Codornizes da China com Canários e Mandarins

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado ago 06, 2011 1:52 pm

Olá a todos!
Eu pretendo adquirir uma codorniz da China, pois acho-as muito bonitas e dóceis. Eu gostava de saber se uma codorniz da China ficaria bem neste alojamento:
Medidas da gaiola: 70 cm de comprimento, 80 cm de altura e 35 cm de largura;
Animais na gaiola: 6 canários e 2 mandarins;
Alimentação: Sementes de canário, semente da saúde, larvas de tenébrio vivas, papa de ovo e papa de fruta ( ocasionalmente dou sticks daqueles que se prendem às grades da gaiola, maçã 1 vez por semana e pão 1 vez por mês );
Poleiros: 4 ( um deles quase junto ao chão, 2 no meio e 1 bem alto )
Outros dados: a gaiola tem também um baloiço e os comedouros e bebedouros estão a 20 cm do chão, o chão da gaiola é revestido de uma areia própria para aves, osso de choco e pedra de cálcio estão também sempre presentes na gaiola.

Agora as dúvidas:
Esta gaiola tem tamanho suficiente para comportar uma codorniz da China ?
A codorniz da China pode ficar junta com canários e mandarins sem problemas ou pode atacá-los ?
É necessário comprar uma mistura de sementes para codorniz ou elas alimentam-se apenas de restos dos canários ( embora eu ache que elas cheguem aos comedouros ) ?
Ela consegue subir para todos os poleiros ou ficará pelo chão e pelo poleiro mais rasteirinho ?
É necessário providenciar algum objecto especial para uma codorniz da China ?
Há algum cuidado especial que eu devo ter com a codorniz ?

Desculpem a quantidade de dúvidas mas eu nunca tive codorniz e tenho pouca experiência com aves ' de chão ' como por exemplo perdizes, galinhas e aves do género.
Muito obrigada desde já.
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

sábado ago 06, 2011 4:48 pm

acho o espaço muito pequeno para essas aves todas
Eu nem gosto de cobras, pá!
fabiolopes
Membro Júnior
Registado: quarta jan 26, 2011 8:53 pm

segunda ago 08, 2011 9:46 pm

boas.
esse espaço e um pouco pequeno para todas essas aves e convem ter um comedouro no chao pois as codornizes nao tem um voo muito controlado para conseguir voar para os comedouros.
espero ter ajudado
cumprimentos
fabio lopes
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

quarta ago 10, 2011 9:12 pm

Em comparação ao tamanho das gaiolas em que geralmente são mantidas estas aves, não considero a gaiola nada pequena para 6 canários e 2 mandarins... os pássaros não estão a voar todos ao mesmo tempo, além disso conseguem exercitar as asas relativamente bem, tomara todos terem este espaço(claro que o espaço ilimitado é o perfeito... 8) e é preferível o espaço horizontal ao vertical ).

A codorniz "da China"(Excalfactoria chinensis), bem com as do género Coturnix não conseguem empoleirar-se(nem bem nem muito mal... zero, só conseguem estar confortavelemente em superfícies com largura igual à das suas patas) , a comida e água têm de estar ao seu alcance no chão.
Só utilizam o espaço do chão, o voo só o utilizam em casos de emergência ou para fazer distâncias "chatas" de fazer a pata(caminhando).

A c.da China prefere companhia, são monogâmicas, quando mantidas sozinhas tendem a emitir pios de chamamento para sempre, acho que nunca se chegam a habituar muito bem a ficar sozinhas.

Embora não tendam a ser agressivas, na defesa no ninho e das crias podem sê-lo.

Não tem mistura de exóticos para os mandarins? só a comida dos canários?

Não tenha os pássaros sempre com papa, pode causar-lhes obesidade(é fácil de ver). As "sementes de saúde" também, informe-se melhor...

