Periquitos - Ajuda por favor
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta jan 27, 2012 10:57 pm
Boa noite, desde já é um prazer pertencer a este fórum.
Adoro periquitos mas devido a falta de condições só há pouco tempo adquiri dois. Um macho comprei em Dezembro e a fêmea no passado dia 16 Janeiro.
Ainda não vi qualquer tipo de acasalamento, a fêmea já começou a ir ao ninho mas parece-me mais uma questão de curiosidade e também esconder-se quando eu apareço.É normal esta situação?
Pergunto também como poderemos saber se os dois estão prontos para acasalarem e quais os sinais da fêmea antes de uma postura?
Obrigado
Adoro periquitos mas devido a falta de condições só há pouco tempo adquiri dois. Um macho comprei em Dezembro e a fêmea no passado dia 16 Janeiro.
Ainda não vi qualquer tipo de acasalamento, a fêmea já começou a ir ao ninho mas parece-me mais uma questão de curiosidade e também esconder-se quando eu apareço.É normal esta situação?
Pergunto também como poderemos saber se os dois estão prontos para acasalarem e quais os sinais da fêmea antes de uma postura?
Obrigado
É natural a fêmea ir para dentro do ninho mesmo que não esteja a fazer criação. Se as aves já têm idade e estão interessadas em procriar, então poderá observar o macho a dar bicadas no bico da fêmea e na entrada do ninho. O macho irá "perseguir" a fêmea, saltando de poleiro em poleiro atrás dela. A fêmea irá passar longos periodos dentro do ninho mas as cópulas são sempre fora do ninho.
Deverá fornecer suplemento de cálcio para ajudar a fêmea a produzir os ovos.
Deverá fornecer suplemento de cálcio para ajudar a fêmea a produzir os ovos.
<p>O meu blog:</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=mkB6Vnp- ... > </p>
-
- Membro Júnior
Desde já obrigado pela resposta.
Eu tenho um cubo de cálcio dentro da gaiola e eles vão lá bicar de vez em quando.
Eu vejo os dois como se fosse a dar beijinhos, e quando ela vai ao ninho, ele muitas vezes fica á entrada a observar, oiço a fêmea a "rapar" dentro do ninho. Mas de resto não vejo mais nenhuma acção.
Existe alguma alteração fisica que se se note nos dois para se saber que estão interessados em procriar? Já ouvi dizer que a narina da fêmea fica mais castanha, neste caso o dela está um castanho muito intenso.
Já agora pergunto se é necessário colocar alguma coisa dentro do ninho(aparas, etc) para a fêmea fazer o próprio ninho?
Cumprimentos
Obrigado
Eu tenho um cubo de cálcio dentro da gaiola e eles vão lá bicar de vez em quando.
Eu vejo os dois como se fosse a dar beijinhos, e quando ela vai ao ninho, ele muitas vezes fica á entrada a observar, oiço a fêmea a "rapar" dentro do ninho. Mas de resto não vejo mais nenhuma acção.
Existe alguma alteração fisica que se se note nos dois para se saber que estão interessados em procriar? Já ouvi dizer que a narina da fêmea fica mais castanha, neste caso o dela está um castanho muito intenso.
Já agora pergunto se é necessário colocar alguma coisa dentro do ninho(aparas, etc) para a fêmea fazer o próprio ninho?
Cumprimentos
Obrigado
Bem... É verdade, a fêmea fica com um castanho mais forte, mas a minha na primeira vez, estava muito forte e pôs ovos, esses 2 ovos não deram nada e tirei, então o castanho foi desaparecendo até a uns dias atraz, mas hoje ela tem lá um ovo e a narina não está tao castanho como na primeira vez... É bom ter o cálcio... A minha também vai para dentro do ninho quando chego lá, mas agora tem de estar lá sempre pois... É normal, e quer dizer que ela brevemente vai por ovo... Uma forma de ver se ela vai por ovo é quando ela entra no ninho, repare na zona do rabo, se estiver igual ao do macho, é porque ainda não tem ovo a caminho, mas se vir um inchaço ligeiro, a ver o tom de pele dela, quer dizer que vem ovo a caminho... A uns dois dias atraz reparei nisso, e hoje ela já tem um ovo, nem sabia que iria ser tao rápido... 

