andorinha bébé caida do ninho
Há uma semana encontrei uma andorinha bébe junto ao pneu de um carro, estacionado frente a porta do meu prédio. Trouxe-a para casa e como não sabia o que lhe dar, fiz uma papa de pão, vitaminas e agua, e com a ajuda de uma seringa e paciencia, consegui introduzir a papa, no bico da ave. Entretanto descobri uma alimentação mais propria que alguem fez o favor de me indicar. Comprei, e passei a dar umas tres vezes ao dia. Ontem "fui ensinando" a andorinha a voar - atirando-a ao ar e com muito cuidado apanhava-a tb no ar. Isto para ela mexer as asas. Hoje já andava muito rápida pela varanda com as asitas levantadas. No entanto ela ainda não se aguenta muito no ar. vou esperar mais alguns dias para ver se ela volta a liberdade. Ao fim de tarde ela tem frio e treme por isso fica num cesto revestido com drakalon, dentro do meu quarto. Passa a noite com a barriga cheia, quentinha e caladinha. De manha quando sente a luz, ai está ela a gritar. Dou-lhe comida com a ajuda de uma pinça e volto a colocá-la na varanda onde tem um enorme espaço aberto. Estou desejosa de a ver voar, mas com pena de a ver partir. Também sem a certeza se ela se afuenta...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
- Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....
As andorinhas são insectivoras (ha papas nas lojas para isso) e por norma não levantam voo se estiverem no chão. é difícil para elas, devido ao comprimento das patas e à envergadura das asas.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta out 28, 2004 2:35 am
Deverá entregar a ave o mais rapidamente possível a quem sabe tratá-la convenientemente. Espalhados pelo país, existem diversos centros de recuperação de fauna silvestre (aves e mamíferos).
Nesses locais, existem técnicos devidamente habilitados a avaliar a condição física do animal e, se for caso disso, alimentá-lo e treinar a sua capacidade de voo e tb de se alimentarem-se sozinhos. Nos locais onde não existem, deverá ligar-se para o SEPNA (Serviço da Natureza da GNR) através do seu número SOS Ambiente. Eles recolhem o animal e levam-no até ao centro mais próximo.
Penso que será de Lisboa. Na capital, tem o LX CRAS - Centro de Recuperação de Animais Silvestres onde deverá entregar a ave antes que tenha algum "acidente" nesses treinos de voo. As andorinhas (e andorinhões) são aves "pesadas" que precisam ser lançadas ao ar de forma especial e que, em caso algum, deverão aterrar de barriga sob pena de fazerem lesões internas.
Aqui fica o contacto do centro:
LX CRAS - Centro de Recuperação de Animais Silvestres
Espaço Monsanto
Estrada do Barcal, Monte das Perdizes
Parque Florestal de Monsanto
1500-068 Lisboa
Tel.: (+351) 218 170 200
Fax: (+351) 218 170 245
http://www.cm-lisboa.pt/pmonsanto
[email protected]
Nesses locais, existem técnicos devidamente habilitados a avaliar a condição física do animal e, se for caso disso, alimentá-lo e treinar a sua capacidade de voo e tb de se alimentarem-se sozinhos. Nos locais onde não existem, deverá ligar-se para o SEPNA (Serviço da Natureza da GNR) através do seu número SOS Ambiente. Eles recolhem o animal e levam-no até ao centro mais próximo.
Penso que será de Lisboa. Na capital, tem o LX CRAS - Centro de Recuperação de Animais Silvestres onde deverá entregar a ave antes que tenha algum "acidente" nesses treinos de voo. As andorinhas (e andorinhões) são aves "pesadas" que precisam ser lançadas ao ar de forma especial e que, em caso algum, deverão aterrar de barriga sob pena de fazerem lesões internas.
Espaço Monsanto
1500-068 Lisboa
[email protected]
<p>"Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez só porque podia fazer muito pouco." Edmund Burke </p>
<p><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.facebook.com/blogdosbichos"> ... chos</a><a href="http://www.facebook.com/pages/Blog-dos- ... 5"></a></p>
<p> </p>
<p><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.facebook.com/blogdosbichos"> ... chos</a><a href="http://www.facebook.com/pages/Blog-dos- ... 5"></a></p>
<p> </p>
essa papa é parecida á dos periquitos?buzio Escreveu:As andorinhas são insectivoras (ha papas nas lojas para isso) e por norma não levantam voo se estiverem no chão. é difícil para elas, devido ao comprimento das patas e à envergadura das asas.

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta out 28, 2004 2:35 am
A papa de substituição que se utiliza é papa insectívora.
<p>"Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez só porque podia fazer muito pouco." Edmund Burke </p>
<p> </p>
<p> </p>
Eu encontrei uma andorinha na rua sem conseguir voar. Ela tinha o bico de cima quase completamente partido. Pensei logo para mim: Mesmo que ela sobreviva agora, depois para se alimentar não consegue. Tinha aqui papa para periquitos e lembrei-me de lhe dar, apesar de não ser essa papa a mais indicada para elas. Esteve sempre dentro da minha camisola, onde estava quentinho e quando a metia na caixa com um paninho colocava uma panela com água quente por baixo. Parecia estar a melhorar mas morreuCatarinaR Escreveu:O quê que aconteceu? Ela partiu o bico?

