Boa Tarde,
Tenho 1 caturra alojada num viveiro grande, ao Ár livre. o Viveiro tem a forma de um paralelepípedo, feito em betão, numa das faces deste solido não têm a parede, estando protegido por uma rede, e claro que por dentro este também não têm parede. A parte cima, além da parede, têm umas telhas que sobressaem, protegendo mais o interior. Acontece que quando chove e faz vento, o que em Aveiro é muito frequente, a agua entra, e o que reveste a parede da base é areia, onde coloco as sementes para a Ave se alimentar. O problema com isto é que quando a areia fica húmida, as sementes germinam. O que quero saber é se devo deixar as sementes germinarem e ficarem plantas, e a ave sabe comer mesmo assim; ou se devo remover as plantas á medida que aparecem; ou ainda melhor se existe algum procedimento - que não envolva químicos - que evite as plantas crescerem (estou a pensar por exemplo numa população de insectos como gafanhotos, mas não sei se estes comerão as sementes por germinar, o que não seria uma solução). Digam opiniões sobre o que fazer. Para quem se sente incomodado com o mau estar da ave, saibam que até agora tenho tirado essas plantas, e tenho colocado a comida num comedouro normal, dou agua com vitaminas para combater melhor esta época do ano, o Pássaro não apanha chuva, devido ás telhas que abrigam a parte de cima onde têm os poleiros favoritos dela, e se fizer muito frio (menos de 5 graus) tiro a ave, coloco numa gaiola que tenho e ponho-a dentro de casa).
Desde já gratos pela resposta,
Pedro
Duvidas Caturras
Desde já quero dizer que apesar destas aves serem resistentes,não é conveniente de todo estarem no Inverno fora de casa ao frio,pois não devem segundo os veterinários apanhar correntes de ar sob pena de causar morte.
Em relação ás plantas originárias das sementes em contacto com a humidade, seria melhor arranjar um local seco para colocar a comida e evitar a proliferação não só das ervas que nascem como dos fungos que poderão pôr a ave doente.
Em relação ás plantas originárias das sementes em contacto com a humidade, seria melhor arranjar um local seco para colocar a comida e evitar a proliferação não só das ervas que nascem como dos fungos que poderão pôr a ave doente.