Quem come os tenébrios... os mandarins? Nunca os vi interessarem-se muito por insectos maiorzitos que um bicho-da-vareja. :?
Nitara
Membro Veterano

quinta ago 11, 2011 1:09 pm

Muito obrigado pelas respostas de todos.
MFPJ:
Os mandarins nunca aceitaram comida de exóticos, nunca lhe ligaram e sempre se alimentaram de comida para canários ( segundo o vendedor onde os comprei à cinco anos, eles sempre foram habituados à comida de canários ).
Não considero as minhas aves obesas, tenho glosters corona e glosters consorte e sei que eles têm bastantes penas mas eu costumo pegar neles de vez em quando para ver se têm parasitas e se está tudo bem e encontro-os normais, sem sinal de obesidade.
Realmente os mandarins não ligam muito aos tenébrios, estes apenas são comidos pelos canários. Às vezes até fazem fila no poleiro para chegar ao comedouro dos tenébrios :lol: .
Acabei por comprar a codorniz da China, comprei um macho e segundo o vendedor, não convém juntar uma fêmea a um macho, porque este pode persegui-la até à morte e também não sei se assim a gaiola ficaria com aves a mais.
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

quarta ago 17, 2011 10:41 pm

Nas codornizes "normais" é que juntando 1 macho a 1(ou 2)fêmeas é que resulta uma pintura de sangue do que estiver em redor...

As excalfs. não (costumam) são assim.
PauloC3
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 11:46 am

quarta ago 17, 2011 11:34 pm

Eu acho a gaiola pequena para essas aves todas. Podem não voar todas ao mesmo tempo, mas se forem saudáveis não vão ficar a vegetar paradas cada uma nos seus poucos centimetros de poleiro. E mesmo não voado, as aves têm noção do seu espaço de segurança e não estou a ver 8 aves numa gaiola de 70 cm conseguirem ter esa segurança. Muito sinceramente nessa gaiola 4 canários chega, e se for para criar nem isso deverá ter. Lá por haver quem mantém canários em gaiolas de 15 cm com um poleiro não vamos assumir que tudo o que vá para além disso é bom para ave.

POr isso o meu conselho, que já vai tarde é que tenha apenas as aves às quais possa dar boas condições. Más condições ou sequer 'remediadas'. não serve. Percebo que goste de aves, mas não queir ter isso tudo ão mesmo tempo!
<p>Paulo C., a virar frangos na Arca desde os finais do s&eacute;culo XX .</p>
Nitara
Membro Veterano

quinta ago 18, 2011 12:51 pm

Obrigado pelas respostas.
Actualmente estão todas saudáveis ( exepto uma que já abri um tópico aqui no fórum das Aves, está com conjuntivite, mas se querem informações sobre isso vão a esse tópico ). Dois dos canários que tenho actualmente são bastante velhinhos e acredito que apesar de estarem saudáveis não vão durar muito. Um tem 15 anos outro tem 12 e tenho a certeza pois nasceram em casa :) . Um ( o de 15 anos ) já tem muito poucas penas e cá em casa preocupo-me bastante com a temperatura no Inverno, pois sei que ele não tem a protecção das penas que os outros têm.
Também não pretendo fazer mais criação. Quando estes morrerem pretendo mudar para tentilhões Gouldian, mas depois logo se vê, porque estes tanto podem durar mais um ano como mais dez e por isso ainda não penso nas aves que virão para a gaiola depois das que cá tenho actualmente.
Boa alimentação não lhes falta ( agora já controlo as doses das papas e da semente da saúde e não lhe deixo sempre à disposição, pois sei que podem causar obesidade quando ingeridas em excesso ). Tirando isto têm também à disposição larvas de tenébrio uma vez por semana, mistura normal para canário, sticks de painço e de fruta de 15 em 15 dias e vegetais e fruta de vez em quando.
Dadas as condições em que eram mantidos os que eu comprei ( pois alguns foram fruto de criações que fiz ) que era gaiolas muito minúsculas mesmo com um poleiro e sem poderem voar, acho que estão mais alegres agora.
filiperusso
Membro
Registado: sexta set 26, 2008 1:31 am

segunda ago 22, 2011 9:33 pm

Quando fala em tentilhoes gouldian refere-se a diamantes gould? Se for tem de repensar as instalações pois com goulds não irá ter muito sucesso na sua criação dessa forma
<p>Cumprs,</p>
<p>Filipe Couto</p>
<p>O meu blog----> http://avesfilipecouto.blogspot.com/</p>
Nitara
Membro Veterano

terça ago 23, 2011 1:17 pm

Sim refiro-me mas como lhe disse ainda não pensei em nada. Não pretendo fazer criação e ainda nada é certo mas obrigado pela dica.
Responder

Voltar para “Aves”