Boas.
Tenho um casal de canários comuns desde o ano passado.
Foram os únicos sobreviventes de umas salmonelas que me matou 16 canários e de um gato que entrou no viveiro e me matou mais 5.... ano trágico o de 2009.
Tratei das salmonelas com o fp20-20.
E dos gatos, mudando os canários para outras gaiolas.
No ano passado, realizou 3 posturas, em todas colocou 4 ovos, todos galados e em todos tragicamente morreram na primeira semana de vida, sempre com o mesmo método: nos últimos dias a fêmea apenas se colocava em cima dos filhos não os alimentando, apareciam todos esmagados.
Este ano apenas realizou uma postura tendo os ovos serem comidos, ainda deixei o ninho, ela faz o ninho, mas não faz a postura, não insisti mais e retirei o ninho e não pretendo realizar mais criação com este casal.
No inicio do ano, adquiri mais um casal de vermelhos, em casas separadas, aparentemente bastante saudáveis e felizes.
Realizaram a primeira postura, dos 4 ovos que a fêmea colocou apenas 1 estava galado, a cria morreu alguns dias depois...
Mudei-os para outra gaiola que desinfectei previamente, assim como todos os acessórios e ninho. Arranquei algumas penas na zona do ventre tanto à fêmea como ao macho.
Também administrei um complexo vitaminico, antes e durante a postura.
Fez ninho, colocou 4 ovos, todos nasceram.
Como li aqui no fórum, sobre a morte das crias que uma das causas da morte das crias era a falta de líquidos, tive o cuidado de fornecer pão molhado, maça etc.
Mas mesmo assim o resultado foi o mesmo, tudo normal nos primeiros dias e quando chega a uma semana de vida, morrem todos debaixo da fêmea...
Ontem ainda consegui alimentar os dois que restavam à mão, coloquei o ninho de volta e também uma webcam.
Consegui filmar a fêmea a espezinhar as crias com as patas, retirei o ninho, coloquei-o debaixo de uma luz e alimentei-os com uma seringa, mas já nem conseguiam levantar a cabeça, conseguiram sobreviver durante a noite, mas hoje de manhã ainda continuavam com a comida de ontem no papo e morreram nas minhas mãos...
Queria ainda tirar uma criação este ano, mas estou com medo, o que posso fazer????
Desespero, morte de canários na primeira semana de vida...
boas tambem comecei com criaçao de canarios este ano e esta pestura ja foi a 3, nas primeiras 2 nasciam e morriam... o tempo era chuva num dia sol noutro durante o choco... nesta o tempo manteve-se e de 4 ovos nasceram os 4 mas 1 morreu por a femea nao dar de comer a esse... deve ter sido o ultimo a nascer.
tambem nesta ultima tirei o macho, e estao os 3 muito bem... e gordinhos...
agora esta epoca e um bocado tarde pa os canarios mas podes fazer acho eu..
depois quando a femea tiver a 2 3 dias no choco tira o macho... e ve no que da...
boas
espero que te tenha ajudado
tambem nesta ultima tirei o macho, e estao os 3 muito bem... e gordinhos...
agora esta epoca e um bocado tarde pa os canarios mas podes fazer acho eu..
depois quando a femea tiver a 2 3 dias no choco tira o macho... e ve no que da...
boas
espero que te tenha ajudado
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo abr 15, 2007 1:10 pm
Obrigado pelo interesse.
Nesta 2ª postura, tirei o macho depois da postura do 4º ovo.
Não resultou
Um abraço
Nesta 2ª postura, tirei o macho depois da postura do 4º ovo.
Não resultou
Um abraço
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
pao molhado nao gosto, pode fermentar e inchar no papo.
o ideal é variar a alimentaçao, sementes verduras e fruta como maçã, claro q papa de qualidade sempre disponivel.
podem tar a morrer nao devido a salmonelas mas devido a outras bacterias fatais em crias precoces.
tb se pode dar o caso de serem maus pais e nao alimentarem o suficiente, eu ajudava com papa de cria na seringa duas a 3 vezes por dia, ve de manha e a noite se eles enchem bem o papo senao ja sabes do q é.
boa sorte
o ideal é variar a alimentaçao, sementes verduras e fruta como maçã, claro q papa de qualidade sempre disponivel.
podem tar a morrer nao devido a salmonelas mas devido a outras bacterias fatais em crias precoces.
tb se pode dar o caso de serem maus pais e nao alimentarem o suficiente, eu ajudava com papa de cria na seringa duas a 3 vezes por dia, ve de manha e a noite se eles enchem bem o papo senao ja sabes do q é.
boa sorte
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo abr 15, 2007 1:10 pm
Eu achei estranho o comportamento da mãe a "pisar" os filhos.
Mas é muita coincidência, duas fêmeas com comportamentos idênticos, ambas deitam-se em cima dos filhos até à morte...
Mas é muita coincidência, duas fêmeas com comportamentos idênticos, ambas deitam-se em cima dos filhos até à morte...
pode acontecer, porque ha femeas que se alapam em cima deles ate os abafar, se tiveres tempo aprecia au longe as seguintes coisas:
-se ela sai do ninho pra lhe darem de comer (caso tenhas o macho com a femea, se nao tiveres basta ir ver o papo);
-quantas vezes ela sai do ninho;
-e qual e a reacçao dela quando estas a mexer no ninho
-se ela sai do ninho pra lhe darem de comer (caso tenhas o macho com a femea, se nao tiveres basta ir ver o papo);
-quantas vezes ela sai do ninho;
-e qual e a reacçao dela quando estas a mexer no ninho