Criação para breve? Periquitos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
HugoF9
Membro
Registado: quarta mar 23, 2011 3:13 pm

quarta nov 30, 2011 6:37 pm

Pois, parece que eu tinha razao. Novidades: JÁ TEM UM OVINHO CÁ FORA!! :D :D :D
E já esta a ser chocado por ela :) Fiquei mesmo contente.
Agora que isto me aconteceu, digam-me, como faço para mudar comida, limpeza, ver os ovos. Posso fazer isso? Ou nao convém? :?
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

quarta nov 30, 2011 9:04 pm

HugoF9 Escreveu:Pois, parece que eu tinha razao. Novidades: JÁ TEM UM OVINHO CÁ FORA!! :D :D :D
E já esta a ser chocado por ela :) Fiquei mesmo contente.
Agora que isto me aconteceu, digam-me, como faço para mudar comida, limpeza, ver os ovos. Posso fazer isso? Ou nao convém? :?

Continuas a fazer tudo como antes. Mas ver os ovos só se ela sair do ninho por vontade dela.Nunca forces uma fêmea a sair do ninho para satisfazer a tua curiosidade. Quanto à limpeza do ninho poderás ter problemas quando as aves nascerem. Algumas fêmeas não limpam o ninho e fica tudo cheio de fezes. Nessa situação aconselho-te a limpar o ninho diariamente.
jorge1234
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 5:37 pm
caturras
piriquitos australianos

quarta nov 30, 2011 11:09 pm

concordo plenamente com o que foi dito em cima nunca a obrigue a sair do ninho :), agora boa sorte nessa criaçao ! agua sempre fresca, cuidado com a omida que acaba num instante quando estes têm crias, papa de ovo, grit e alguma fruta , boa sorte !
HugoF9
Membro

quarta nov 30, 2011 11:15 pm

Mas é normal elas estarem cá fora!?! :o Nao era suposto os ovos nao arrefecer? Se ela sai, fica frio e o embriam morre... :o

(Nunca imaginei que os ovos fossem tao pequenos)
CH2O2
Membro Veterano

quinta dez 01, 2011 1:52 am

HugoF9 Escreveu:Mas é normal elas estarem cá fora!?! :o Nao era suposto os ovos nao arrefecer? Se ela sai, fica frio e o embriam morre... :o

A fêmea vai sair poucas vezes ao dia, por alguns segundos, para beber água e fazer as suas necessidades. Provavelmente não vais conseguir espreitar o ninho até alguns dias após nascerem os filhotes, quando a fêmea começar a deixar o ninho mais regularmente e por periodos mais longos.

Mais vale aguentares a curiosidade e teres criação do que arriscares e causares algum desastre.

Para criadores mais experientes... a conversa seria outra. Para ti que não tens muita experiencia, não arrisques.
CH2O2
Membro Veterano

quinta dez 01, 2011 1:57 am

AnnieBata Escreveu: Está demasiado inchado para ser um ovo a caminho, é um ovo preso... Vá ao vet rápidamente...
Isso do ar adoentado é relativo, á fêmeas que ficam assim mas á outras que não... Eu tive conhecimento de uma senhora que fazia criação constante de periquitos, e um fêmea dela tinha um ovo preso, como a senhora não era muito informada não sabia o que era e teve exactamente o mesmo pensamento está a ter. A fêmea andou assim uns 3 meses e sem nunca demonstrar sintomas além do inchaço até que acabou por morrer. A senhora só soube que era um ovo preso quando a levou a um amigo que era mais esperiente :(
Um ovo preso por 3 meses é impossível. Se fosse um ovo preso por 3 dias ainda podia ser. Mas 3 meses...? Provavelmente a fêmea estava era sempre a criar e tinha a área da cloaca sem penas e vermelha... perfeitamente normal.
Quanto ao veterinário, o que ele irá recomendar (se entender alguma coisa de aves) é colocar a gaiola em local sossegado e aquecido. Mais vale não perder tempo e fazer logo isso em casa.
HugoF9
Membro

quinta dez 01, 2011 12:04 pm

CH2O2 Escreveu:
HugoF9 Escreveu:Mas é normal elas estarem cá fora!?! :o Nao era suposto os ovos nao arrefecer? Se ela sai, fica frio e o embriam morre... :o

