Não se preocupe.HugoF9 Escreveu:Da ultima vez, os ovos não estavam galados. E eu sei ver isso, passado mais tempo que o normal de incubação, acabei por tirar os ovos e abri, nao havia nem um inicio de embrião, nada. A fêmea está habituada a mim, mesmo que eu mexa, ela continua lá.
tudo ditoNitara Escreveu:Não se preocupe.HugoF9 Escreveu:Da ultima vez, os ovos não estavam galados. E eu sei ver isso, passado mais tempo que o normal de incubação, acabei por tirar os ovos e abri, nao havia nem um inicio de embrião, nada. A fêmea está habituada a mim, mesmo que eu mexa, ela continua lá.
Tente não incomodar o casal. Mesmo estando eles habituados a si.
Eles sabem tratar dos ovos e se não estiverem galados, eles tiram-nos do ninho.
Não os tire porque por mais que o casal estiver domesticado, vai incomodá-los e eles acabam por desistir da criação.
Já basta mexer para dar de comer, água e limpar. Em muitos casos até isto faz os progenitores desistirem de uma criação.
O facto de não incomodar as aves com mexidas para ver os ovos, tirá-los, ver se estão galados, obrigar a fêmea a sair do ninho, etc. é crucial para uma criação ter sucesso.
A fêmea continua lá porque está domesticada, mas isso stressa-a, tira-lhe o empenho e até a vontade de acasalar.
Por favor, mexa apenas quando necessário se quiser ter uma boa criação e não por tudo e por nada.
Boa sorte.
não se preocupe se os ovos nao galados nao forem retirados pela femea do ninho logo depois de algum tempo, porque antes de ela tentar uma nova criação ela limpará o ninho e tira de lá o ovo. já tive uma periquita que matou uma das suas crias já com algumas penas (logo ja era grandinha) e retirou-a sosinha do ninho só vi a cria morta já quando estava fora do ninho, na base da gaiola. e elas tambem tiram os ovos sosinhas depois de algum tempo, nao se preocupe com isso, sei como é quando estamos anciosos para ter bebes em casaHugoF9 Escreveu:Obrigado pela ajuda, Ainda bem que me avisaram. Agora não lhes mexo, mas por exemplo, eles os dois estão dentro de casa na garagem, hoje esteve frio mas um sol optimo durante a tarde... Então eu pus cá fora ao sol e troquei os papeis da base, isso faz mal? Têm de ficar sempre cá dentro? Lá fora eles "falam" com os outros... Então se eles metem os ovos nao galados para fora, como é que a fêmea na ultima e primeira vez que pos ovos, ela nao os pos fora? Passado algum tempo do normal, tirei, abri-os e nao tinha nada... E se eu nao vir o ninho, como sei se já nasceram e como está a higiene?