Tudo indica que esse casal quer fazer criação. No entanto, poderão passar alguns dias ou mesmo semanas até que apareçam os ovos. Não coloque nada dentro do ninho nem forneça nenhum tipo de substrato pois a fêmea não gosta. Os periquitos colocam os ovos no fundo vazio do ninho. Algumas fêmeas arrancam penas para "decorar" o ninho, mas essas penas não têm nehuma função especial.GrandeCruz Escreveu:Desde já obrigado pela resposta.
Cumprimentos
Obrigado
É importante que, no Inverno, a gaiola não esteja na rua durante a postura dos ovos. Devido ao frio, principalmente se fôr uma fêmea jovem, poderá acontecer o que se chama "ovo preso" em que a fêmea não consegue soltar o ovo. As fêmeas nesta situação acabam normalmente por morrer. Se não tem possibilidade de colocar a gaiola dentro de casa então mais vale retirar o ninho durante o Inverno.
Boa sorte
-
- Membro Júnior
A minha gaiola está na varanda, mas é uma varanda fechada, não apanha muito frio, e eu ainda tenho o cuidado de á noite colocar um pano por cima, mas sem tapar a gaiola toda.
Dá-me a ideia que a fêmea é mais activa que o macho, é ela que muitas vezes vai ter com ele.
Vou tentar reparar no rabo dela para ver se está mais inchado.
A verdade é que das vezes que estou em casa ainda nunca vi o macho galar a fêmea, pode ser coincidência...
Normalmente ao fim de quantos dias de estarem juntos poderam começar a colocar ovos?
Obrigado
Cumprimentos
Dá-me a ideia que a fêmea é mais activa que o macho, é ela que muitas vezes vai ter com ele.
A verdade é que das vezes que estou em casa ainda nunca vi o macho galar a fêmea, pode ser coincidência...
Normalmente ao fim de quantos dias de estarem juntos poderam começar a colocar ovos?
Obrigado
Cumprimentos
-
- Membro
- Registado: sexta jan 27, 2012 3:02 pm
yorkshire
rafeirinhas lindas
gato
periquitos
oláGrandeCruz Escreveu:A minha gaiola está na varanda, mas é uma varanda fechada, não apanha muito frio, e eu ainda tenho o cuidado de á noite colocar um pano por cima, mas sem tapar a gaiola toda.
Obrigado
Cumprimentos

<p>"Sinto mais do que demonstro, sei mais do que aparento."</p>
<p>"Inveja é falta de capacidade"</p>
<p style="color: rgb(51, 51, 51); font-family: tahoma; font-size: 120%;"><strong>"A única recompensa que você recebe depois de sofrer, é amadurecimento. Mais nada. A vida não mima ninguém"</strong></p>
<p style="color: rgb(51, 51, 51); font-family: tahoma; font-size: 120%;"><strong>"A única recompensa que você recebe depois de sofrer, é amadurecimento. Mais nada. A vida não mima ninguém"</strong></p>
-
- Membro Júnior
Obrigado pela ajudakoelhinha7 Escreveu:oláGrandeCruz Escreveu:A minha gaiola está na varanda, mas é uma varanda fechada, não apanha muito frio, e eu ainda tenho o cuidado de á noite colocar um pano por cima, mas sem tapar a gaiola toda.
Obrigado
CumprimentosNão é só o frio que os pode matar a trovoada tambem principalmente se ela estiver com ovos dentro dela mas quanto a isso não poderá fazer nada é so confiar na mãe natureza, a 1ª postura raramente sae alguma cria, e quando ela tiver ovos nunca lhe mexa, sei que temos sempre tendencia a ver os bebes mas tente não lhes mexer, nunca sabemos se é boa ou má mãe. eu tenho um viveiro com bastantes periquitos e quatro casais estão a meter ovos mas os mais especiais são um casal azuis (que já fizeram sexo á minha frente, nem tem respeito pela dona hihihi
) essa femea é incrivelmente boa mãe eu abro o ninho, e tenho que lhe dar um toque para que saia do ninho porque tenho lá duas crias já a ficarem com penas e o que eu faço é limpar o ninho porque as fezes das crias pode criar infecções nas patas e até "matar" os bebes que estão dentro dos ovos porque as bacterias das fezes são absorvidas pelo ovo mas não nunca lhes mexa deixe a mãe tratar disso porque tentei fazer o mesmo a um outro casal que tinha 5 crias (é mais ou menos o que eles tem. pode ir de 3 a 9) e ela simplesmente os matou a todos e jurei nunca mais mexer no ninho dessa menina. e mais uma coisa quando as crias começarem a comer sosinhas é separá-las dos pais porque eles poderão fazer nova criação e matar as crias (já me aconteceu). espero ter ajudado.