A fêmea vai sair poucas vezes ao dia, por alguns segundos, para beber água e fazer as suas necessidades. Provavelmente não vais conseguir espreitar o ninho até alguns dias após nascerem os filhotes, quando a fêmea começar a deixar o ninho mais regularmente e por periodos mais longos.

Mais vale aguentares a curiosidade e teres criação do que arriscares e causares algum desastre.
Para criadores mais experientes... a conversa seria outra. Para ti que não tens muita experiencia, não arrisques.

Pronto, obrigado, mas quando for mudar a comida, água... Posso abrir a tampinha do ninho e espreitar? Acho que ela não se importa, nem se mexe... O que eu tenho nao é bem curiosidade, mas queria ver se ela poe os ovos regularmente (2 em 2 dias) ou não, se ela só pôs aquele ovo, se partiu algum, se o ninho está sujo, essas preocupações... Pois eu queria ver se o filhote do primeiro ovo nasce a 18 de Dezembro (ela pôs no dia 30)... Não há forma de saber qual é o primeiro, segundo, terceiro ovo..?

Agora outra pergunta, será que estao mesmo fertelizados? É que eu nunca vi eles a acasalarem...
CH2O2
Membro Veterano

quinta dez 01, 2011 12:30 pm

HugoF9 Escreveu: Pronto, obrigado, mas quando for mudar a comida, água... Posso abrir a tampinha do ninho e espreitar? Acho que ela não se importa, nem se mexe...
Se abrires a porta do ninho podem acontecer 2 coisas. Ou a fêmea vai assustar-se e sair do ninho, o que não é recomendável, ou ela vai continuar sentada em cima dos ovos e acabas por não conseguir ver nada.

HugoF9 Escreveu:O que eu tenho nao é bem curiosidade, mas queria ver se ela poe os ovos regularmente (2 em 2 dias) ou não, se ela só pôs aquele ovo, se partiu algum, se o ninho está sujo, essas preocupações...
Pois, a isso chama-se mesmo curiosidade. Atenção que a curiosidade não é algo mau. Eu próprio gosto de espreitar os ovos. Mas a probabilidade da fêmea partir um ovo aumenta se tu andares lá a mexer. E se a fêmea só meter um ovo, não é por tu lá ires ver que ela vai meter mais. Ou seja, andares a espreitar não vai adiantar nada e pode ter más consequencias.
HugoF9 Escreveu:Pois eu queria ver se o filhote do primeiro ovo nasce a 18 de Dezembro (ela pôs no dia 30)... Não há forma de saber qual é o primeiro, segundo, terceiro ovo..?
Podes saber perfeitamente quando os filhotes nascem sem abrir o ninho. É só ficares à escuta que vais ouvi-los a piar dentro do ninho. Uma forma de saber qual a ordem em que ela mete os ovos é marca-los com um marcador, 1 pinta para o primeiro, 2 pintas para o segundo... mas implica andares a mexer nos ovos e, isso, é que eu não te recomendo mesmo.
HugoF9 Escreveu:Agora outra pergunta, será que estao mesmo fertelizados? É que eu nunca vi eles a acasalarem...
Podes colocar o ovo contra uma luz forte e, se estiverem galados verás o enbrião. Mais uma vez isso implica mexer nos ovos. Não recomendo. O mais seguro é esperar que decorra o processo normal, se os filhotes nascerem... é porque os ovos estão galados.
HugoF9
Membro

