AJUDA!!! milhafre...o que fazer?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
cfernandes34
Membro
Registado: quarta nov 09, 2005 8:15 pm

sexta set 23, 2011 1:10 pm

ola,

eu encontrei um milhafre ferido numa asa perto de minha casa, ja tratei dele com a ajuda do meu avo e penso que ele esteja a recuperar bem.
contudo nao sei o que é que esta ave come...o que lhe posso dar para ele comer enquanto melhora?

ajudem me por favor, pois nao o queria deixar morrer...ele merece ser liberto quando poder voa bem =)
Deeadman
Membro Veterano
Registado: quarta set 14, 2011 7:36 pm

sexta set 23, 2011 1:12 pm

ligue para o sepna
lidialima
Membro Veterano
Registado: quinta ago 06, 2009 11:34 am

sexta set 23, 2011 1:26 pm

Não sei de que zona é o forista mas, se for da zona do Porto poderia entregá-lo no Parque Biológico de Gaia. Eles costumam aceitar os animais e depois de reabilitados devolvem-nos à liberdade...
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

sexta set 23, 2011 4:27 pm

Além do SEPNA, existem associações um pouco espalhadas pelo país, que acolhem os animais feridos para os tratar e posteriormente libertar.

e há a quercus que tem centros de recuperação de animais selvagens como é o caso desse milhafre. No site http://cras.quercus.pt/scid/subquercus/ diz como actuar nestes casos:

O que fazer quando encontra um animal ferido?

Saiba aqui qual a melhor forma de agir!

1- Recolha-o com cuidado utilizando uma toalha, com a qual lhe pode cobrir a cabeça para que o animal fique mais tranquilo.

2- Coloque-o numa caixa de cartão previamente perfurada.

3- Contacte uma das entidades que recolhem o animal e o encaminham para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens (SEPNA-GNR, Parque/Reserva Natural...) Recolha todas informações sobre o local e condições em que o encontrou (ex: junto a uma estrada, linha de água, reserva de caça, linha eléctrica…).

Enquanto o tiver em sua posse:

• Mantenha-o num lugar tranquilo, escuro e com temperatura amena.

• Evite contactos excessivos.

• Não lhe dê alimento nem medicação.
Acredito que tenha boa vontade, mas entregue o milhafre a quem tenha experiência nestes casos, se quiser que ele sobreviva. Contacte o SEPNA ou algum parque ou reserva natural. Em Leiria sei que a OIKOS encaminha casos destes para um centro de recuperação de animais selvagens.
cfernandes34
Membro
Registado: quarta nov 09, 2005 8:15 pm

sexta set 23, 2011 5:13 pm

amanha vou passar no parque biologico de gaia e ver se o recebem :)

obrigado pela colaboraçao
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado set 24, 2011 12:22 am

4 - O que fazer se encontrar uma ave ferida?

Poderá contactar:

• a linha verde SOS Ambiente, através do nº 808 200 520.

• o ICNB (Serviços Centrais) e qualquer das suas Áreas Protegidas, cujos contactos poderá encontrar no nosso site.
• a rede de Centros de Recolha e Recuperação de Animais Selvagens, que engloba vários centros de recuperação, com gestão pública ou privada.

Os Centros de Recolha e Recuperação de Animais Selvagens dispõem de médicos veterinários e biólogos responsáveis que podem efectuar uma avaliação clínica e comportamental dos espécimes recolhidos. Assim, a primeira opção será o reencaminhamento dos espécimes recolhidos, feridos ou cansados, para esses centros, onde serão devidamente avaliados e tratados, caso seja necessário.

A lista dos Centros existente no nosso país pode ser consultada nestes site em Cidadãos e Entidades
http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007 ... uentes/#a4

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Aves”