pequito a vomitar porque?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
MargaridaN
Membro Júnior
Registado: segunda mar 28, 2011 8:07 pm

segunda set 05, 2011 5:04 pm

ola boa tarde, estou aqui para pedir ajuda porque o meu periquito que é domestico, agora quando vê o sino da sua gaiola fica agressivo e pica com grande força coisa que ele nunca fez e passado um tempo de estar a dar marretadas no sino começa a vomitar porque é que será?

AAHH e outra coisa ando só a abrir e a fechar a boca a toda a hora como se estivesse cansado será normal, estou preocupada se me poderem ajudar agradecia.

obrigada
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda set 05, 2011 5:39 pm

Não costuma ser normal um periquito vomitar.
O abrir e fechar a boca constantemente pode ser falta de ar ou alguma infecção/doença respiratória.
Com este sintomas eu levaria-o a um bom veterinário especializado em Aves.
Em relação ao sino só vejo aí um problema comportamental. Ele está sozinho ? É domesticado ao ponto de deixar fazer festas ou tem algum tipo de interacção com o humano ?
MargaridaN
Membro Júnior

segunda set 05, 2011 11:40 pm

ele ja nao é tao novinho ja cresceu e é mesmo um menino já tem 6 meses agora, nas fotos só tinha 2 meses, ja tem o bico todo azulito.

Ele tinha montes de brinquedos mas eu agora tive de tirar porque todos tinham sinos e ele de um momento para o outro ficou agressivo quando via os sinos será normal? No entanto ele é um passarinho super meigo adormece na minha mao quando lhe estou a dar festinhas junto á minha cara, da-me montes de beijinhos, dança, fala, esta sempre a voar pela casa e também adora tomar banho, mas ele vai mesmo para debaixo da torneira com um fio de agua muito pequenino.

em relacção ao vomitar ele só fez isto 3 vezes, da primeiro foi porque lhe dei meloa, nas outra foi por ele mesmo, mas da segunda e da terceira vomitou muito pouco, uma 2,3 sementes.

Agora tem estado bem felizmente mas a boca esta sempre a abrir e a fechar na mesma o que me preocupa, nao é mesmo normal ele abrir a boca desta maneira? já pensei se é por ele falar, porque ele diz oh kiko, kiko da beijinho, diz kikinho e pipiu, e quando ele nao falava nao abria nem fechada a boca assim, mas agora esta sempre a fazer isto :(

Veternario de aves por aqui nao sei se ha, eu moro em Almada, Sobreda da Caparica conhecem alguma coisa?
MargaridaN
Membro Júnior

terça set 06, 2011 12:20 pm

Obrigada pela lista vou tentar ligar para um deles e perguntar se é normal para ver o que me dizem, se nao for tenho mesmo de ir la com o Quiquinho!

Mas ele parece mesmo nao ter nada porque neste momento ele esta aqui ao meu lado a dançar que nem um doido só a dizer kiko kiko da beijinhoo, ooohhh quiquinhooo LOOL :D
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

terça set 06, 2011 1:49 pm

ele está a vomitar ou a regurgitar tentando alimentar o sino?, tive um periquito domesticado que acasalava com o nosso dedo indicador e tentava alimentar
Eu nem gosto de cobras, pá!
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

terça set 06, 2011 5:33 pm

será um bocejar?
Eu nem gosto de cobras, pá!
MargaridaN
Membro Júnior

terça set 06, 2011 5:58 pm

como é o meu primeiro periquito nao sei se é um comportamento de acasalamento ou nao, mas tambem ja me tinham dito que eles acasalavam com os brinquedos, agora nao sei, mas eu tirei-lhe dois dos seus 3 brinquedos porque ele estava muito agressivo mesmo, ate me picava montes de vezes, isto de um momento para o outro.

Agora ate tenho medo de voltar a por os brinquedos, ainda ontem lhe pus um, começou logo a ficar com os olhos muito pequeninos e só a morder-me, não consigo perceber o porquê
PATI80
Registado: sexta jun 03, 2011 11:40 pm

sábado set 10, 2011 9:15 pm

A minha caturra também abre o bico muitas vezes seguidas, pareçe que está a bocejar. Só o faz à noite e tem sido cada vez com espaços maiores de intervalo. Agora já não o faz ha mais de um mês. Normalmente eu ponho-a no poleiro e ela acaba por dormir. Não sei se tem alguma coisa a ver com o que o piriquito faz mas eu sempre achei normal e nunca dei muita importância. Uma das vezes fê-lo tanta vez seguida que acabou por regurgitar, dessa vez andei atenta mas não se passou mais nada.
frantrisha
Membro Veterano
Registado: terça jan 31, 2006 11:16 pm

domingo set 11, 2011 12:09 am

olá!
o meu Ambrósio , periquito tb atravessa fases em que regorgita /vomita
a causa de acordo com o veterinário a que vou com ele tem a ver com parasitas, de vez em qdo leva desparasitante e deixa de vomitar/regorgitar. pode ter a ver com a alimentação ....

o blogue do ambrósio:
http://cantinhodoambrosio.blogspot.com/
frantrisha
Membro Veterano

domingo set 11, 2011 12:59 am

e provavelmente deve ser mesmo esse o motivo, o vet pode dar desparasitante , é facil, e o bicho fica uma carrada de tempo sem regorgitar nem vomitar, o meu Ambrósio como ao nivel de comida é um triturador,,,volta e meia la vai ele desparasitar :P
frantrisha
Membro Veterano

domingo set 11, 2011 1:05 am

e por aquilo q o vet me disse desparasitar uma vez por ano não faz mal nenhum, claro q tem q ser na dose certa.
o seu periquito por acaso n roi jornal, tinta da gaiola....por ex?
que tipo de alimentação ele tem?
Catih
Membro Veterano
Registado: terça mai 13, 2008 8:30 pm
Localização: Duas caturras, um bico-de-lacre e um coelhinho anão! :)

terça set 13, 2011 10:23 am

Pois, a minha caturra também costumava abrir e fechar o bico, parecia que não conseguia respirar, e depois parava e estava tudo óptimo.

Isso acontecia quando ela estava sozinha, quando eu era a sua única companhia e era uma forma de dizer que gostava de mim... só que isso não podia ser, pois estava a tornar-se demasiado dependente de mim... além de que eles devem de fazer isso é ao namorado/a caturra :lol: :lol:

Deve ser igual com os periquitos... talvez arranjando-lhe uma companhia melhore... agora a agressividade já não sei...

Vou lhe enviar uma MP.

Boa sorte!
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
Pensamento positivo :)
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Boa Sorte! :D
Responder

Voltar para “Aves”