quinta dez 01, 2011 12:37 pm

Obrigado :) Bem, já vi que é melhor deixa.los lá quietos... No dia 18 tenho de ficar atento..
AnnieBata
Membro Veterano
Registado: sábado fev 12, 2011 11:20 pm
tartaruga

quinta dez 01, 2011 4:01 pm

CH2O2 Escreveu:
AnnieBata Escreveu: Está demasiado inchado para ser um ovo a caminho, é um ovo preso... Vá ao vet rápidamente...
Isso do ar adoentado é relativo, á fêmeas que ficam assim mas á outras que não... Eu tive conhecimento de uma senhora que fazia criação constante de periquitos, e um fêmea dela tinha um ovo preso, como a senhora não era muito informada não sabia o que era e teve exactamente o mesmo pensamento está a ter. A fêmea andou assim uns 3 meses e sem nunca demonstrar sintomas além do inchaço até que acabou por morrer. A senhora só soube que era um ovo preso quando a levou a um amigo que era mais esperiente :(
Um ovo preso por 3 meses é impossível. Se fosse um ovo preso por 3 dias ainda podia ser. Mas 3 meses...? Provavelmente a fêmea estava era sempre a criar e tinha a área da cloaca sem penas e vermelha... perfeitamente normal.
Quanto ao veterinário, o que ele irá recomendar (se entender alguma coisa de aves) é colocar a gaiola em local sossegado e aquecido. Mais vale não perder tempo e fazer logo isso em casa.
Parece impossivel mas é verdade, a fêmea criava constantemente até que ficou como está na foto só que ao longo do tempo foi ficando amarelo e depois escurecendo... o que também pensei que fosse um tumor
CH2O2
Membro Veterano

sexta dez 02, 2011 12:42 am

AnnieBata Escreveu: Parece impossivel mas é verdade...
Não parece impossível. É mesmo impossível. O ovo preso causa a morte da ave. Entre outros problemas uma fêmea com ovo preso não pode defecar. 3 meses sem defecar é impossível.
AnnieBata Escreveu:...a fêmea criava constantemente até que ficou como está na foto...

A fêmea que está na foto é perfeitamente saudável e normal. Não tem ovo preso mas sim um ovo a caminho. Se a fêmea a que se refere tem o aspecto da foto, suspeito que também seria uma ave normal, sem ovo preso.
AnnieBata Escreveu:...só que ao longo do tempo foi ficando amarelo e depois escurecendo... o que também pensei que fosse um tumor
Esses sintomas, provavelmente, não têm nada a ver com ovo preso, particularmente se ocorreram durante um periodo de 3 meses.
HugoF9
Membro

sábado dez 03, 2011 6:27 pm

Ajudem-me, Fiquei :o Fui lá baixo e nao é que a femea está cá fora no poleiro?! :x deixou o ovo arrefecer! Ela pos o ovo no dia 30, nao era suposto ela já ter 2 ovos?! :o O que se passou? há salvaçao para o ovo ou é para esquecer?! :cry: :(
jorge1234
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 5:37 pm
caturras
piriquitos australianos

sábado dez 03, 2011 9:36 pm

tenha calma! os ovos nao arrefecem em 2 min. as femeas saiem muitas vezes para vir comer e fazer as necessidades, deixe os criar com calma, tanto stress da sua parte ainda vai fazer com que os passaros nao criem! :lol:
CH2O2
Membro Veterano

sábado dez 03, 2011 9:45 pm

E já agora, nem todas as criações são bem sucedidas, principalmente a primeira criação de uma fêmea jovem. Se os ovos não nascerem não é o fim do mundo.

Deixa correr o curso normal, não interfiras e mais cedo ou mais tarde vais ter passarinhos. Há que ter paciência.
HugoF9
Membro

sábado dez 03, 2011 10:14 pm

O problema nao é o stress, mas o ovo estava frio, depois ela vem mais continua lá dentro. O embriam nao morre? Nao vem outro ovo?
Responder

Voltar para “Aves”