Periquitos a chegar?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
HugoF9
Membro
Registado: quarta mar 23, 2011 3:13 pm

quarta jan 25, 2012 11:12 pm

Olá.. A minha fêmea parece que vai por ovo :) Está a passar mais tempo que o normal no ninho, e quando ela entra, noto a zona do rabo mais inchada, tal como na vez passada que ela pos 2 ovos e não deram nada... Uma coisa que noto, é que na primeira e unica vez que ela pos ovo, ela tinha a narina muito mais castanha que agora. Clareou... Será que vai dar filhote desta vez?? :?
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta jan 26, 2012 3:03 pm

Se o ovo estiver galado pelo macho e a fêmea cuidar bem do/s ovo/s, então nasce.

Esteja atento ao inchaço da zona da cloaca. Se este inchar muito pode ser um ovo preso.
É normal nalgumas fêmeas esta zona ficar mais proeminente, mas não em demasia.
Uma pedra de cálcio para aves de bico curvo, grit ou osso de choco deve existir na gaiola, para evitar que os ovos saiam deformados ou demasiado moles, para além do facto da criação exigir bastante esforço da parte dos progenitores ( mais da fêmea ).

Espero que corra tudo bem e que seja avô de passarinhos lindos muito em breve :D .

Boa sorte.
HugoF9
Membro

quinta jan 26, 2012 10:34 pm

Também espero isso :D Eu tenho lá pedra de cálcio, eles roem bastante. Ela passa mais tempo no ninho. Mas uma coisa é verdade, nunca os vi no acto! Será que está galado?
Nitara
Membro Veterano

sexta jan 27, 2012 9:40 am

É provável que não os tenha visto.
Eu por acaso durante as minhas criações até costumo ver bastantes vezes.

Pode também não estar galado, é claro. Mas se não estiver a fêmea acabará por tirar o ovo do ninho ou abandoná-lo.
HugoF9
Membro

sábado jan 28, 2012 10:43 pm

Bem, parece que já temos um ovinho :) Ela agora está sempre lá a chocar. esperemos que desta vez dê alguma evolução :roll:
Nitara
Membro Veterano

sábado jan 28, 2012 10:55 pm

Espero que corra tudo bem :wink: .
HugoF9
Membro

terça jan 31, 2012 7:47 pm

Ora bem, Já ouve alguma evolução desde a primeira postura que nao deu em nada... Já ha 3 ovos! Enquanto que na outra só houve 2... Mas um deles está partido! :( Mesmo para dentro, e ela continua a chocar... Deve-o ter partido... Agora tiro aquele ovo? Parece que esta vez ela esta a ter uma postura normal, 2 em 2 dias um ovo sai... na outra só foi apenas 2 ovos e com vários dias de diferença... Espero resposta.
koelhinha7
Membro
Registado: sexta jan 27, 2012 3:02 pm
yorkshire
rafeirinhas lindas
gato
periquitos

terça jan 31, 2012 11:03 pm

Nitara Escreveu:Se o ovo estiver galado pelo macho e a fêmea cuidar bem do/s ovo/s, então nasce.

Esteja atento ao inchaço da zona da cloaca. Se este inchar muito pode ser um ovo preso.
É normal nalgumas fêmeas esta zona ficar mais proeminente, mas não em demasia.
Uma pedra de cálcio para aves de bico curvo, grit ou osso de choco deve existir na gaiola, para evitar que os ovos saiam deformados ou demasiado moles, para além do facto da criação exigir bastante esforço da parte dos progenitores ( mais da fêmea ).

Espero que corra tudo bem e que seja avô de passarinhos lindos muito em breve :D .

Boa sorte.

Dá-se a retenção do ovo certo? e a femea pode morrer se não colocar o ovo.
<p>"Sinto mais do que demonstro, sei mais do que aparento."</p>
<p>"Inveja &eacute; falta de capacidade"</p>
<p style="color: rgb(51, 51, 51); font-family: tahoma; font-size: 120%;"><strong>"A &uacute;nica recompensa que voc&ecirc; recebe depois de sofrer, &eacute; amadurecimento. Mais nada. A vida n&atilde;o mima ningu&eacute;m"</strong></p>
HugoF9
Membro

quarta fev 01, 2012 10:16 pm

Tiro o ovo partido?
koelhinha7
Membro
yorkshire
rafeirinhas lindas
gato
periquitos

quinta fev 02, 2012 12:00 am

sim poderá retirar o ovo partido. apesar da mãe tambem o conseguir tirar. mas se a piriquita não estiver habituada a que lhe mexa no ninho nao lhe mexa deixe que as crias saiam todas do ninho para então limpar o mesmo.
<p style="color: rgb(51, 51, 51); font-family: tahoma; font-size: 120%;"><strong>"A &uacute;nica recompensa que voc&ecirc; recebe depois de sofrer, &eacute; amadurecimento. Mais nada. A vida n&atilde;o mima ningu&eacute;m"</strong></p>
HugoF9
Membro

quinta fev 02, 2012 7:45 pm

Não sei se ela está habituada, mas eu muitas vezes vou lá, e faço festas nela e pego nela e assim, e consegui tirar o ovo partido... Eu mexo.lhe lá normalmente quando mudo a comida e a água, quase diariamente..
koelhinha7
Membro
yorkshire
rafeirinhas lindas
gato
periquitos

sexta fev 03, 2012 4:06 am

HugoF9 Escreveu:Não sei se ela está habituada, mas eu muitas vezes vou lá, e faço festas nela e pego nela e assim, e consegui tirar o ovo partido... Eu mexo.lhe lá normalmente quando mudo a comida e a água, quase diariamente..

sim mexer nela é uma coisa :) mas quando tiver bebes tenta não mexer :) eu á minha femea que em todas as criações lhe mexo nas crias para limpar o ninho,eu normalmente so mexo quando as crias saem do ninho,mas nesta criação "lixei-me" não consegui limpar no intervalo das criações e tive que afastar os bebes para tentar limpar o maximo que consegui mas hoje vi que ela tinha matado as duas crias e já tinham algumas penas e tudo foi uma pena mas retirei-lhe logo o ninho, e já me apareceu outra femea morta, foi meter-se no ninho de outro casal mataram-na. por isso aconselho sempre se tiverem mais que um casal metam sempre um ninho para cada casal.
HugoF9
Membro

sexta fev 03, 2012 7:08 pm

Pois, isso é mesmo uma pena :( Mas acho que desta vez, a minha periquita nao vai ter bébés outra vez :( Vi os ovos, um parece nao estar galado e o outro parece umas coisinhas a andar lá dentro, mas nao sei o que é. Ou seja, apenas com dois, queria tanto que houvesse crias :cry:
jorge1234
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 5:37 pm
caturras
piriquitos australianos

sexta fev 03, 2012 8:59 pm

voce provavelmente nao vai tirar crias por sua causa! eu bem li este topico e ate nao disse nada mas tá à espera de que? mexe na femea, mexe nos ovos, tá mais nervoso que os proprios piriquitos claro que assim nao vai tirar nada e provavelmente a ultima postura nao deu nada por sua causa :?
HugoF9
Membro

sábado fev 04, 2012 5:19 pm

Da ultima vez, os ovos não estavam galados. E eu sei ver isso, passado mais tempo que o normal de incubação, acabei por tirar os ovos e abri, nao havia nem um inicio de embrião, nada. A fêmea está habituada a mim, mesmo que eu mexa, ela continua lá.
Responder

Voltar para “Aves”