MAXeJUCA Escreveu:Olá,
Quanto ao sexo, a foto não ajuda.. se tivesse que opinar também diria que (provavelmente) é fêmea, mas sempre sobre reserva

.. e é verdade, as fêmeas quando filhotes, normalmente apresentam a cera azul, mas junto ás narinas são brancas..
.. como é ainda um juvenil, não apresenta íris, mas após a muda, de certeza que terá íris branca..
A mutação da tua ave, não é propriamente uma mutação mas uma conjugação de mutações.. ela é um Malhado Dominante Violeta Opalino Face Amarela tipo I..
Abraços
Também me parece que é uma fêmea. Quanto às mutações, a ave tem certamente malhado dominante (1 ou 2 factores) e opalino (1 factor caso seja fêmea). Não consigo determinar pela foto se terá a mutação violeta mas se a tem, então creio que seja azul celeste com um factor violeta pois pela foto parece ser um cobalto. Relativamente à face amarela, não gosto muito da nomenclatura tipo I e tipo II pois estes termos, além de se referirem a dois extremos de um espectro com muitos aspectos intermédios, não definem mutações mas sim o fenótipo da ave. Em minha opinião esta ave é muito jovem para determinar se a face amarela é tipo I ou II pois muitos periquitos jovens parecem ser tipo I e depois de algumas mudas ficam tipo II. Além disso, parece-me ser visível amarelo nas manchas causadas pela mutação malhado. Estas manchas deveriam ser brancas num face amarela tipo I, pelo que me parece que a ave é tipo II.
Malhado dominante - causa o aspecto variegado com zonas do corpo, asas e cabeça com ausência de "pigmento azul".
Opalino - as partes brancas das asas passam a apresentar a côr do corpo.
Violeta - factor de escurecimento da série azul que provoca a côr violeta.
Face amarela tipo I - a côr amarela concentra-se na face e asas.
Face amarela tipo II - a côr amarela concentra-se na face e asas mas espalha-se mais diluída pelo resto do corpo, principalmente no peito.
Azul celeste - tonalidade mais clara da série azul, sem nehum factor de escurecimento ou factor violeta.
Azul cobalto - tonalidade intermédia da série azul provocada por 1 factor de escurecimento (diferente do factor violeta). Algumas aves com 1 factor violeta também podem ser confundidas com cobaltos.