feito postura cá perto de um macho ja existente e que tinha a femea no choco e a verdade e que logo ao 1º encontro foi galada, mas a questão é outra a ave que era considerado o macho juntei a um kakaraky macho por falta de espaço e que estava viuvo e agora o kakaraky não faz outra coisa se não galar e este fica completamente submisso. pergunto eu o que me aconselham a fazer e que nem sei se na realidade é macho ou femea e o que pode dar</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
- Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári
Se elas já não puseram mais ovos é porque acabaram esta postura.
Não chocaram? É normal, va-se lá saber porque mas é normal. Tive em tempo bastantes codornizes, 5/6 fêmeas e apenas uma delas fazia que chocava, mas as pequenas codornizes são levadas da breca e fogem pa todo o lado quando nascem. Dos que ela chocou nunca se criou nenhum.
Não chocaram? É normal, va-se lá saber porque mas é normal. Tive em tempo bastantes codornizes, 5/6 fêmeas e apenas uma delas fazia que chocava, mas as pequenas codornizes são levadas da breca e fogem pa todo o lado quando nascem. Dos que ela chocou nunca se criou nenhum.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am
todas as codornizes, perus, galinhas(pintos), pintadas africanas que forem de origem de aviarios ha longas gerações perderam o instinto de incubação, pois a comercio é mais rentavel se nascerem de incubação artificial, pois ao retirar os ovos para a incubadora o instinto da ave faz com que ela coloque mais ovos e nunca chegue a chocarEman33 Escreveu:Se elas já não puseram mais ovos é porque acabaram esta postura.
Eu nem gosto de cobras, pá!
Forista Eman,Eman33 Escreveu:Se elas já não puseram mais ovos é porque acabaram esta postura.
Fiquei um pouco confuso...

Fiz há tempos essa pergunta e ninguém respondeu.
Já as tive num espaço "mais selvagem", e elas por vezes "punham" nuns pseudo-ninhos(pequenas covas em cantos mais calmos), mas não era certo, tanto "punham" lá como noutro sítio qualquer, tendo eu ficado com a ideia que "punham" naqueles sítios por acaso.
Essas que teve eram vulgares codornizes de linhagem-comercial(postura e/ou carne), eram de criação caseira, com possível ascendência de "brava" com poucas gerações de distância, outro?

Aqueles "ninhos"(leia-se covas) em comparação à "perfeição" de um ninho de Excalfactoria c. não passavam mesmo de meros "buracos-de-banho"

Agradecia esclarecimento

Cumprimentos

Forista GoldPanther,
Sob condições de fotoperíodo controlado(de 14/16horas, ou até mesmo 24por dia, acho) e temperatura média de 20ºC, pelo que já li(nunca as tive sob estas condições), nestas condições iniciam postura sem "fim à vista", ou seja, põem enquanto aguentam(1, 1.5 ano? ñ tenho certeza) e como não aguentam pôr quase diariamente, para sempre, vão começando a pôr com crescente número de dias de intervalo. Li.
Agora sob as condições de fotoperíodo e temperatura naturais elas iniciam a postura(Março-Abril), põem regularmente(de 4 a 7ovos por semana, depende da genética das aves(principalmente), alimentação e condições), e lá para +-Setembro, mantendo a regularidade da postura, e de um dia para o outro deixam de pôr, começam a muda e só voltam a reiniciar a postura no Março seguinte.
Já tive algumas excepções que mantiveram postura até finais de Dezembro, e sem alterar regularidade de postura, mas depois pararam, mudaram e no ano seguinte reiniciaram igualmente a postura.

Quando não "punham" uns 4dias seguidos(mesmo as muito fracas de postura) só me voltavam a pôr no ano seguinte.
As causas do cessar de postura em período-normal que conheço são a mudança de alojamento(foi-me sempre 100%"fatal"), alteração súbita da alimentação, doença e acidente(pata-asa partida, corte "feio", "ataque" + forte de macho, etc)
Depois de a suspenderem(postura), nunca a retomaram na mesma "época de postura", mas sempre na seguinte.
Cumprimentos