Canário com Conjuntivite

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta ago 17, 2011 6:16 pm

Olá!
Uma das minhas canárias está com o olho quase fechado, vermelho, inchado e a lacrimejar uma secreção amarela que acredito ser pus. Dado estes sintomas acredito ser conjuntivite.
Só hoje é que ela começou a libertar a tal secreção amarela e eu já tinha dado conta que ela tinha o olho bastante húmido à dois dias, mas pensei que fosse apenas de se ter molhado na banheira. Já vi que não.
Eu lavei o olho dela com um cotonete molhado de maneira a retirar o pus e as penas que lá estavam coladas.

Agora as perguntas:
Devo ir com ela ao veterinário ou este problema resolve-se em casa com recurso a medicamentos à venda nas lojas ?
O veterinário dará atenção a um caso como estes ? Eu como nunca pus os pés num veterinário em caso nenhum, pois felizmente nunca tive problemas a nível da saúde dos meus animais ( peixes, tartarugas, tenébrios, hamster siberiana, canários, mandarins, codorniz da China ), não sei o que fazer.
O que me aconselham ?
Obrigado.
Nitara
Membro Veterano

sexta ago 19, 2011 9:13 pm

Eu acho que vou optar por levá-lo ao veterinário, o que acham ?
Obrigado.
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

sexta ago 19, 2011 9:59 pm

Se calhar é melhor ir a um veterinario, porque se for e se permanecer algum tempo pode cegar.

Tente lavar bem a gaiola bem e meter soro fisiológico que sempre ajuda a lavar o olho.

O vet deve lhe receitar uma pomada oftalmológica se for conjuntivite, para colocar a volta do olho.

Nao estou a dizer para colocar a pomada, porque eu nao sei como esta o canario,
mas se fosse eu ponha
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
Nitara
Membro Veterano

sábado ago 20, 2011 9:47 am

Obrigado vitor22.
Ontem eu lavei bem o olho dela ( as penas à volta e tirei o pus ) e ela tinha quase o olho fechado.
Hoje ela parece um bocadinho melhor. Comprei soro fisiológico e vou colocá-lo mais logo para não andar sempre a tirá-la da gaiola. Hoje o olho está mais aberto e mais limpo.
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

sábado ago 20, 2011 5:10 pm

Mas se piorar tenta ir ao veterinario
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
Nitara
Membro Veterano

sábado ago 20, 2011 5:24 pm

Mais uma vez obrigado vitor22.
Sim, se piorar vou imediatamente com ela ao veterinário. Por enquanto lá está... não está pior e o olhito está mais aberto.
Anda animadita, activa, come bem e pia como sempre fez.
Vamos lá ver se a pequenita melhora...
Nitara
Membro Veterano

terça ago 23, 2011 1:21 pm

Olá outra vez!
Venho dizer que a minha canária está praticamente curada! Pus nunca mais o vi, abre bem o olho e já não está quase nada inchado.
Não precisei de ir ao veterinário. Coloquei simplesmente soro fisiológico e limpei muito bem todos os dias.
Muito obrigada pelas dicas de todos.
Responder

Voltar para “Aves”