1º periquito- dúvidas!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
catc
Membro
Registado: quinta nov 13, 2003 7:07 pm

segunda jun 06, 2011 11:27 am

Boas :wink:

Tenho o meu 1º periquito há cerca de um mês, é um juvenil ainda :) E posso dizer que estou a adorar, ele está cada vez mais manso e farta-se de brincar. Fiz agora um petsite para ele :) À partida penso estar a correr tudo bem, só tenho 2 questões:

- ele às vezes coça-se um bocado, será que tem ácaros ou assim? Como sei se ele tem parasitas?

- de vez em quando ele espirra (acho que são espirros), é normal? ele faz isso desde que está comigo...

Não sei se é macho ou fêmea, por isso palpites do sexo são bem vindos :)

obrigada!
Eman33
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári

segunda jun 06, 2011 1:37 pm

Boas,

Tem uma fêmea verde arlequim dominante, parece-me.

Ela coçar-se de vez em quando é normal. Para ver tem de a agarrar e suprar nas penas para ver se tem bichnhos castanhos ou vermelhos (mais grave), mas de qq maneira tenha em conta que se agarrar a ave ela vai ficar mais brava e deixar de confiar em si por uns tempos.

O espirrar pode ser uma contipação, ou pode nem ser nada.
AtiradorRX
Membro Veterano
Registado: quinta jul 01, 2010 4:48 pm

segunda jun 06, 2011 5:21 pm

Eman33 Escreveu:Boas,

Tem uma fêmea verde arlequim dominante, parece-me.

Ela coçar-se de vez em quando é normal. Para ver tem de a agarrar e suprar nas penas para ver se tem bichnhos castanhos ou vermelhos (mais grave), mas de qq maneira tenha em conta que se agarrar a ave ela vai ficar mais brava e deixar de confiar em si por uns tempos.

O espirrar pode ser uma contipação, ou pode nem ser nada.
Como e que sabes que e uma femea verde arlequim dominante???

E relaçao aos espirros e a coçar-se e normal, se ele começar a ficar tipo sonolento e caso de levalo ao veterinario.

Em relaçao ao sexo voçe ve pela cor do bico, se for castanha e femea se for azul e macho(tenha atençao porque eu ja tive periquitos juvenis que tinham o bico azulado e eu juntei com uma femea mas depois começou a ficar mais castanho).

Espero ter ajudado....................AtiradorRX
catc
Membro
Registado: quinta nov 13, 2003 7:07 pm

segunda jun 06, 2011 8:00 pm

obrigada pelas respostas :)

bem ele é novinho ainda, nao sei bem mas penso que tem cerca de 2 meses :|

em que idade é que começa a ficar definida a cor da cera por cima do bico?

thanks!
Eman33
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári

segunda jun 06, 2011 10:58 pm

Talvez devido á larga experiencia que tive com periquitos, mas também pode ser pelo simples facto da cera da periquita ser tipo branco, que em idade precoçe indica fêmea, rosa indica macho, existem alguns que ainda deixa uma certa duvida, mas esta é certinho. Alguém quer apostar?

Quanto á cor no bico para quem ja percebe alguma coisa de periquitos consegue ver quando eles começam a ganhar penas, embora ainda não seja uma diferença nitida, mas já dá para ver.
Responder

Voltar para “Aves”