Acho que vou ter que esperar e ver o que isto vai dar, mas uma coisa é certa, até hoje ainda não vi qualquer tipo de acasalamento, apesar de ela ir dentro do ninho e começar a raspar, mas não está lá muito tempo, e se eu aparecer ela sai logo. Também acontece o contrário se estiver fora do ninho e eu aparecer ela vai para o ninho por breves instantes.
-
- Membro Júnior
Estive a verificar e pelo que vi não tem diferença do machoHugoF9 Escreveu:Bem... É verdade, a fêmea fica com um castanho mais forte, mas a minha na primeira vez, estava muito forte e pôs ovos, esses 2 ovos não deram nada e tirei, então o castanho foi desaparecendo até a uns dias atraz, mas hoje ela tem lá um ovo e a narina não está tao castanho como na primeira vez... É bom ter o cálcio... A minha também vai para dentro do ninho quando chego lá, mas agora tem de estar lá sempre pois... É normal, e quer dizer que ela brevemente vai por ovo... Uma forma de ver se ela vai por ovo é quando ela entra no ninho, repare na zona do rabo, se estiver igual ao do macho, é porque ainda não tem ovo a caminho, mas se vir um inchaço ligeiro, a ver o tom de pele dela, quer dizer que vem ovo a caminho... A uns dois dias atraz reparei nisso, e hoje ela já tem um ovo, nem sabia que iria ser tao rápido...
-
- Membro
- Registado: sexta jan 27, 2012 3:02 pm
yorkshire
rafeirinhas lindas
gato
periquitos
sim é verdade mas quanto a não ver o acasalamente não se preocupe já tenho algumas criações feitas e só um casal de malandros é que já "o" fizeram á minha frenteHugoF9 Escreveu:Entao ainda nao vai ter assim muito brevemente. Mas quando notar a fêmea muito tempo lá dentro, e ser raro ela estar cá fora, é porque vai por brevemente ou já tem ovo...

<p>"Sinto mais do que demonstro, sei mais do que aparento."</p>
-
- Membro Júnior
Na varanda(fechada) onde está a gaiola está a máquina de lavar roupa, que em certos dias lava á noite, será que o barulho da máquina pode ser prejudicial para a criação das aves?
Obrigado
Obrigado
GrandeCruz Escreveu:oláNão é só o frio que os pode matar a trovoada tambem principalmente se ela estiver com ovos dentro dela mas quanto a isso não poderá fazer nada é so confiar na mãe natureza...
Acho curioso como repetimos afirmações populares sem ter qualquer base para sustentar essas afirmações. Suponho que quando repetimos uma ideia falsa muitas vezes começamos a acreditar que ela é verdadeira. Dizer que a trovoada mata os embriões é um mito sem qualquer argumento a seu favor.
Não consigo imaginar como é que que um som causado por movimentos de ar na atmosfera poderia afectar o desenvolvimento dos ovos. Talvez haja uma explicação mas não creio que quem faz este tipo de afirmação se dê ao trabalho de a procurar. Será que é o barulho que assusta as fêmeas? Mas então e os outros barulhos não afectam as fêmeas?
É certo que muitos criadores relatam que têm ovos estragados durante uma trovoada mas suspeito que nenhuma pessoa que faz essa afirmação alguma vez tenha feito um estudo comparativo entre os ovos que se estragam normalmente em todas as criações e os ovos que se estragam durante uma trovoada. Sem ter dados concretos para comparar é muito fácil associar os ovos estragados a uma ideia popular pré-concebida.
O que é certo é que não existem quaisquer evidências a favor desta hipótese e portanto não deve ser apresentada como se de uma verdade se tratasse.
Por favor não metam o cérebro em automático. Pensem antes de falar.
Por acaso nunca ouvi falar disso das trovoadas, e quando li isto aqui, nem pensei no barulho, pensei logo nas descargas eléctricas emitidas em tempo de trovoada que pudessem afetar o interior do ovo. É a primeira vez que ouso isso.