-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm
A intenção pode ter sido das melhores, mas fez tudo de errado.pacoo Escreveu:Eu encontrei uma andorinha na rua sem conseguir voar. Ela tinha o bico de cima quase completamente partido. Pensei logo para mim: Mesmo que ela sobreviva agora, depois para se alimentar não consegue. Tinha aqui papa para periquitos e lembrei-me de lhe dar, apesar de não ser essa papa a mais indicada para elas. Esteve sempre dentro da minha camisola, onde estava quentinho e quando a metia na caixa com um paninho colocava uma panela com água quente por baixo. Parecia estar a melhorar mas morreuCatarinaR Escreveu:O quê que aconteceu? Ela partiu o bico?
De qualquer das maneiras foi melhor assim, se ela chegasse á idade adulta depois morria de fome.

<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">São muitos anos a virar frangos!………Trolls? Já os conhecemos à légua! Mas depois somos maus.</p>
não existe nenhum centro de recuperação perto. Eu até pensei em entrega-la a uma loja de exóticos (pensando que eles tinhas lá bichos vivos para ela comer). Eu só tenho 14 anos e a minha mãe não me deixava ir a essa loja.Terugkeren Escreveu:A intenção pode ter sido das melhores, mas fez tudo de errado.pacoo Escreveu:Eu encontrei uma andorinha na rua sem conseguir voar. Ela tinha o bico de cima quase completamente partido. Pensei logo para mim: Mesmo que ela sobreviva agora, depois para se alimentar não consegue. Tinha aqui papa para periquitos e lembrei-me de lhe dar, apesar de não ser essa papa a mais indicada para elas. Esteve sempre dentro da minha camisola, onde estava quentinho e quando a metia na caixa com um paninho colocava uma panela com água quente por baixo. Parecia estar a melhorar mas morreuCatarinaR Escreveu:O quê que aconteceu? Ela partiu o bico?
De qualquer das maneiras foi melhor assim, se ela chegasse á idade adulta depois morria de fome.
Nestas coisas, quando não se sabe não há que inventar! Devia ter entregado rapidamente a ave num centro de recuperação, e caso não tivesse podido fazer isso de imediato, deveria pelo menos tê-los contactado para saber o que fazer até lá.

-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm
Diga à sua mãe que eles têm telefone, e dizendo que não tem como lá levar a ave eles logo diriam o que fazer.pacoo Escreveu:não existe nenhum centro de recuperação perto. Eu até pensei em entrega-la a uma loja de exóticos (pensando que eles tinhas lá bichos vivos para ela comer). Eu só tenho 14 anos e a minha mãe não me deixava ir a essa loja.Terugkeren Escreveu:A intenção pode ter sido das melhores, mas fez tudo de errado.pacoo Escreveu:Eu encontrei uma andorinha na rua sem conseguir voar. Ela tinha o bico de cima quase completamente partido. Pensei logo para mim: Mesmo que ela sobreviva agora, depois para se alimentar não consegue. Tinha aqui papa para periquitos e lembrei-me de lhe dar, apesar de não ser essa papa a mais indicada para elas. Esteve sempre dentro da minha camisola, onde estava quentinho e quando a metia na caixa com um paninho colocava uma panela com água quente por baixo. Parecia estar a melhorar mas morreuCatarinaR Escreveu:O quê que aconteceu? Ela partiu o bico?
Nestas coisas, quando não se sabe não há que inventar! Devia ter entregado rapidamente a ave num centro de recuperação, e caso não tivesse podido fazer isso de imediato, deveria pelo menos tê-los contactado para saber o que fazer até lá.
Mas se a ave tinha o bico nesse estado, não se martirize, porque eventualmente seria eutanasiada.
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">São muitos anos a virar frangos!………Trolls? Já os conhecemos à légua! Mas depois somos maus.</p>
pois, foi logo um dos meus primeiros pensamentos.Terugkeren Escreveu:Diga à sua mãe que eles têm telefone, e dizendo que não tem como lá levar a ave eles logo diriam o que fazer.pacoo Escreveu:não existe nenhum centro de recuperação perto. Eu até pensei em entrega-la a uma loja de exóticos (pensando que eles tinhas lá bichos vivos para ela comer). Eu só tenho 14 anos e a minha mãe não me deixava ir a essa loja.Terugkeren Escreveu:A intenção pode ter sido das melhores, mas fez tudo de errado.pacoo Escreveu:Eu encontrei uma andorinha na rua sem conseguir voar. Ela tinha o bico de cima quase completamente partido. Pensei logo para mim: Mesmo que ela sobreviva agora, depois para se alimentar não consegue. Tinha aqui papa para periquitos e lembrei-me de lhe dar, apesar de não ser essa papa a mais indicada para elas. Esteve sempre dentro da minha camisola, onde estava quentinho e quando a metia na caixa com um paninho colocava uma panela com água quente por baixo. Parecia estar a melhorar mas morreuCatarinaR Escreveu:O quê que aconteceu? Ela partiu o bico?
Mas se a ave tinha o bico nesse estado, não se martirize, porque eventualmente seria eutanasiada.

Peço desculpa por ressuscitar este tópico, mas penso que quanto ao espaço monsanto não vale a pena entregar lá estas aves mais "comuns", e estive no centro de recuperação na semana passada e disseram para não entregar-mos aves dessas lá, porque o espaço deles devia ser utilizado para aves mais raras, como corujas, águias, falcões, etc.fUmiguinha Escreveu:Deverá entregar a ave o mais rapidamente possível a quem sabe tratá-la convenientemente. Espalhados pelo país, existem diversos centros de recuperação de fauna silvestre (aves e mamíferos).
Espaço Monsanto
1500-068 Lisboa
[email protected]