Fases para domesticar

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Pekeka
Membro Veterano
Registado: sexta out 12, 2007 11:28 am

domingo ago 07, 2011 7:35 pm

Boas

Eu até ao mês passado tinha um casal de caturras, já tinham 2 anos. Adquiri-os num criador logo que começaram a comer. Infelizmente o macho acabou por falecer, e a fêmea continua saudável e anda mais curiosa até! Ao ínicio estava a pensar em adquirir um macho se ela ficasse triste, mas como não ficou e como tenho algum tempo estou pensando em domesticá-la, mas gostava de saber se é possivel domesticá-la com esta idade ? E se sim, por onde devo começar ?Desde já obrigado, Ricardo Gouveia
AtiradorRX
Membro Veterano
Registado: quinta jul 01, 2010 4:48 pm

domingo ago 07, 2011 8:25 pm

Penso com essa idade é um pouco improvavel, mas nao diria impossivel.

As seguintes fases sao:

1. DEIXAR A AVE GANHAR AUTOCONFIANÇA
Observar atenciosamente o comportamento da ave
- Se esta se demonstrar amedrontada, poderá tornar-se agressiva.
- Por vezes alguns animais sofrem maus-tratos por parte dos antigos donos, pelo que a
agressividade demonstrada inicialmente trata-se de um mecanismo de autodefesa.
Há que ser paciente e esperar que ele se habitue ao novo lar assim como ás pessoas que com
ele interagem. Só quando a ave deixar de mostrar receio e agressividade é que poderá passar á
fase seguinte.

2. GANHAR A CONFIANÇA
Para ganhar a confiança da sua ave terá que despender de bastante tempo para a mesma
diariamente. Assim deverá:
- Aproximar-se da gaiola ou poleiro sem que esta o receie e se afaste, se tal acontecer, afastese
um pouco até que a mesma se sinta completamente á vontade com a sua presença.
- Deverá falar com a mesma, com tom suave e carinhoso, para que a mesma não se assuste, e
comece a assimilar algumas palavras que lhe transmita.
Estes dois aspectos, serão cruciais para que se possa aproximar cada vez mais da ave e que a
mesma se sinta á vontade com a sua presença, quando tal se verificar, deve sempre que se aproximar da ave de lhe dar um alimento que a mesma aprecie particularmente (Ex. Papagaios
adoram amendoins)
A próxima etapa é fazem com que a ave venha buscar a comida á sua mão, que só acontecerá
quando tiver plena confiança e estiver acostumada á sua presença.

3. CONTACTO FÍSICO
Depois da ave perder todo o receio e ganhar confiança em si, há que procurar estabelecer o
contacto físico com a mesma. Para tal deverá:
- Com um poleiro ou pau, colocar a meio do peito da ave, fazendo com que a mesma suba para
este e dê uma volta com a mesma pela casa, de forma a que esta se habitue ao poleiro e ganhe
equilíbrio para permanecer no mesmo. Deverá ser muito cuidadoso nesta etapa, evitando
qualquer gesto brusco ou barulho anormal, pois a ave não se deve assustar, caso contrário
poderá perder a confiança em sí.
Uma vez acostumada a andar num poleiro consigo, deverá tentar o contacto físico com a
mesma. Devendo aproximar a sua mão lateralmente muito cuidadosamente e lentamente,
tentando-a acariciar na cabeça. Repetindo este procedimento até que a ave se acostume com o
mesmo e se sinta completamente segura.
Depois destes primeiros contactos, deverá pegar na ave e coloca-la no seu ombro ou braço. No
entanto esteja preparado porque eventualmente poderá levar uma ou outra bicada por parte da
ave, no entanto deverá suportar a dor, sem fazer gestos bruscos ou agredir a ave, caso
contrário irá deitar tudo a perder.

Espero ter ajudado;) :lol: :lol: :lol:
CatarinaR
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2011 2:52 pm

domingo ago 07, 2011 8:42 pm

Interessante 8)
Pekeka, novidades?
"Não vivas numa cidade onde não relinchem cavalos nem os cães ladrem" - Provérbio Indiano

" De todos os animais que existem para recreação da humanidade, o cavalo é o único capaz de provocar tal paixão que será absolutamente indomável."
Pekeka
Membro Veterano

segunda ago 08, 2011 7:14 pm

Boas

AtiradorRX, obrigado pela ajuda! Irei tentar fazer com que ela comece a ganhar confiança, e a ave não sofreu de maus tratos por partes de ninguém visto que a tenho desde pequena. Penso que não deverá ser assim tão impossível.

Catarina, hoje estive observando-a e ela estava sempre a andar de um lado para o outro no poleiro, mas depois começou a observar-me também lolol :D
CatarinaR
Membro Veterano

segunda ago 08, 2011 7:19 pm

Já é um começo :P
"Não vivas numa cidade onde não relinchem cavalos nem os cães ladrem" - Provérbio Indiano

" De todos os animais que existem para recreação da humanidade, o cavalo é o único capaz de provocar tal paixão que será absolutamente indomável."
Pekeka
Membro Veterano

segunda ago 08, 2011 9:59 pm

pois é :P , mas hoje encontrei um criador que me arranja um par , mas é novinho .. e eu queria era um adulto lolol . Não gosto muito de ter um passaro sem companhia :?
CatarinaR
Membro Veterano

segunda ago 08, 2011 10:08 pm

És tu e eu :lol:
Todos os bichinhos cá em casa têm companheiros/as :D

AtiradorRX
Membro Veterano

terça ago 09, 2011 11:19 am

Mas se arranjar um companheiro/a pode fazer com que a sua caturra fique mais brava
Pekeka
Membro Veterano

terça ago 09, 2011 10:28 pm

Boas

Ela teve o companheiro 2 anos e não era brava, pois eu não coloquei ninho. Apenas ela não presta tanta atenção lolol
AtiradorRX
Membro Veterano

quarta ago 10, 2011 10:01 am

vç e que sabe o que faz com a sua ave.
Responder

Voltar para “Aves”