Periquitos a chegar?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
jorge1234
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 5:37 pm
caturras
piriquitos australianos

sábado fev 04, 2012 6:11 pm

entao continue a fazer o mesmo :lol: ... mas depois nao diga que nao consegue tirar criaçao 8)
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado fev 04, 2012 6:38 pm

HugoF9 Escreveu:Da ultima vez, os ovos não estavam galados. E eu sei ver isso, passado mais tempo que o normal de incubação, acabei por tirar os ovos e abri, nao havia nem um inicio de embrião, nada. A fêmea está habituada a mim, mesmo que eu mexa, ela continua lá.
Não se preocupe.
Tente não incomodar o casal. Mesmo estando eles habituados a si.
Eles sabem tratar dos ovos e se não estiverem galados, eles tiram-nos do ninho.
Não os tire porque por mais que o casal estiver domesticado, vai incomodá-los e eles acabam por desistir da criação.
Já basta mexer para dar de comer, água e limpar. Em muitos casos até isto faz os progenitores desistirem de uma criação.

O facto de não incomodar as aves com mexidas para ver os ovos, tirá-los, ver se estão galados, obrigar a fêmea a sair do ninho, etc. é crucial para uma criação ter sucesso.
A fêmea continua lá porque está domesticada, mas isso stressa-a, tira-lhe o empenho e até a vontade de acasalar.

Por favor, mexa apenas quando necessário se quiser ter uma boa criação e não por tudo e por nada.

Boa sorte.
jorge1234
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 5:37 pm
caturras
piriquitos australianos

sábado fev 04, 2012 6:45 pm

Nitara Escreveu:
HugoF9 Escreveu:Da ultima vez, os ovos não estavam galados. E eu sei ver isso, passado mais tempo que o normal de incubação, acabei por tirar os ovos e abri, nao havia nem um inicio de embrião, nada. A fêmea está habituada a mim, mesmo que eu mexa, ela continua lá.
Não se preocupe.
Tente não incomodar o casal. Mesmo estando eles habituados a si.
Eles sabem tratar dos ovos e se não estiverem galados, eles tiram-nos do ninho.
Não os tire porque por mais que o casal estiver domesticado, vai incomodá-los e eles acabam por desistir da criação.
Já basta mexer para dar de comer, água e limpar. Em muitos casos até isto faz os progenitores desistirem de uma criação.

O facto de não incomodar as aves com mexidas para ver os ovos, tirá-los, ver se estão galados, obrigar a fêmea a sair do ninho, etc. é crucial para uma criação ter sucesso.
A fêmea continua lá porque está domesticada, mas isso stressa-a, tira-lhe o empenho e até a vontade de acasalar.

Por favor, mexa apenas quando necessário se quiser ter uma boa criação e não por tudo e por nada.

Boa sorte.
tudo dito :)
HugoF9
Membro
Registado: quarta mar 23, 2011 3:13 pm

sábado fev 04, 2012 10:03 pm

Obrigado pela ajuda, Ainda bem que me avisaram. Agora não lhes mexo, mas por exemplo, eles os dois estão dentro de casa na garagem, hoje esteve frio mas um sol optimo durante a tarde... Então eu pus cá fora ao sol e troquei os papeis da base, isso faz mal? Têm de ficar sempre cá dentro? Lá fora eles "falam" com os outros... Então se eles metem os ovos nao galados para fora, como é que a fêmea na ultima e primeira vez que pos ovos, ela nao os pos fora? Passado algum tempo do normal, tirei, abri-os e nao tinha nada... E se eu nao vir o ninho, como sei se já nasceram e como está a higiene?
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

terça fev 07, 2012 8:35 pm

Boa noite
Queria escleracer uma coisa que foi dita...pelo que sei (criei periquitos durante varios anos) deve-se ter mais do que um ninho por femea,deve-se ter uns dois para não existirem guerras entre elas poe quererem os mesmos ninhos e para poderem escolher à vontade, mas isto no caso dos viveiros claro.

Em relação às suas questão...não deve de todo abrir, o ninho mexer nos ovos, andar com deslocações com a gaiola, enfim tudo o que perturbe o casal; Quando nascer alguma cria se se aproximar da gaiola vai ouvir o piar, nos primeiros dias é muito baixinho, mas no segundo ou terceiro começa a conseguir ouvir sim; Mudar a base da gaiola deve ser rapido de modo a não encomodar muito o casal; A higiene do ninho convém preocupar-se quando a cria for mais velhinha e ja tiver penas, pois não convém mesmo andar a abrir e a limpar, eles proprios vao se ajeitando por lá e depois quando o bebé for maior e o risco de rejeição por parte da mãe for menor, já poderá tentar tirar o maior...
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
koelhinha7
Membro
Registado: sexta jan 27, 2012 3:02 pm
yorkshire
rafeirinhas lindas
gato
periquitos

quarta fev 08, 2012 9:15 pm

HugoF9 Escreveu:Obrigado pela ajuda, Ainda bem que me avisaram. Agora não lhes mexo, mas por exemplo, eles os dois estão dentro de casa na garagem, hoje esteve frio mas um sol optimo durante a tarde... Então eu pus cá fora ao sol e troquei os papeis da base, isso faz mal? Têm de ficar sempre cá dentro? Lá fora eles "falam" com os outros... Então se eles metem os ovos nao galados para fora, como é que a fêmea na ultima e primeira vez que pos ovos, ela nao os pos fora? Passado algum tempo do normal, tirei, abri-os e nao tinha nada... E se eu nao vir o ninho, como sei se já nasceram e como está a higiene?
não se preocupe se os ovos nao galados nao forem retirados pela femea do ninho logo depois de algum tempo, porque antes de ela tentar uma nova criação ela limpará o ninho e tira de lá o ovo. já tive uma periquita que matou uma das suas crias já com algumas penas (logo ja era grandinha) e retirou-a sosinha do ninho só vi a cria morta já quando estava fora do ninho, na base da gaiola. e elas tambem tiram os ovos sosinhas depois de algum tempo, nao se preocupe com isso, sei como é quando estamos anciosos para ter bebes em casa :P mas tenha calma e quando menos espera já ira ter bebes no ninho. o piar deles é bastante particular e quando o ouvir saberá de certeza que já estarão lá crias.
<p>"Sinto mais do que demonstro, sei mais do que aparento."</p>
<p>"Inveja &eacute; falta de capacidade"</p>
<p style="color: rgb(51, 51, 51); font-family: tahoma; font-size: 120%;"><strong>"A &uacute;nica recompensa que voc&ecirc; recebe depois de sofrer, &eacute; amadurecimento. Mais nada. A vida n&atilde;o mima ningu&eacute;m"</strong></p>
Responder

Voltar para “Aves”