Ninho de mandarins

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
atiradorRXS
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 8:48 pm

segunda jan 02, 2012 3:30 pm

Meu unico casal de mandarins, começaram a criar, eu penso que foi muito rapido, mas á teem 3 ovos, o meu unico problema é que sempre que vou ver o ninho os ovos estão tapados com o material que lhes dou para o forrarem!O que faço para deixarem de fazerem isso?Eu tento ao maximo limpar o viveiro mas é impossivel, porque eles levam penas de outras aves e até deles proprios!Eu retiro o material que esta por cima, mas eles voltam a coloca-lo!O que faço?
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda jan 02, 2012 3:45 pm

Qual é a finalidade de retirar o que eles põem em cima dos ovos ?
Os meus também forram o ninho com os materiais que lhes dou ( feno, corda de sisal desfiada, corda de canhâmo e fibra de côco ) e depois ainda recolhem umas penas deles e metem por cima dos ovos para ajudar no aquecimento.
atiradorRXS
Membro Veterano

segunda jan 02, 2012 5:09 pm

Pois, mas o que eu tenho medo é que quando as crias nascerem fiquem "presas" dentro do ninho, do ninho já feito por eles!
Nitara
Membro Veterano

segunda jan 02, 2012 5:21 pm

Não ficam não.
Os pais sabem o que fazem e se as crias nascerem, os pais vão ter de afastar os materiais para lhes dar de comer, etc.
E os materiais também não devem ser arame farpado, pelo que as crias depressa os desviam quando quiserem sair :wink: .
Evite mexer no ninho para eles não desistirem da criação.

Não se preocupe ...
atiradorRXS
Membro Veterano

segunda jan 02, 2012 5:24 pm

Amigo, está completamente tapado, eu estava á "rasca" para encontrar os ovos sem os partir, como é que os pais ou as crias que são mais frageis e tao pequenos que são, vão retirar o material?
Nitara
Membro Veterano

segunda jan 02, 2012 5:35 pm

Eu uso estes ninhos para fazer criação de mandarins:
http://www.google.pt/imgres?q=ninho+man ... 80&bih=664

Quando eles recolhem o material lá para dentro, os ovos não se vêm e também me vejo à rasca muitas vezes para os encontrar, pois só apalpo feno e penas.
atiradorRXS
Membro Veterano

segunda jan 02, 2012 5:48 pm

Pois mas eu uso os de caixa de madeira e os ovos têm varias camadas de material por cima.Por exemplo a mandarim mete o ovo, depois o casal coloca material em cima do ovo 3, 4 ou 5 cm.Quando a criar nascer é impossivel para os pais encontrarem a propria cria e a cria vir ao de cima.E mesmo que os pais consigam tirar o material de cima da cria, como e que eles sabem se já nasceram ou não?Tambem é impossivel para a femea chocar, visto de o ovo está afastado dela 3,4 ou 5cm.Percebe a minha preocupaçao?O que faço?Eu tiro o material e deixo os ovos á vista na mesma, mas eles tapão novamente!
Nitara
Membro Veterano

segunda jan 02, 2012 5:53 pm

Sim, percebo a sua preocupação.
Eles podem tapar os ovos enquanto a fêmea não vai definitivamente para o ninho, como se fosse uma forma de manter os ovos mais quentes, mais protegidos.
Pode ser que a fêmea esteja para por mais um ou dois ovos ou até mais e tape os ovos por enquanto. Quando ela for para o choco ela pode então destapá-los.

Uma coisa que eu tenho reparado nos mandarins é o facto de que, apesar de serem aves muito fáceis de criar, são também bastante '' trapalhões '' no que toca ao assunto da criação.
Por exemplo, tive casais que faziam o ninho muito bem feito, mas depois metiam os ovos no chão :lol: . Outros faziam o ninho em cima de comedouros e chocavam ( o problema é que havia uma espécie de grade do comedouro entre os ovos e os progenitores ). E muito mais ...
atiradorRXS
Membro Veterano

segunda jan 02, 2012 6:00 pm

Mas mesmo quando vou ver os ninhos a femea está dentro do ninho, a chocar, com os ovos tapados.
Nitara
Membro Veterano

segunda jan 02, 2012 6:01 pm

Então já não sei o que hei-de dizer :? .
Espere por mais opiniões ...
Deeaadman
Membro Veterano
Registado: segunda nov 21, 2011 5:47 pm

segunda jan 02, 2012 6:57 pm

e é isto um grande criador, enfim....
atiradorRXS
Membro Veterano

segunda jan 02, 2012 7:30 pm

Deeaadman Escreveu:e é isto um grande criador, enfim....
A culpa é minha?Se é, diga-me o que está de errado.Se voçe é melhor que eu( :lol: ), diga-me o que devo eu de fazer!!
Deeaadman
Membro Veterano
Registado: segunda nov 21, 2011 5:47 pm

segunda jan 02, 2012 8:53 pm

atiradorRXS Escreveu:
Deeaadman Escreveu:e é isto um grande criador, enfim....
A culpa é minha?Se é, diga-me o que está de errado.Se voçe é melhor que eu( :lol: ), diga-me o que devo eu de fazer!!
nada
atiradorRXS
Membro Veterano

terça jan 03, 2012 2:42 pm

Mas que grande atrasado sem vida...Enfim!

Alguem me pode ajudar sobre o assunto que criei o topico?
atiradorRXS
Membro Veterano

quarta jan 04, 2012 11:42 am

Venho dar-vos uma novidade, meus mandarins já perderam o "vicio" de colocar material por cima dos ovos e começaram a choca-los!Tenho 3 ovinhos.Minha primeira criaçao de mandarins e exoticos!Estou radiante :lol: :D

Obrigado pela ajuda :wink:
Responder

Voltar para “Aves”