Ninho de mandarins
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 08, 2011 8:48 pm
Meu unico casal de mandarins, começaram a criar, eu penso que foi muito rapido, mas á teem 3 ovos, o meu unico problema é que sempre que vou ver o ninho os ovos estão tapados com o material que lhes dou para o forrarem!O que faço para deixarem de fazerem isso?Eu tento ao maximo limpar o viveiro mas é impossivel, porque eles levam penas de outras aves e até deles proprios!Eu retiro o material que esta por cima, mas eles voltam a coloca-lo!O que faço?
Qual é a finalidade de retirar o que eles põem em cima dos ovos ?
Os meus também forram o ninho com os materiais que lhes dou ( feno, corda de sisal desfiada, corda de canhâmo e fibra de côco ) e depois ainda recolhem umas penas deles e metem por cima dos ovos para ajudar no aquecimento.
Os meus também forram o ninho com os materiais que lhes dou ( feno, corda de sisal desfiada, corda de canhâmo e fibra de côco ) e depois ainda recolhem umas penas deles e metem por cima dos ovos para ajudar no aquecimento.
-
- Membro Veterano
Pois, mas o que eu tenho medo é que quando as crias nascerem fiquem "presas" dentro do ninho, do ninho já feito por eles!
Não ficam não.
Os pais sabem o que fazem e se as crias nascerem, os pais vão ter de afastar os materiais para lhes dar de comer, etc.
E os materiais também não devem ser arame farpado, pelo que as crias depressa os desviam quando quiserem sair
.
Evite mexer no ninho para eles não desistirem da criação.
Não se preocupe ...
Os pais sabem o que fazem e se as crias nascerem, os pais vão ter de afastar os materiais para lhes dar de comer, etc.
E os materiais também não devem ser arame farpado, pelo que as crias depressa os desviam quando quiserem sair

Evite mexer no ninho para eles não desistirem da criação.
Não se preocupe ...
-
- Membro Veterano
Amigo, está completamente tapado, eu estava á "rasca" para encontrar os ovos sem os partir, como é que os pais ou as crias que são mais frageis e tao pequenos que são, vão retirar o material?
Eu uso estes ninhos para fazer criação de mandarins:
http://www.google.pt/imgres?q=ninho+man ... 80&bih=664
Quando eles recolhem o material lá para dentro, os ovos não se vêm e também me vejo à rasca muitas vezes para os encontrar, pois só apalpo feno e penas.
http://www.google.pt/imgres?q=ninho+man ... 80&bih=664
Quando eles recolhem o material lá para dentro, os ovos não se vêm e também me vejo à rasca muitas vezes para os encontrar, pois só apalpo feno e penas.
-
- Membro Veterano
Pois mas eu uso os de caixa de madeira e os ovos têm varias camadas de material por cima.Por exemplo a mandarim mete o ovo, depois o casal coloca material em cima do ovo 3, 4 ou 5 cm.Quando a criar nascer é impossivel para os pais encontrarem a propria cria e a cria vir ao de cima.E mesmo que os pais consigam tirar o material de cima da cria, como e que eles sabem se já nasceram ou não?Tambem é impossivel para a femea chocar, visto de o ovo está afastado dela 3,4 ou 5cm.Percebe a minha preocupaçao?O que faço?Eu tiro o material e deixo os ovos á vista na mesma, mas eles tapão novamente!
Sim, percebo a sua preocupação.
Eles podem tapar os ovos enquanto a fêmea não vai definitivamente para o ninho, como se fosse uma forma de manter os ovos mais quentes, mais protegidos.
Pode ser que a fêmea esteja para por mais um ou dois ovos ou até mais e tape os ovos por enquanto. Quando ela for para o choco ela pode então destapá-los.
Uma coisa que eu tenho reparado nos mandarins é o facto de que, apesar de serem aves muito fáceis de criar, são também bastante '' trapalhões '' no que toca ao assunto da criação.
Por exemplo, tive casais que faziam o ninho muito bem feito, mas depois metiam os ovos no chão
. Outros faziam o ninho em cima de comedouros e chocavam ( o problema é que havia uma espécie de grade do comedouro entre os ovos e os progenitores ). E muito mais ...
Eles podem tapar os ovos enquanto a fêmea não vai definitivamente para o ninho, como se fosse uma forma de manter os ovos mais quentes, mais protegidos.
Pode ser que a fêmea esteja para por mais um ou dois ovos ou até mais e tape os ovos por enquanto. Quando ela for para o choco ela pode então destapá-los.
Uma coisa que eu tenho reparado nos mandarins é o facto de que, apesar de serem aves muito fáceis de criar, são também bastante '' trapalhões '' no que toca ao assunto da criação.
Por exemplo, tive casais que faziam o ninho muito bem feito, mas depois metiam os ovos no chão

-
- Membro Veterano
Mas mesmo quando vou ver os ninhos a femea está dentro do ninho, a chocar, com os ovos tapados.
-
- Membro Veterano
A culpa é minha?Se é, diga-me o que está de errado.Se voçe é melhor que eu(Deeaadman Escreveu:e é isto um grande criador, enfim....

-
- Membro Veterano
Mas que grande atrasado sem vida...Enfim!
Alguem me pode ajudar sobre o assunto que criei o topico?
Alguem me pode ajudar sobre o assunto que criei o topico?
-
- Membro Veterano
Venho dar-vos uma novidade, meus mandarins já perderam o "vicio" de colocar material por cima dos ovos e começaram a choca-los!Tenho 3 ovinhos.Minha primeira criaçao de mandarins e exoticos!Estou radiante
Obrigado pela ajuda

Obrigado pela ajuda