Olho de Canário Idoso

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado out 22, 2011 11:16 am

Olá a todos!

Como alguns daqui sabem, tenho um canário com 15 anos.
Ele está quase sem penas na cabeça e no pescoço, mal canta, já não se assusta connosco ( sendo que aceita comer da nossa mão por entre as grades embora não esteja domesticado ), já raramente sai do chão ( come e bebe do comedouro e bebedouro da codorniz da China ) e já dorme prácticamente todo o dia.

Apesar destes sinais evidentes de velhice, parece que o Boininhas ( é o nome dele, visto tratar-se de um Gloster Corona ) está com uma saúde de ferro. Come muito bem e não está magro, interage normalmente com as outras aves da gaiola e nunca teve uma doença desde que nasceu.

Mas à bocado, quando estava a olhar para a gaiola e para as aves, notei que um dos olhos do Boininhas tinha a íris quase branca. Comparado com o outro olho e os olhos do resto dos canários, é diferente. Os outros são todos pretos e este tem a tal íris esbranquiçada.

Eu gostaria de saber se isto pode indicar cegueira. Ele não parece cego, reage bem se eu, por exemplo, movimentar o dedo do lado do olho '' branco ''.

Obrigado.
AnnieBata
Membro Veterano
Registado: sábado fev 12, 2011 11:20 pm
tartaruga

sábado out 22, 2011 11:42 am

É capaz de ser cegueira da idade...
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta dez 16, 2011 7:24 pm

Para não criar outro tópico, decidi postar neste.

É para informar-vos que, infelizmente, o meu canário está cego dos dois olhos :( .

O meu '' bébé '' já está realmente velhinho ... sei que não vai durar muito mais :cry: . Por vezes, cai para o chão da gaiola quando tenta voar e já não consegue apoiar-se nos poleiros. Passa a vida nos comedouros ( que são daqueles que têm dois poleiros ), porque assim equilibra-se mais facilmente.
Algumas vezes, tenho de guiá-lo até ao bebedouro que está no chão ( pois é partilhado com a codorniz da China ). Os outros bebedouros estão muito altos para ele lá chegar.

Penas, só mesmo nas asas, na cabeça não tem nenhum, vê-se as orelhas, as rugas do pescoço ...

Pelo menos sei que teve tudo e 10 anos já é muita coisa para um canário.
Provavelmente, daqui a 1 ou 2 meses, senão semanas mesmo ( nunca se sabe ) farei o que fiz à mãe dele ( que durou 19 anos, já cá estava antes de eu nascer! ) que foi alimentá-la à mão nos últimos dias da sua vida. Ela já não se mexia quase nada e deixou de se alimentar, então tive de fazer alguma coisa. Passava noites acordadas para ver se ela precisava de alguma coisa!

No fundo, isto é só um desabafo.
Sintam-se livres para comentar!
Responder

Voltar para “Aves”