Canario doente

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Neptune
Registado: segunda jul 11, 2011 5:36 pm

quinta ago 18, 2011 10:16 pm

Tenho um canário lindo que até chateava de tanto cantar, mas na ultima semana começou com queda de pena (principlamente nas asas) e á volta do pescoço parece ter uma irritação na pele e pareceu-me ver sangue. Não canta mais. O que será que ele tem?
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

quinta ago 18, 2011 10:26 pm

nao estará na muda da pena? o facto de nao cantar acho que é normal o meu tambem nao o esta a fazer, mas no fim da epoca reprodutiva lá volta ele a cantar seja dia ou noite
Eu nem gosto de cobras, pá!
Neptune
Registado: segunda jul 11, 2011 5:36 pm

quinta ago 18, 2011 11:05 pm

tekillaa Escreveu:nao estará na muda da pena? o facto de nao cantar acho que é normal o meu tambem nao o esta a fazer, mas no fim da epoca reprodutiva lá volta ele a cantar seja dia ou noite
pois...talvez seja isso. O que me preocupa mesmo é a ferida que esta a ganhar à volta do pescoço :?
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta ago 19, 2011 12:03 pm

Veja se o canário não está a ser atacado por piolhos ou outros parasitas. Às vezes, a infestação de piolhos pode ser tão grande que estes podem começar a abrir feridas no corpo das aves.
Agarre-o e veja se tem ou não piolhos. Se tiver então é necessário comprar um desparazitante próprio para aves canoras ou mesmo em específico só para canários. Caso não tenha, veja várias possiblidades da ferida ter sido causada, como por exemplo:
- arestas afiadas na gaiola ou nos objectos desta;
- auto-mutilação;
- coçar excessivo;
- bico demasiado afiado ( recorra a pedras de cálcio para aves de bico mole );
- como já disse, parasitas ( piolhos são os mais comuns );
- uma doença de pele que eu possa desconhecer ( neste caso acho bem levar a ave a um veterinário entendido em Aves para avaliar o caso e indicar um tratamento apropriado ).

Agora em relação às penas, veja se é da muda ou se é consequência do que eu indiquei acima. Há uns produtos à venda nalgumas lojas próprios para moderar a queda de pena na muda se esta for excessiva.
Veja também a idade do canário. Se for muito velho as penas podem cair e não voltar a nascer. Se for novo isto já não se aplica.

Boa sorte para o seu canário.
Responder

Voltar para “Aves”