Caça ao Melro!!!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Terugkeren
Membro Veterano
Mensagens: 1033
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quarta mai 25, 2011 8:38 am

Estou Chocado!!!
Inesperadamente, o passado mês de Abril, o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural fez publicar a portaria que define o Calendário Venatório. Além das violações da Directiva Aves, já recorrentes, contém também o maior chorrilho de disparates e más práticas de gestão da caça jamais visto em Portugal em tempos recentes. A par de outras medidas sem nexo, a caça ao Melro passa a ser possível, após mais de 20 anos de proibição.
http://www.spea.pt/noticias/detalhes.php?id=137
Nem sei o que dizer!!
Depois dos entraves à criação e à posse de aves da nossa fauna, depois de finalmente após tantos anos de espera terem finalmente publicado uma Portaria em 2010 que o permite mas exige tamanha burocracia e custos que desencoraja qualquer um de enverdar pela criação e posse destas aves, eis senão quando o Ministério da Agricultura nos ‘surpreende’ com mais uma pérola legislativa, a legalização da caça ao melro. Não se pode apanhar para ter numa gaiola, não se pode sequer deter ou criar, a não ser que se cumpram burocracias inimagináveis, mas pode-se andar aos tiros a matá-los. Sim senhor, os políticos e em particular estes senhores deste Ministério (que já tinham sido responsáveis pela lei dos cães potencialmente perigosos) são uns verdadeiros ‘experts’ no que legislam.
silartes
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: domingo jul 15, 2007 9:30 pm

quarta mai 25, 2011 9:08 am

eu ja sabia disso... o meu pai infelizmente é caçador... eu ja lhe disse que se ele aparecer em casa com um melro que ele tenha morto que nem precisa de entrar em casa, nesse dia dorme na carrinha....
Terugkeren
Membro Veterano
Mensagens: 1033
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quarta mai 25, 2011 10:25 am

Sendo este um tema sobre aves e que importa a todos aqueles que se importam com estas, faz sentido que aqui esteja TAMBÉM este tópico e esta informação. No entanto, agradeço que a eventual discussão do tema se centre no tópico aberto no fórum dos Direitos dos Animais.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=89524
jorge1234
Membro Veterano
Mensagens: 235
Registado: sábado jan 08, 2011 5:37 pm
Localização: roseicollis
caturras
piriquitos australianos

quarta mai 25, 2011 8:18 pm

eu sou a favor da captura de melros, melros sao como piriquitos ou agapornis se tiverem espaço sufeciente, e ja têm raçao propria para a raça... se forem bem tratados podem ser otimos animais para ter em casa :wink:
Terugkeren
Membro Veterano
Mensagens: 1033
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quarta mai 25, 2011 8:31 pm

jorge1234 Escreveu:eu sou a favor da captura de melros, melros sao como piriquitos ou agapornis se tiverem espaço sufeciente, e ja têm raçao propria para a raça... se forem bem tratados podem ser otimos animais para ter em casa :wink:
O que está aqui em causa, independentemente de ser-se conta a captura e detenção ou não, é a incongruência do legislador. Precisamente porque proibe a captura e detenção, em nome da protecção da especie, e em simultâneo permite a sua morte por caça. É estupido isto, ou não.
Pela minha parte, mal por mal, antes prefiro ver um melro vivo e bem tratado numa gaiola do que pendurado morto no cinto de um caçador! Mas preferir mesmo é vê-los vivos e em liberdade!
MFPJ
Membro Veterano
Mensagens: 604
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

quarta jun 01, 2011 12:27 am

:o ... Quando li o título do tópico pensei MESMO que fosse uma "piada" :o ...
Mas não, mata-se à chumbada por diversão(leia-se caça-se) o tordo(acho que nunca vi nenhum), a codorniz(vi 0), a perdiz(estas já vi 3, liiiiindas :D , únicas :roll: ), as rolas bravas já não as ouço cantar e voar como flexas como as via há uns anos, agora parece que vou deixar de ver e ouvir tão frequentemente aqueles belos negros pássaros que assobiam deliciosamente pelo raiar do Sol... raiva :|
CH2O2
Membro Veterano
Mensagens: 740
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

domingo jun 05, 2011 1:09 am

As leis, no que diz respeito a este assunto, são muitas vezes mal ajustadas à realidade. No entanto, a caça é uma actividade que, por si só e se fôr bem regulada, não introduz um factor negativo na fauna e flora. Temos que nos lembrar que o Homem também faz parte da natureza e como tal somos um dos elementos que contribuem para o equilibrio (ou desiquilibrio) dos ecossistemas. Quer queiramos, quer não, estamos cá para ficar.

Antes de continuar a falar sobre a caça ao melro quero dar um exemplo de como o Homem é parte activa dos ecossistemas. Temos em Portugal um tipo de ecossistema muito interessante, o montado. Este ecossistema rico em biodiversidade e economicamente importante foi criado pelo Homem e, sem a intervenção do Homem, reverteria a um estado selvagem com menor biodiversidade.

Voltando ao melro e à lei da caça, verifica-se que o Homem contribui para aumentar ou diminuir a frequência das espécies, nos ecossistemas onde exerce influência. Admito que desconheço qual a influência do Homem sobre as populações de melros em Portugal, no entanto, à primeira vista o melro parece ser uma espécie oportunista que tem aproveitado a actividade humana para sobreviver. Se este é o caso, a caça poderá servir como factor regulador das populações de melros. Não devemos esquecer que, se por intervenção humana as populações de melros aumentarem demasiado, irão competir com outras espécies. Estas espécies que não conseguem beneficiar da intervenção humana podem mesmo correr risco de extinção devido à competição com os melros. Não sei se este é o caso e gostaria de conhecer quais os motivos/estudos que levaram à modificação da lei. O que quero dizer é que a caça, se fôr bem legislada, é um importante factor na regulação dos ecossistemas onde o Homem já exerce influência.

Não sou caçador nem nunca disparei um tiro na direcção de uma ave. Mas a caça bem regulamentada não é nenhum bicho mau.
Responder

Voltar para “Aves”