Eu tenho 3 caturras: 1 macho cinzento - 1 femea cinzenta - 1 "macho" lutino e estao todos numa voadeira com ninho, como em casa os meus familiares andam a fartar-se do barulho dos machos estive a pensar em trocar o casal das caturras cinzas e ficar com o lutino que é o que eu mais me afeiçoei e assim ficar so com um casal e queria arranjar companhia para ele mas a minha questao é que eu nao sei o dimorfismo sexual das caturras menos as cinzentas e eu estava a pensar em comprar ou uma caturra lutina ou uma cinza face branca...
Quais os dimorfismos sexuais destas duas mutaçoes, tambem imporantante referir o lutino é o unico que entra no ninho e nao deixaa os outros dois entrar.
Desde já agradeço,
cumps Jorge Fernandes
dimorfismo caturras
No geral, todas as subspécies apresentam dimorfismo sexual pela intensidade das cores. Os machos têm as penas com uma cor e tom mais intenso e as fêmeas têm uma coloração mais esbatida e menos intensa.
Nas caturras lutinas:
Os exemplares do sexo masculino acho que têm a cabeça com uma coloração amarela mais forte e as fêmeas apresentam pouco dessa cor amarela ou então esta é mais esbatida.
Em relação às cinzentas de face branca não faço ideia.
Desculpe se não pude ajudar como deve ser, mas estes são os conhecimentos que tenho sobre dimorfismo sexual em caturras.
Boa sorte.
Nas caturras lutinas:
Os exemplares do sexo masculino acho que têm a cabeça com uma coloração amarela mais forte e as fêmeas apresentam pouco dessa cor amarela ou então esta é mais esbatida.
Em relação às cinzentas de face branca não faço ideia.
Desculpe se não pude ajudar como deve ser, mas estes são os conhecimentos que tenho sobre dimorfismo sexual em caturras.
Boa sorte.