Bico Codorniz

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
GoldPanther
Membro
Registado: quinta mai 05, 2011 12:04 am

sexta set 02, 2011 7:02 pm

Boas,
a cerca de um ano iniciei uma mini criaçao de codornizes japonicas e codornizes anas chinesas, e felizmente, tem corrido tudo muito bem e estao todas bonitas e saudaveis, no entanto nas ultimas semanas tenho notado que um macho das codornizes japonicas evidencia um bico maior que o resto da "malta". E o caso tem vindo a agravar pois o bico tem crescido, e agora esta a "encaracolar", j´´a deve ter crescido para i uns 5cm em relaçao as outras codornizes.
Mais alguem que crie codornizes ja se presenciou com tal problema? E grave e devo preocupar-me?
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta set 02, 2011 7:38 pm

Eu não presenciei com codornizes, mas com a minha caturra. Ela tinha um crescimento desuniforme do bico, fazendo-o crescer demasiado sem parar e encaracolar. Fui ao veterinário e ele aconselhou-me a ir cortando de vez em quando, pois a parte superior do bico já se estava a espetar na garganta da caturra, fazendo com que ela tivesse bastante dificuldade em comer e fazer a higiene das penas.
Vá ao veterinário e ele aconselhará melhor. Não sei se os bicos das codornizes têm as mesmas características do que os das caturras e por isso não vou aconselhar a cortá-lo.
Pode também colocar umas pedras de cálcio. Não solucionam o problema mas pode ajudar a desgastar o bico.
Boa sorte.
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

sexta set 02, 2011 7:50 pm

Eu acho que só mesmo desgastando com uma lima, ou mesmo cortar com um corta unhas.
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta set 02, 2011 7:57 pm

Foi o que eu fiz vitor22. Foi com um alicate de cortar as unhas e limando as arestas com uma lima à minha caturra.
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

sábado set 03, 2011 11:14 pm

elas têm grit para comer?
Eu nem gosto de cobras, pá!
GoldPanther
Membro
Registado: quinta mai 05, 2011 12:04 am

segunda set 05, 2011 12:17 pm

nã, só lhes dou ração propria, legumes, fruta e raramente pao.
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

segunda set 05, 2011 9:27 pm

Quando não ´desgastam o bico ele fica enorme, isso impede-as de se alimentarem normalmente.

Com um vulgar corta unhas corte as potas de bico que estão em excesso(p´ra isso já estar a enrolar deve estar enorme...).
Corte de tal forma que a parte superior do bico encaixe bem na de baixo, não deve ficar menor que a parte de baixo, mas também não deixe muito maior. Cuidado para não alcançar a zona já vascularizada, na parte de cima vê-se perfeitamente.
Responder

Voltar para “Aves”